Kleber Montanheiro cria cenário e figurino para O Diletante, comédia histórica de Martins Pena
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Nome disputado e respeitado do teatro paulistano, Kleber Montanheiro criou cenário e figurino para a peça O Diletante, de Martins Pena, que estreia dia 4 de maio no Teatro Giostri, em São Paulo.
O Diletante tem adaptação dramatúrgica de Calixto de Inhamuns, direção artística de Ednaldo Freire, direção e composição musical de Tato Fischer, coreografias de Ciro Barcellos e direção de produção de Marcos Thadeus.
Estão no elenco Alexia Twister, Nayara Rocha, Millena Tomaz, Felipe Calixto, Marcos Thadeus, Henrique Vasques e Tato Fischer, que também estará ao piano junto do músico percussionista China Cunha.
A temporada no Teatro Giostri vai de 5 de maio a 4 de junho, com sessões sexta e sábado, 20h30, domingo, 19h, com ingresso a preço popular: R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia.
Para a cenografia, escolheu apostar no minimalismo e trabalhou com poucos elementos – um painel de fundo estampado com imagem de uma família aristocrata e escravocrata, do meio do século 19, que joga migalhas para escravizados.
“O conceito de mesclar o antigo com toques de modernidade está no piso imitando madeira, na coloração do cenário e nas laterais vazadas. A cortina de veludo vermelho na frente, sobe e desce, para realçar a teatralidade de Martins Pena e a comédia de costumes.
Luminárias se apoiam nestas laterais e o sofá duplo tem design um pouco mais contemporâneo”, explica ao Blog do Arcanjo.
Já no figurino, Montanheiro – que venceu os prêmios Arcanjo e APCA com a peça Tatuagem, no ano passado – elencou uma paleta multicor em tons pasteis ou queimados, dependendo da personagem, para brincar com a comicidade do texto.
O desenho tem inspiração na época, com anáguas, estruturas armadas, rendas, sapato de verniz e colete de veludo.
Um luxo que só.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.