Canal MF é aposta de Selma Morente e Célia Forte para aproximar teatro do público

Selma Morente e Célia Forte, sócias do Canal MF: novo braço da Morente Forte para aproximar teatro do público © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Selma Morente e Célia Forte são uma das duplas mais respeitadas do teatro brasileiro. Sócias na Morente Forte, empresa de produção e assessoria teatral com quase quatro décadas no mercado paulistano, elas acabam de lançar o Canal MF. O espaço é dedicado à cobertura da cena teatral, com o objetivo de sair da bolha artística e chegar ao grande público.

O Canal MF se propõe como um veículo completo sobre os palcos, com informações sobre as peças em cartaz na cidade de São Paulo, além de curiosidades e reportagens especiais. O jornalista Ubiratan Brasil vai comandar a redação.

Com foco em um serviço completo da cena paulistana e também em textos com profundidade sobre o setor com nomes convidados que integram o mercado teatral, as duas querem atrair mais público para as salas da metrópole. O Blog do Arcanjo, que tem Célia e Selma como uma de suas madrinhas queridas, deseja todo o sucesso do mundo ao seu irmão Canal MF, veículo que vem fortalecer o jornalismo cultural brasileiro.

O teatro nos proporcionou tudo o que temos e, principalmente, ajudou a ser quem somos. Chegou a hora de retribuir tamanha generosidade e levar essa arte para as pessoas que ainda não a apreciam ou, simplesmente, não tiveram oportunidade de conhecê-la”.

Selma Morente
Sócia do Canal MF

O Canal MF dará destaque a todos os tipos de espetáculos, já que a cena paulistana atende a todos os gostos, gêneros e bolsos. Peças gratuitas também terão espaço no portal, obviamente. Trazendo curiosidades e o universo do teatro para mais perto das pessoas incentivamos a criação de novos públicos.

Célia Forte
sócia do Canal MF

Canal MF

O Blog do Arcanjo apresenta algumas das seções do Canal MF.

EM CARTAZ Espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo, com todas as informações disponíveis e links para compra de ingressos.
PARA CRIANÇAS Peças em cartaz voltadas ao público infantil e para toda a família.
POR AÍ Peças fora da Capital paulista, ou seja, em municípios do Estado de São Paulo e algumas em outras regiões do país e no Exterior.
REPORTAGENS Cobertura jornalística de montagens, feitas por profissionais especializados em Cultura.
SE LIGA Espaço destinado à divulgação de audições, fim de temporada, espetáculos que ficarão pouco tempo em cartaz, início de ensaio, festivais, enfim, curiosidades do cenário teatral.
ARTIGOS Textos autorais sobre espetáculos ou gente de teatro. Qualquer pessoa poderá enviar material para publicação, porém, ele passará pelo crivo de uma curadoria.
BOCA A BOCA Espaço destinado ao público que assistiu e quer recomendar um espetáculo.
BOCA BOQUINHA Boca a boca infantil, feito para e pelos pequenos.
É O CANAL Programa de entrevistas semanal de Célia Forte e Elias Andreato.

Conheça o Canal MF!

Selma Morente e Célia Forte lançam o Canal MF, da empresa Morente Forte, com quase quatro décadas de tradição no teatro paulistano © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Morente Forte

Com 38 anos de atuação, a Morente Forte é uma empresa de comunicação e produção teatral que atua desde 1985 e já produziu ou assessorou mais de 4.000 espetáculos. As sócias, Selma Morente e Célia Forte, trabalharam com os maiores nomes do teatro nacional, como Paulo Autran, Marília Pêra, Bibi Ferreira, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Denise Fraga, Irene Ravache, Marcos Caruso, Marisa Orth e com diretores renomados, como José Possi Neto, Elias Andreato e Monique Gardenberg. Entre as produções da empresa destacam-se Um Bonde Chamado Desejo, Meu Deus, Morte Acidental de um Anarquista, Cruel, Longa Jornada Noite Adentro, Os Guardas do Taj, Amigas Pero no Mucho, Fluxograma, Leite Derramado, Vingança, Morte e Vida Severina, entre outros.

A produtora teatral Célia Forte, que criou o Canal MF com Selma Morente © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Entrevista com Célia Forte: “Que o teatro esteja no lugar que merece”

Miguel Arcanjo Prado – Por que você e a Selma resolvaram lançar o Canal MF?
Célia Forte –
Porque durante 38 anos trabalhamos com assessoria de imprensa, intermitentemente. E desde que vários veículos tradicionais que cobriam lançamentos foram extintos, pensamos, Selma Morente e eu, em reformular a Morente Forte e torná-la mais um veículo de comunicação. Você sabe bem que somos completamente apaixonadas pelo seu aconchegante, indispensável, abrangente Blog do Arcanjo. Assim, como o Guia OFF do Celso Curi e tantos outros. Viemos para somar e colocar o teatro na pauta!

Miguel Arcanjo Prado – Você e Selma Morente são uns dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. De onde vem toda esse respeito que a marca Morente Forte tem?
Célia Forte –
Trabalho, amor ao ofício, respeito ao profissionais e idade… sem ela, não seria possível. A maturidade nos deu essa liberdade: fazer o que se gosta, sem se preocupar, demasiadamente, com audiência. Vamos falar do que gostamos, sem nos preocupar – de perder o sono por causa dos “likes”.

Miguel Arcanjo Prado – Qual o maior desafio em criar um veículo multiplataforma jornalístico em momentos de grandes mudanças na comunicação?
Célia Forte –
Disposição, parceiros incríveis e uma verba guardada para esse fim.

Miguel Arcanjo Prado – O que o público verá no Canal MF?
Célia Forte – O público vai ler REPORTAGENS incríveis, escritas pelas mãos dos mais gabaritados jornalistas da área. Ressalto que você, Miguel, não faz parte desse quadro, por que tem seu próprio e respeitado veículo. EM CARTAZ, das peças da cidade e o POR AÍ, um panorama das peças que estão em cartaz em cidades do Brasil e no exterior com grupos brasileiros. Ainda, SE LIGA, DESTAQUE, ÚLTIMA SEMANA e o BOCA BOCA e BOCA BOQUINHA, indicações do público que assistir determinada peça. E o Programa É O CANAL, apresentado por Elias Andreato e por mim que entrará no ar toda quinta feira. Ainda surgirão outros ícones e estamos esperando sugestões .

Miguel Arcanjo Prado – Já circulou no mercado que o jornalista Ubiratan Brasil estará com vocês no projeto. O que você pode dizer sobre esta equipe do Canal MF?
Célia Forte – Muito bom isso, a velocidade da comunicação hpje é impressionante. Sim, temos o prazer absoluto de termos o Bira com a gente. Ele dividirá a editoria comigo (uma honra que nem nos meus melhores sonhos, sonhei) e o público terá a oportunidade de ler seus maravilhosos escritos sobre teatro e etc… Juntam-se a ele jornalistas do mais alto gabarito profissional : as meninas Fabiana Seragusa, Gabriela Mellão, Kyra Piscirelli, Malu Barsanelli e os meninos Bruno Cavalcanti, Dib Carneiro Neto, Dirceu Alves Jr, José Cetra e Sergio Roveri . E também teremos ARTIGOS e os primeiros serão assinados por André Acioli e Fernanda Teixeira. Então…

Miguel Arcanjo Prado – O que você mais deseja para o teatro brasileiro?
Célia Forte –
Que esteja no lugar que merece: na alma, no coração e nas conversas de botequim de todo brasileiro, porque o teatro cabe em todos os bolsos, gêneros e gostos. Entretenimento da mais alta qualidade.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *