Tony Ramos sobre volta de Mulheres Apaixonadas: “Obra de Manoel Carlos sempre será atual”| Entrevista do Arcanjo

Tony Ramos recorda novela Mulheres Apaixonadas © TV Globo Divulgação Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Tony Ramos está contente com a volta da novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, ao Vale a Pena Ver de Novo da Globo a partir de 29 de maio. Na trama, ele, que é um dos maiores atores do Brasil, vive Téo, professor de literatura, mas que não exerce a profissão. O personagem se dedica à música e toca saxofone com sua banda no bar de um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro. Sente-se feliz com o que tem, seus passeios pelo Leblon, sua música e sua família. O casamento com Helena (Christiane Torloni), no entanto, não anda bem e tende a desandar ainda mais com a reaproximação da esposa a César (José Mayer). Entre segredos que mantém guardados, está a origem do filho Lucas; Helena não sabe, mas o menino é fruto de um relacionamento de Téo com Fernanda (Vanessa Gerbelli). No ar em Terra e Paixão, Tony Ramos relembra nesta Entrevista do Arcanjo feita em parceria com a Comunicação Globo, sua a alegria de ter feito parte de Mulheres Apaixonadas, trama exibida com sucesso no horário das 21h em 2003 e que é reprisada nas comemorações dos 90 anos de Manoel Carlos: “Há momentos muito dramáticos e momentos de bom humor; havia muita boa música também. São as melhores lembranças”, diz. Leia com toda a calma do mundo.

Miguel Arcanjo Prado – Este ano faz 20 anos da exibição original de ‘Mulheres Apaixonadas’. Que lembranças guarda da experiência de viver o Téo?
Tony Ramos –
É uma novela que eu tenho muita alegria de ter feito, foram grandes momentos. Para mim, as lembranças do Téo são as mais variadas, mas principalmente de como – a partir da metade da novela – ele resolvia as coisas depois de ter grandes notícias sobre a vida dele que ele nem sabia. Há momentos muito dramáticos e momentos de bom humor; havia muita boa música também. São as melhores lembranças.

Miguel Arcanjo Prado – Seu personagem é um saxofonista. Como foi atuar com o instrumento? Precisou aprender a tocar?
Tony Ramos –
Eu apenas tive instruções com um músico na época. Ele me deu as posições básicas e, depois, quando tinha uma atuação maior, mais completa, no estúdio, eu obviamente o dublava enquanto ele ficava por trás das câmeras e, consequentemente, fazia todo o número musical. Eu já sabia as posições e ia dublando aquilo que eu estava ouvindo. Eu apenas aprendi, portanto, do ponto de vista funcional. Não tenho nenhum dom para o saxofone ou para o trompete, que eu já havia ‘tocado’ na novela ‘O Astro’. Mas a gente vai lidando com isso conforme os personagens exigem.

Miguel Arcanjo Prado – O Téo vivia um casamento com a Helena no início da novela, mas era atravessado por uma relação com a Fernanda. Lembra de como foi o processo de composição desse personagem?
Tony Ramos –
O Téo vivia um casamento mal resolvido com a Helena. Ele gostava dela e ela também, dele, mas ele começa a deixar um pouco de lado essa relação, como a própria vida. Ele é um homem rico; a irmã, Susana Vieira, é dona de escola. Eram dois herdeiros que conseguiram multiplicar sua herança. Mas o único prazer do Téo era realmente a vida noturna e tocar jazz ou bossa nova no bar do hotel, ele tinha esse hobby. A personagem da Lorena, irmã dele, era ainda mais atenta aos negócios do que ele. A relação com a Fernanda não é bem secreta; ele que depois se lembra, quando ela fala de uma criança, a Salete, filha de uma relação que eles tiveram. Então, há uma surpresa dele, de como revelar isso, porque ele não sabia também. A preparação para o personagem não foi nada complicada. A gente só conversava com o Maneco (Manoel Carlos), com os diretores – o Ricardo Waddington que liderava a turma. A gente tinha uma estrutura muito forte e era apenas criar em cima do lindo e maravilhoso texto do Manoel Carlos.

Miguel Arcanjo Prado – Que cena considera a mais marcante desse trabalho?
Tony Ramos –
Há vários momentos: quando acaba o casamento, quando ele conhece a filha dele, quando sabe dessa criança (Salete). Mas a cena mais marcante, sem dúvidas, é quando Vanessa Gerbelli e eu estamos numa rua do Leblon, a Dias Ferreira, e bem realisticamente o Papinha (Rogério Gomes), diretor da novela, realiza um tiroteio. As filmagens duraram dois dias e a TV Globo avisou a toda aquela área que teria essa gravação. Nesse tiroteio entre policiais e assaltantes, o Téo e a Fernanda ficam no meio. Consequentemente, ela recebe uma bala, vai para o hospital e acaba falecendo. O meu personagem também recebe tiro, fica na UTI por vários capítulos. Ali houve, sem dúvidas, vários momentos de muita emoção. E é inesquecível como há uma virada na história da novela naquele momento.

Miguel Arcanjo Prado – Você e a Susana Vieira fizeram irmãos na novela. Como é reencontrá-la agora em ‘Terra e Paixão’?
Tony Ramos –
A Susana é uma querida companheira. Nunca é demais repetir a grande companheira que ela é, a colega de trabalho absolutamente bem-humorada, positiva, sempre com muita perseverança. E a excelente atriz que ela é – tem uma carreira muito vitoriosa. Reencontrá-la agora está sendo mais um dos prazeres de fazer essa novela.

Miguel Arcanjo Prado – Na sua opinião, a obra de Manoel Carlos permanece atual nos dias de hoje? Por quê?
Tony Ramos –
A obra do Manoel Carlos sempre será atual, não apenas essa novela. Tem uma novela dele em que eu fiz os irmãos gêmeos, ‘Baila Comigo’, que sem dúvidas poderia ter uma regravação nos dias de hoje. Ele tem um belíssimo texto, é um poeta, um homem de muita formação literária, muito culto. Além do bom papo de um homem que tem uma vivência maravilhosa, sempre são boas as conversas que você pode ter com Maneco. Ele é um dos nossos grandes, dos nossos gigantes, um autor inesquecível e principalmente de uma competência absurda. Dele eu fiz ‘Laços de Família’, ‘Mulheres Apaixonadas’, antes ‘Baila Comigo’, ‘Sol de Verão’. Fiz também ‘Felicidade’… foram vários momentos! Maneco é um dos grandes autores da história da minha carreira e da televisão brasileira. A ele eu rendo e renderei sempre todas as homenagens e os aplausos maiores. E o texto permanece atual porque Maneco sempre foi um grande observador do ser humano. Eu brincava com ele, conversando, e falava sempre: ‘Maneco é aquele que olha pela janela, mas não olha por olhar; ele olha tentando entender cada ser humano’. E daí surgem as grandes e atuais histórias dele.

De volta a partir do dia 29 de maio, no Vale a Pena Ver de Novo da Globo, a novela Mulheres Apaixonadas tem autoria de Manoel Carlos, com colaboração de Fausto Galvão, Vinícius Vianna e Maria Carolina. A novela tem direção de núcleo e geral de Ricardo Waddington e direção geral de José Luiz Vilamarim e Rogério Gomes, com direção de Ary Coslov e Marcelo Travesso.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *