Musical Mamma Mia! marca volta da parceria da Aventura com Möeller e Botelho no Rio e em São Paulo

Mamma Mia! Luiz Calainho, Aniela Jordan, Charles Möeller e Claudio Botelho: volta da parceria Aventura + Möeller Botelho no teatro musical © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Vibra SP recebe musical Mamma Mia! a partir de 21 de julho: superprodução tem hits do Abba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Mamma Mia!, o musical arrasa-quarteirão, está de volta com os maiores hits de uma das mais queridas bandas de todos os tempos, o ABBA. Após uma primeira temporada de sucesso absoluto no começo do ano, a superprodução retorna aos palcos do Rio de Janeiro em junho no Teatro Multiplan e engata  curtíssima temporada em São Paulo em julho, com sessões disputadas na gigante casa de shows Vibra.

Tudo sob a batuta de dois grandes diretores do teatro musical brasileiro, os chamados “Reis dos Musicais”, Charles Möeller e Claudio Botelho, com mais de 55 espetáculos de sucesso no currículo desde 1997.

Compre seu ingresso para Mamma Mia! em São Paulo na Vibra SP!

Compre seu ingresso para Mamma Mia! no Teatro Multiplan no Rio de Janeiro!

Mamma Mia! Equipe do musical posa no encontro com a imprensa no Blue Note São Paulo © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Nesta volta de Mamma Mia — que teve montagem entre 2010 e 2011 em São Paulo protagonizada por Kiara Sasso — a dupla retoma a parceria de sucesso com a Aventura, produtora sob comando de Aniela Jordan e Luiz Calainho, após uma década distanciados.

A separação da Aventura da Möeller Botelho aconteceu em 2012, devido a desentendimentos artísticos de ambos os lados. Mas, nada como tempo, a reflexão obrigatória da quarentena e três jantares seguidos para apaziguar tudo de novo e o quarteto voltar à amizade dos velhos tempos.

“Nossa separação não foi por falta de amor. Mas pelo excesso. Mas não foi um divórcio triste, magoado. Voltamos no momento certo”, afirma Möeller.

No que Aniela Jordan concorda de pronto. “É mais que uma parceria, é uma amizade. E amizade é o mais importante de tudo. Quando fomos jantar, nos primeiros cinco minutos havia alguma tensão, mas já no sexto minuto estava tudo igualzinho há dez anos atrás. Temos uma relação sólida”, define a produtora.

Charles Möeller e Aniela Jordan: primeiro jantar para volta da Aventura + Möeller Botelho foi com os dois © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

“Foi aos poucos. No primeiro jantar foi só a Aniela e o Charles; no segundo, foi Aniela, Charles e Claudio. E eu fui no terceiro encontro, com nós quatro. Foi uma noite tão gostosa, inesquecível. Se você ama de verdade, vale a pena voltar”, explica Calainho.

Com seu carisma habitual, Calainho explica que está feliz em trabalhar novamente com a dupla famosa. E lembra que tem também uma sócia poderosa: “Aniela Jordan é a melhor produtora de teatro do Brasil. E o Charles e o Claudio são os maiores diretores do gênero no país. Fizemos 15 espetáculos juntos, todos sucessos. E agora virão tantos outros mais”, avisa.

“Eu venho da música e o teatro musical tem aquela troca da música nos shows elevada à enésima potência. A onda do teatro é olho no olho, entre artistas e o público, não há TikTok que se compare a isso”, pontua Calainho, ex-vice presidente da Sony no Brasil.

Jordan também está feliz com a sociedade retomada: “São do Charles e do Claudio os musicais que marcaram as últimas duas décadas de teatro musical brasileiro”.

Compre seu ingresso para Mamma Mia! em São Paulo na Vibra SP!

Compre seu ingresso para Mamma Mia! no Teatro Multiplan no Rio de Janeiro!

Gottsha, Claudio Botelho e Claudia Netto na apresentação do pocket show de Mamma Mia! no Blue Note SP © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Com tudo em paz, o quarteto formado por diretores e produtores se reuniu às quatro principais atrizes da montagem original, Claudia Netto, Maria Clara Gueiros, Gottsha e Maria Brasil, para um pocket show de Mamma Mia!, nesta quarta, 24 de maio, no Blue Note São Paulo, ao qual o Blog do Arcanjo foi convidado.

Celebrando a volta aos grandes palcos, Botelho faz questão de ressaltar: “Nunca fizemos concessão ao popularesco ou a modismos”.

Sobre a volta da sociedade Aventura + Möeller Botelho, dá sua opinião: “Lá atrás, quando nos separamos, a gente achou que precisava fazer coisas paralelas. Mas o Marcelo Serrado, que é nosso amigo em comum, ajudou a fazer essa costura da nossa reaproximação. E ele vai fazer nosso próximo musical, O Jovem Frankenstein, que estreia em agosto no Rio e chega a São Paulo em outubro, com Totia Meireles, Malu Rodrigues, Fernando Caruso e Dani Calabresa no elenco. E em 2024 vamos remontar A Noviça Rebelde”, adianta Botelho.

Compre seu ingresso para Mamma Mia! em São Paulo na Vibra SP!

Compre seu ingresso para Mamma Mia! no Teatro Multiplan no Rio de Janeiro!

Cercada pela equipe, produtora Aniela Jordan apresenta volta de Mamma Mia! aos palcos de São Paulo no Vibra © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Mas, voltemos a falar de Mamma Mia!. O fenômeno de 2011 se repetiu na primeira temporada no Rio, completamente lotada. O que segue a toada do êxito mundial do musical, já visto por 45 milhões de pessoas em 14 línguas diferentes desde sua estreia em Londres em 1999., escrito por Catherine Johnson.

A dupla Möeller & Botelho crirou uma nova versão original para a história de Sophie (Maria Brasil), a moça que vive em uma ilha paradisíaca e que resolve levar três antigos amores da mãe, Donna (Claudia Netto), antes de seu casamento, para não deixá-la na síndrome do ninho vazio.

Compre seu ingresso para Mamma Mia! em São Paulo na Vibra SP!

A atriz Claudia Netto no pocket show do musical Mamma Mia! no Blue Note SP © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Botelho, inclusive, refez as letras de suas versões para os hits do Abba, renovando as versões escritas para a estreia de 2010. Já Charles Möeller assina, além de direção, a cenografia e o figurino, trazendo para o palco a atmosfera praieira da história, coisa que ele conhece muito bem, já que é nascido e criado em Santos, no litoral paulista. “Vi em Londres e tive uma catarse, porque Mamma Mia! leva o público um lugar de quase histeria coletiva. Mas achei que aquela montagem era peça de inglês fazendo praia, com a ilha parecendo mais um bunker opressivo. Então, trouxe para a nossa versão atual o horizonte estético de uma ilha, assunto que conheço bem, pois sou de Santos, criado na ilha”.

Compre seu ingresso para Mamma Mia! em São Paulo na Vibra SP!

Compre seu ingresso para Mamma Mia! no Teatro Multiplan no Rio de Janeiro!

A atriz Maria Brasil no pocket show do musical Mamma Mia! no Blue Note SP © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

A obra tem direção musical de Marcelo Castro e Tina Salles na coordenação artística, além de coreografias de Mariana Barros, iluminação de Paulo Cesar Medeiros e som de André Breda. A orquestra conta com 29 músicos e o elenco traz ainda Maria Clara Gueiros como Tanya, Gottsha como Rose, Diego Montez como Sky, Sérgio Menezes como Sam, Fabrício Negri como Harry, e Renato Rabello como Bill. Estão também no elenco Tabatha Almeida, Marianna Alexandre, Victor Medeiros, Matheus Paiva, Fegab, Martina Blink, Flavio Rocha, Gabriel Querino , Isabela Yunes, Jade Ito, Leo Rocha, Sara Chaves e Thiago Garça. Integram o time criativo Cris Régis no visagismo, além de Carla Reis e Bianca Caruso assinando conjuntamente a direção de produção.

A atriz Gottsha no pocket show do musical Mamma Mia! no Blue Note SP © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Em seu 26º espetáculo, Gottsha diz que Mamma Mia! é o espetáculo mais feliz de sua vida. Outra que está em estado de graça é Maria Brasil, que agradece a confiança de Charles Möeller por tê-la escolhido, lembrando que durante a quarentena estudaram juntos. E o mestre elogia a aluna. “Ela leu comigo toda a obra de Tennessee Williams e o nosso repertório de musicais. É uma atriz dedicada e estudiosa, com foco absoluto. Já lançamos Malu Rodrigues, Kiara Sasso, Alessandra Maestrini e agora a Maria Brasil. Não tive dúvidas em escolhê-la”, elogia, lembrando que “diretor tem de ter química com o elenco”.

No papel central da mãe, Donna, está Claudia Netto, parceria dos Möeller & Botelho desde o começo de tudo nos anos 1980. Ela foi a escolhida para viver a personagem defendida no cinema por Maryl Streep. “Claudio e eu literalmente começamos com a Claudia Netto, ela é uma irmã para nós, além de ser uma estrela”. Ao que a atriz complementa, bem humorada. “Antes de Möeller e Botelho ser uma dupla, éramos um trio”.

A atriz Maria Clara Gueiros no pocket show do musical Mamma Mia! no Blue Note SP © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Möeller também elogia Maria Clara Gueiros, dona de farta segurança vocal: “ela segura voz de coro como ninguém, melhor do que muitas solistas”, explica, além de a atriz emprestar sua aclamada veia cômica ao espetáculo.

Por fim, Möeller pontua que “após tanta desgraça na pandemia”, Mamma Mia! traz de volta a alegria que o público necessita, já que a música do Abba faz parte do inconsciente coletivo familiar, estando presente nas festas e nas vidas de diferentes gerações.

“Meu pai lutou na 2ª Guerra Mundial e ele sempre me contou que no pós-guerra foi um boom de diversão, uma necessidade misteriosa que todos tinham de se divertir e se sentir alegres. E eu sinto isso no teatro, com o público sedento por sair de casa para ver espetáculos que o faça se sentir bem. Mamma Mia! é a explosão de alegira que todos necessitávamos”, conclui Möeller.

Compre seu ingresso para Mamma Mia! no Vibra SP!

Compre seu ingresso para Mamma Mia! no Teatro Multiplan no Rio de Janeiro!

Mamma Mia! de volta a SP: Blog do Arcanjo mostra quem esteve no lançamento do musical de Möeller Botelho com Aventura no Blue Note São Paulo

Compre seu ingresso para Mamma Mia! em São Paulo na Vibra SP!

Compre seu ingresso para Mamma Mia! no Teatro Multiplan no Rio de Janeiro!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *