Anjo de Pedra reestreia sob fortes aplausos no Tucarena a Sara Antunes, Ricardo Gelli e grande elenco em clássico de Tennessee Williams

Indicada ao Prêmio APCA e ao Prêmio Shell, Sara Antunes protagoniza Anjo de Pedra em papel que já foi de Cacilda Becker em clássico de Tennessee Williams, de volta ao Tucarena em SP © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um clássico imperdível do teatro está de volta com a atriz indicada ao Prêmio Shell e Prêmio APCA Sara Antunes Ela protagoniza ao lado de Ricardo Gelli o drama Anjo de Pedra, que reestreou neste fim de semana sob fortes aplausos no Tucarena, em São Paulo. Eles se unem a um talentoso elenco formado por Kiko Marques, Chris Couto, Carolina Borelli, Luiza Porto, Thomas Huszar e Selma Luchesi. Todos sob direção do experiente Nelson Baskerville, que idealizou o projeto ao lado do produtor Rodrigo Velloni.

A temporada de Anjo de Pedra no Tucarena vai até 2 de julho de 2023, sexta e sábado, 21h, e domingo, 18h. Compre seu ingresso!

Amor impossível? Anjo de Pedra tem atuações dos talentosos Ricardo Gelli e Sara Antunes no Tucarena © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2023

A montagem tem tradução de Luis Marcio Arnaut e David Medeiros e adaptação de Nelson Baskerville e Luis Marcio Arnaut para a versão do clássico de Tennessee Williams  (1911 – 1983) Summer and Smoke (Verão e Cigarro, em tradução livre).

A obra ainda traz Marcelo Pellegrini (música original), Chris Aizner (cenografia e pintura de arte), Wagner Freire (iluminação), Marichilene Artisevskis (figurino) e André Grynwask e Pri Argoud (direção de imagem). 

Anjo de Pedra, texto clássico de Tennessee Williams, está em cartaz no Tucarena com Ricardo Gelli e Sara Antunes © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2023

Não custa lembrar que este texto lançou nos EUA a atriz Geraldine Page (no papel de Alma Winemiller), ganhadora do Oscar pela versão cinematográfica, e garantiu estabilidade financeira a Williams.

Grande elenco: Chris Couto, Sara Antunes e Kiko Marques em Anjo de Pedra © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2023

Conservadorismo e progressismo

A história se passa no começo do século 20 e narra o amor de Alma, papel de Sara Antunes, por um jovem médico. Ela está aprisionada na criação conservadora, na qual o desejo é visto como pecado. Já o rapaz é um bon vivant ateu e progressista, o que coloca fortes percalços no amor entre ambos. O diretor lembra que a obra de Williams mostra como uma sociedade conservadora pode aprisionar destinos e ressalta, nesta montagem, o farto diálogo do texto clássico com o Brasil contemporâneo.

Tenho uma história de amor com Anjo de Pedra. A montei algumas vezes no Teatro-Escola Célia Helena. Sempre preferi essa obra a outras mais famosas como O Bonde Chamado Desejo e À Margem da Vida […]. Na genialidade de Williams conseguimos acompanhar a história em pelo menos duas camadas: no microcosmo, a impossibilidade de amor entre duas pessoas e, no macrocosmo, a tragédia que ocorre quando a religião (representada por Alma) tenta impor-se à ciência (representada por John). Esse espetáculo tornou-se imprescindível nos dias de hoje, em que alguns grupos tentaram desacreditar a ciência. Nos EUA de Tennessee, em 1916, onde a peça se passa, John luta para isolar o vírus da gripe espanhola que dizimou 50 milhões de mortos.”

Nelson Baskerville
diretor

Tennessee Williams é um dos mais montados e premiados autores em todo mundo e sua produção conta com 32 peças curtas, 7 médias e 24 longas, assim como várias adaptações para o cinema e TV. No Brasil, Anjo de Pedra foi montada poucas vezes, entre elas, a montagem de Cacilda Becker, em 1950, e de Nathália Timberg, em 1960. E agora esta com Sara Antunes em 2022/2023.

O Blog do Arcanjo acompanhou de perto a reestreia de Anjo de Pedra no Tucarena e mostra como foi nas fotos de Annelize Tozetto.

Anjo de Pedra no Tucarena: Artistas abrem o camarim ao Blog do Arcanjo

Anjo de Pedra: Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu reestreia no Tucarena

Anjo de Pedra: Blog do Arcanjo mostra imagens da peça por Annelize Tozetto

ANJO DE PEDRA

FICHA TÉCNICA

Direção:

Nelson Baskerville

Produção:

Rodrigo Velloni

Tradução:

Luis Marcio Arnaut

David Medeiros

Adaptação:
Nelson Baskerville
Luis Marcio Arnaut

Elenco:
Sara Antunes e Ricardo Gelli
Chris Couto

Kiko Marques
Carolina Borelli
Luiza Porto
Thomas Huszar

Atriz Convidada: Selma Luchesi 

Assistente de Direção: Anna Zepa 

Música Original e Direção Musical: Marcelo Pellegrini

Cenografia: Chris Aizner 

Iluminação: Wagner Freire 

Figurino: Marichilene Artisevskis

Direção de Imagem: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo)

Designer Gráfico: Ricardo Cammarota 

Fotografia: Ronaldo Gutierrez

Produção Musical: Surdina

Pintura de Arte: Chris Aizner e Jones de Souza

Construtor Cenográfico / Esculturas: Cesar Rezende (Basquiat)

Cenotécnico / Cenário Aéreo: Alicio Silva

Costura: Judite Geronimo de Lima

Alfaiate: Ismail de Souza Mendes

Envelhecimento: Foquinha Cris

Montadores: Igor B. Gomes e Cleiton Willy

Operador de Luz: Roseli Martinelly

Operador de som e vídeo: André Grynwask

Contrarregra e Camareiro: Eduardo Portella e Guilherme Terra

Produção Executiva: Swan Prado 

Assistente de Produção: Adriana Souza

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Captação, Criação de Conteúdo e Mídias Sociais: GaTú Filmes

Assessoria Jurídica: Martha Macruz de Sá

Gestão Financeira: Vanessa Velloni

Realização: Velloni Produções Artísticas, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução

ANJO DE PEDRA

SERVIÇO

De 02 de junho a 02 de julho de 2023

Teatro Tucarena

Entrada pela Rua Bartira, esquina com a Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes 

Ingressos: R$ 80,00 (https://bileto.sympla.com.br/event/72058/d/190784/s/1289873)

Sextas e sábados às 21h00 e domingos às 18h00

Duração: 120 minutos

Classificação: 14 anos 

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *