Kleber Montanheiro cria cenário e figurino para O Diletante, comédia histórica de Martins Pena

Kleber Montanheiro criou cenário e figurino da peça O Diletante, que estreia no Teatro Giostri © Divulgação @kleber_montanheiro Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Nome disputado e respeitado do teatro paulistano, Kleber Montanheiro criou cenário e figurino para a peça O Diletante, de Martins Pena, que estreia dia 4 de maio no Teatro Giostri, em São Paulo.

O Diletante tem adaptação dramatúrgica de Calixto de Inhamuns, direção artística de Ednaldo Freire, direção e composição musical de Tato Fischer, coreografias de Ciro Barcellos e direção de produção de Marcos Thadeus.

Estão no elenco Alexia Twister, Nayara Rocha, Millena Tomaz, Felipe Calixto, Marcos Thadeus, Henrique Vasques e Tato Fischer, que também estará ao piano junto do músico percussionista China Cunha.

A temporada no Teatro Giostri vai de 5 de maio a 4 de junho, com sessões sexta e sábado, 20h30, domingo, 19h, com ingresso a preço popular: R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia.

Para a cenografia, escolheu apostar no minimalismo e trabalhou com poucos elementos – um painel de fundo estampado com imagem de uma família aristocrata e escravocrata, do meio do século 19, que joga migalhas para escravizados.

“O conceito de mesclar o antigo com toques de modernidade está no piso imitando madeira, na coloração do cenário e nas laterais vazadas. A cortina de veludo vermelho na frente, sobe e desce, para realçar a teatralidade de Martins Pena e a comédia de costumes.

Luminárias se apoiam nestas laterais e o sofá duplo tem design um pouco mais contemporâneo”, explica ao Blog do Arcanjo.

Já no figurino, Montanheiro – que venceu os prêmios Arcanjo e APCA com a peça Tatuagem, no ano passado – elencou uma paleta multicor em tons pasteis ou queimados, dependendo da personagem, para brincar com a comicidade do texto.

O desenho tem inspiração na época, com anáguas, estruturas armadas, rendas, sapato de verniz e colete de veludo.

Um luxo que só.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *