Rita Lee é homenageada nas Fábricas de Cultura em junho com programação grátis

Rita Lee é homenageada nas Fábricas de Cultura em junho © Roberto de Carvalho Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

As Fábricas de Cultura homenageiam a cantora e compositora Rita Lee, ícone da música brasileira que faleceu em maio de 2023, em junho, por meio de gratuitas presenciais e on-line.

A programação especial tem: “Trilha de curta duração: Cante e toque Rita Lee”; atividades literárias cujas referências serão as seguintes obras: “Amiga ursa, uma história triste, mas com final feliz” e “Dr. Alex e vovó Ritinha: Uma aventura no espaço” e “Rita Lee: uma autobiografia”; Tributo à Rita Lee com as bandas “Mesa do Rock”, “João e Giselle” e “Sayuri e Bruno Furquim”; Show musical “Rita Lee Cover”Teatro musical “A moça das flores”; Seminário cultural com “Sérgio Carlini”, guitarrista da Banda Tutti Frutti; Exibição do documentário: “Um Broto Legal”; Grafites em telas inspiradas nas canções de grandes sucessos da artista e a ação “Pintando ilustrações de Rita Lee” para as crianças. E ainda, terá oficina de moda, o Podcast Podtudo! Podtudo? e o vídeo “Bordando Rita Lee”.

“Temos a missão de formação e difusão e também de memória e pertencimento, apesar de não ser um ambiente de museu. É importante levar para os nossos jovens a importância e memória de Rita Lee. A princípio era para ser um dia, mas as ideias começam a aflorar. E, nas conversas, decidiu-se fazer um mês inteiro de ações, nas Fábricas”, explica Marilia Marton, Secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Marilia Marton, secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, durante entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Serão realizadas ações para vários públicos, tudo de graça, como contação de histórias baseadas nos livros da escritora e compositora, rodas de conversas, show musical “Rita Lee Cover”, oficina aberta de criação de moda, grafites em tela, atividade on-line como “bordando Rita” e muito mais. Fábricas de Cultura é um programa do Governo do Estado, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que, também oferecem cursos de dança, circo, teatro, audiovisual e robótica

Programação diversificada

Na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes terá a “Trilha de curta duração: Cante e Toque Rita Lee”, de05 de Junho a 07 de junho, das 14h às 17h. As matrículas serão feitas pelo Link. Os participantes conhecerão a história de Rita Lee na música e o percurso artístico, e a partir da imersão na história musical estimulará o desenvolvimento da percepção auditiva, além de técnicas em variados instrumentos, com o acompanhamento do canto e o estudo de solos.

Na Fábrica de Cultura Sapopemba terá leitura mediada do livro “Dr. Alex e a vovó Ritinha”, em10 de junho, às 11h.Na obra, a rainha do rock se transforma em fada e trata de um tema delicado para as crianças: a morte. De uma maneira leve, lúdica, colorida e criativa a autora traz reflexões profundas para pensar nessa experiência inevitável para qualquer ser vivo. A equipe da Bibliotech convida o público para a leitura do livro que foi escrito no início da pandemia da Covid-19, e é derivado da série “Dr. Alex”, escrito por Rita, entre os anos 1980 e 1990 e relançada, recentemente, com texto atualizado, com novas ilustrações, de Guilherme Francini e novo projeto gráfico.

Em 15 de junho, na Fábrica de Cultura Sapopemba, às 15h, acontecerá a atividade de criação inspirada no livro “Amiga ursa, uma história triste, mas com final feliz”, de Rita Lee, o qual traz a história da ursa Rowena que veio parar no Brasil vítima de tráfico de animais. Durante anos, ela foi maltratada em circos e zoológicos até ser resgatada e ir para o Rancho dos Gnomos, onde vive o tão aguardado final feliz. De maneira leve e divertida, aborda-se temas como geografia, biologia, a importância da preservação do meio ambiente e, é claro, o respeito aos animais. Durante a leitura, o público será convidado a criar desenhos, textos e a responder às perguntas que o próprio livro traz sobre meio ambiente, flora e fauna.
 

Na Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo, terá um tributo à Rita Lee com uma apresentação musical presencial do trio “Mesa do Rock”, que já existe há mais de 10 anos, em 16 de junho, das 14h às 15h, e com transmissão on-line nos Instagrans @fabricasdecultura e @fabricadeculturasbc4.0.

Na Fábrica de Cultura Vila Curuçá, acontecerá um tributo à Rita Lee através da apresentação musical dos artistas da comunidade e região, “João e Giselle”, em10 de junho, às 14h, será presencial com transmissão on-line no instagram principal @fabricasdecultura.

Outro tributo à Rita Lee será com “Sayuri e Bruno Furquim”, em23 de junho, às 14h, na Fábrica de Cultura Sapopemba, comtransmissão on-line pelos Instagrans @fabricasdecultura e @fabricadeculturasapopemba.

Já pela Fábrica de Cultura Santos, no Teatro Guarany, o público apreciará o show musical “Rita Lee Cover”, em 20 de junho, das 10h às 12h. Será presencial na Praça dos Andradas, 100 – Centro, Santos, com transmissão on-line pelos Instagrans @fabricasdecultura e @fabricasdecultura4.0santos. “Rita Lee 75 anos de rock” é um super show com a banda ao vivo e com sete integrantes, onde executam clássicos de Rita Lee & Roberto de Carvalho.

A Fábrica de Cultura Parque Belém preparou o teatro musical “Moça das Flores”, em30 de junho, às 14h, presencial com transmissão on-line nos Instagrans @fabricasdecultura e @fabricadeculturabelem. A peça teatral traz canções de sucessos de Rita Lee. Manoela é uma florista solitária, ao longo do espetáculo, ela conhece pessoas que mudam o seu destino e Manoela também muda a vida de cada um. Um certo dia ela desaparece e a cidade fica à procura da “Moça das flores”.

A comunidade da Fábrica de Cultura Parque Belém farão uma ação em conjunto nomeada de Alô Alô Ritas entre os ateliês de percussão, sopros metais, teclado, violão, balé e teatro, mesclando um pot-pourri de algumas músicas com performances corporais, em 21 de junho, às 15h, presencial, e depois, será publicado o vídeo no YouTube,TV Fábricas de Cultura. E, ainda, terá o jogo Rita Lee e esse tal de Roque Enrow, 30 de junho, às 15h,presencial. Será promovida uma sessão de karaokê temática sobre a vida e obra da cantora e compositora brasileira Rita Lee inspirada pelo livro: “Rita Lee: uma autobiografia”. A equipe de Bibliotech estará presente para mediar a atividade, fornecendo informações sobre a história por trás das canções.

Na lista de programação gratuita, ainda, terá o “Seminário Cultural ‘Guitarrista Luiz Sérgio Carlini’”, em22 de junho, às 14h, presencial com transmissão on-line nos Instagrans @fabricasdecultura e @fabricadeculturacuruca, na Fábrica de Cultura Vila Curuçá. Luiz Carlini é guitarrista da Banda Tutti Frutti, gravou seis discos com Rita Lee, além de acompanhar grandes nomes do rock, como: Erasmo Carlos, Rita Lee, Guilherme Arantes, entre outros. No seminário, Carlini falará sobre o rock que viu nascer no bairro da Pompeia na casa dos Mutantes, a consolidação nacional com Rita Lee e seus 70 anos de rock and roll.

E para quem gosta de filme, a Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes, terá a exibição do documentário: “Um Broto Legal”, da Distribuidora Pandora, com o Diretor Luiz Alberto Pereira, em 14 de junho, às 10h e às 14h, cuja história é sobre Celly Campello, a primeira cantora de rock nacional.

Outra manifestação artística nesta celebração, são os grafites em tela. 15 grafiteiras tiveram como inspiração os sucessos musicais de Rita Lee. As grafiteiras, responsáveis por transpor as técnicas do grafite, suas experiências e repertório cultural do muro para as telas, são: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, Ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama. Na Fábrica de Cultura Itaim Paulista é possível conferir de06 a 10 de junho, das 09h às 17h e, também, no Instagram @fabricadeculturaitaim.

Para as crianças da Fábrica de Cultura Vila Curuçá terá “A hora do desenho – Pintando ilustrações de Rita Lee”. De terça a sexta, ao longo do mês de junho, das 09h às 17h. A equipe de difusão disponibilizará para a criançada materiais para que criem desenhos e pinturas das artes de Rita Lee.

E para quem gosta da parte de vestuário, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, acontecerá a oficina aberta de criação “A moda de Rita Lee”, em30 de junho, das 18h30 às 21h30, presencial. Os participantes entenderão a moda muito mais que uma roupa, mas sim como um movimento de identidade e expressão. Através de roupas de brechó, será recriado figurinos icônicos da artista.

Para quem deseja ouvir podcast, tem o Podcast Podtudo! Podtudo?, com o tema “Primeiro dia do resto da sua vida – Especial Rita Lee, na Fábrica de Cultura Diadema, em23 de junho, com a equipe da Biblioteca. O episódio revisitará a vida e obra da artista, pode ser ouvido no SoundCloud.

E para quem curte técnica artesanal terá a atividade on-line “Bruxa Amarela” – vídeo bordando Rita Lee, na Fábrica de Cultura Osasco, em22 de junho, o horário está sendo definido. Em um vídeo, uma funcionária da biblioteca ensinará um ponto do bordado livre utilizando como risco uma foto da Rita Lee. Será transmitido no YouTube Fábricas de Cultura Link 
 

Na Fábrica de Cultura Capão Redondo aconteceráuma “femenagem” a Rita Lee presencial, chamada “Agora só falta você, onde as mulheres da equipe da biblioteca farão uma roda de conversa e cantoria sobre esta ícone da música brasileira, em 22 de junho, das 14h às 15h.

E por fim, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha está organizandooutra apresentação on-line, desta vez, com Laura Finocchiaro – Ideias e sons especial Rita Lee no estúdios, em16 de junho, às 16h, no Youtube: @fabricadeculturasp – Link. Laura é cantora, compositora, guitarrista e produtora musical Laura Finocchiaro e estará acompanhada por Ricardo Pinoti na bateria e Gilberto Oliveira, na guitarra synth e solo.
 

A programação completa pode ser conferida neste Link
 

Colaborou João Schelbauer

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *