Abril tem programação intensa e cursos gratuitos nos equipamentos culturais do Estado de São Paulo: veja a lista completa!

man sitting on stage
Photo by Javon Swaby on Pexels.com

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

São Paulo sempre é um mar de possibilidades. Ainda mais quando o tema é cultura. Pois as instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo estão com um abril intenso. São dicas de passeios em família e oficinas, que inclui um roteiro diversificado.

Entre as atrações estão encontros históricos musicais na Sala São Paulo, o 28º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, a oficina “Experiência participativa na Oficina Cultural Oswald, exposições na Pinacoteca “Regina Parra: Pagã e Elisa Bracher: formas vivas”, cursos gratuitos na SP Escola de Teatro e de  arbitragem de futebol no Museu das Culturas Indígenas, atividade de tabuleiro gigante e interativo no Museu Felícia Leirner, “Feira Chico” na Fábrica de Cultura Capão Redondo, exposição “Tina Turner: uma viagem para o futuro”, no MIS, Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade e  Festival Gospel na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes.

Para você escolher o que tem a ver com sua pegada, o Blog do Arcanjo lista abaixo todas as atrações. Programe-se e aproveite!

Sala São Paulo – Encontros Históricos

Em 2023, a Sala São Paulo, em Campos Elíseos, traz mais uma temporada dos “Encontros Históricos”. Depois de três edições recebendo grandes nomes da música popular acompanhados pela Brasil Jazz Sinfônica, entre 2020 e 2022, esta nova temporada começa com o encontro de Vanessa da Mata & Céu (22/abr) e prossegue até dezembro com Tom Zé & Lívia Nestrovski, Alaíde Costa & Fernanda Takai (com participação da harpista Cristina Braga), Carminho & Silva, Chico César & Mariana Aydar (com participação do acordeonista Mestrinho), Gaby Amarantos & Xênia França, Tulipa Ruiz & Liniker e, para fechar o ano, Simone & Zé Ibarra.

O primeiro concerto desta nova temporada está marcado para o dia 22/4, quando a cantora e compositora mato-grossense Vanessa da Mata estará junto da também cantora e compositora Céu.  As apresentações acontecem sempre aos sábados, às 22h, e os ingressos estão à venda neste link.

Mais informações Sala São Paulo

Conservatório de Tatuí – Festival Estudantil de Teatro

O 28º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo – FETESP volta a marcar presença no calendário cultural do Estado. O evento, promovido pelo Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, é considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, reunirá grupos estudantis e profissionais com o objetivo de promover um intercâmbio cultural entre estudantes e artistas. Estudantes interessados(as) devem seguir as orientações do regulamento disponível no site e podem se inscrever gratuitamente até o dia 3/5, pelo formulário eletrônico, neste link.

Estão aptos a participar grupos de teatro, coletivos teatrais e estudantes de escolas públicas ou particulares, de Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Superior ou Livres, sediadas no estado de São Paulo. Todos os grupos selecionados receberão premiação no valor de R$ 3 mil, incluindo alimentação e estadia por cinco dias. Depois, o público poderá assistir os espetáculos selecionados de forma gratuita, no próprio Conservatório de Tatuí. 

Inscrição gratuita, mais informações Conservatório de Tatuí

Fachada da Oficina Cultural Oswald de Andrade © Blog do Arcanjo 2023

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Afeto na arte da performance

Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, terá a oficina “Experiência participativa e afeto na arte da performance”, a qual pertence ao evento “Entre – I seminário sobre arte relacional, participativa e performativa do Brasil”. Esta atividade acontecerá em 21 e 22/4, das 15h às 18h, para maiores de 16 anos. As inscrições vão até 16/4.

A oficina rediscute corporalmente a participação na performance art por meio do afeto. Através da experiência prática, do corpo e recepção do participante será descoberto novas formas de ver e entender dispositivos voltados para uma estética e vivência relacional.

Gratuito, inscrições neste link mais informações www.site.poiesis.org.br 

Pinacoteca Estação – Elisa Bracher: formas vivas

Tem novas exposições na Pinacoteca: Regina Parra: Pagã e Elisa Bracher: formas vivas, ocupam o segundo e o quarto andares da Pinacoteca Estação. Já coloca na agenda! A entrada é gratuita e você pode reservar seus ingressos pelo site.

Em uma espécie de peça teatral dividida em nove cenas, Regina Parra convida o público a percorrer uma travessia de referências em pinturas, performance, escultura, vídeos e neons para acompanhar a saga de Pagã. Em diálogo com diferentes campos criativos, a artista transforma o museu em espaço cênico para contar a história de uma mulher que abdica de uma vida socialmente confortável e inicia um ritual de descoberta e transformação de si e do seu corpo.

Já Elisa Bracher: formas vivas propõe uma organização fluida entre questões que permeiam a produção da artista Elisa Bracher, seja qual for o material, peso, equilíbrio, paisagem, sonoridade, composição, coreografia e percurso. Em “Elisa Bracher: formas vivas”, o público terá acesso a uma apresentação panorâmica do trabalho de Bracher, que responde ao espaço expositivo com três grandes instalações.

Regina Parra: Pagã, até 13/8/23 – 2º andar da Pina Estação; Elisa Bracher: formas vivas, até 17/9/23 –  4º andar da Pina Estação, quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h), gratuito todos os dias, para todas as pessoas, mais informações no link Pinacoteca.

SP Escola de Teatro © Andre Stefano/Divulgação Blog do Arcanjo 2023

SP Escola de Teatro – Curso gratuito de teatro

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está com inscrições abertas até 5/5, para as novas turmas dos oito cursos técnicos em teatro, com aulas que acontecem presencialmente a partir do segundo semestre de 2023.  A inscrição custa R$ 85,00, contudo os cursos são gratuitos e tem duração de 2 anos.

O edital traz 85 vagas, divididas em oito linhas de estudo. O curso técnico de teatro oferece formação nas áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. O curso possui reconhecimento do MEC e a certificação permitirá aos estudantes o encaminhamento direto ao Ministério do Trabalho para solicitação do DRT. Há vagas reservadas para pessoas negras e indígenas.

Curso gratuito, mais informações SP Escola de Teatro

Museu Felícia Leirner – Tabuleiro gigante e interativo

O Museu Felícia Leirner fará a atividade  “Família no Museu: Jogo de Campos”. No dia em que Campos do Jordão completa 149 anos, em 29/4, às 11h e às 15h, o Museu e Auditório vão comemorar junto aos visitantes realizando um jogo de tabuleiro gigante e interativo, onde o público aprenderá sobre a história do município de forma lúdica e divertida. Entre perguntas e desafios, os jogadores irão percorrer diferentes pontos da cidade descobrindo curiosos episódios e ilustres personagens da Serra da Mantiqueira.

Gratuito, mais informações Museu Felícia Leirner

Museu das Culturas Indígenas – Curso gratuito de arbitragem de futebol

Indígenas a partir de 16 anos podem participar de um curso gratuito de formação para árbitros de partidas de futebol não profissional. As aulas serão realizadas  em 21, 22 e 23/4, o dia todo, e as inscrições estão abertas on-line. A iniciativa é do Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim. 

Realizado em conjunto com a Associação de Árbitros de Piracicaba e Região, por meio da Escola de Árbitros João Paulo Araújo, e em parceria com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, o curso será oferecido nas dependências do MCI, na zona oeste da capital paulista. A coordenação é de Douglas Roberto Maffei. O curso tem como objetivo a formação para atuação como árbitro/a em jogos de futebol, com emissão de certificado. 

Curso gratuito, Museu das Culturas Indígenas e Complexo Esportivo Baby Barioni Rua Dona Germaine Burchard, 451, Barra Funda, São Paulo – SP, mais informações Museu das Culturas Indígenas

Fábricas de Cultura Capão – Feira do Chico e Oficina de audiovisual 

Em 16/4, das 14h às 20h, na Fábrica de Cultura Capão Redondo, terá a Feira do Chico,  evento cultural iniciado em dezembro de 2019, que impulsiona o empreendedorismo e arte periférica em toda e qualquer linguagem. Trazendo entretenimento com shows, intervenções e exposições artísticas, valoriza o movimento cultural do território. O coletivo vem encerrar as atividades da feira com uma última edição.

Ja Fábrica de Cultura Diadema, em 15/4, sábado, às 15h, terá a oficina de audiovisual: criação de vídeos de divulgação para criadores independentes a qual aborda conceitos básicos de fotografia e captação de som, bem como ferramentas para uma edição rápida e planejada de EPK ou promo do seu trabalho. Dicas de roteiro, decupagem eficiente de cenas e finalização. Oficina gratuita, aberta à comunidade e disponibilizada online.

E em 16/4, a partir das 12h, será realizada a final do Festival Gospel na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes. 

Gratuito, mais informações Fábricas de Cultura e Fábrica de Cultura

Museu da Imagem e do Som  – Tina Turner: uma viagem para o futuro

“Tina Turner: uma viagem para o futuro”, primeira exposição brasileira dedicada à artista, será aberta ao público em 4 de maio no Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, no Jardim Europa.

A mostra, que une fotografias históricas, conteúdos audiovisuais e instalações, desvenda o início da carreira da rainha do rock, no início dos anos 1960, até o final dos anos 1990 sob as lentes de fotógrafos que fizeram parte da revolução musical e cultural que ocorreu na América nessas décadas. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial.

04/5 a 9/7, 2023, terças a sextas, das 11h às 20h (última entrada às 19h), sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (última entrada às 18h), R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), entrada gratuita nas terças-feiras, mais informações MIS 

Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – “É Tudo Verdade”

O Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” está de volta no formato presencial. Dedicado exclusivamente ao cinema documental na América Latina, o evento ocorre entre os dias 13 e 23 de abril com entrada gratuita em seis salas paulistanas (além de três salas no Rio de Janeiro): no Cine Marquise, nas Salas Grande Otelo e Oscarito da Cinemateca Brasileira, no Sesc 24 de Maio, no Instituto Moreira Salles e no Centro Cultural São Paulo. 

A 28ª edição tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp, e realização da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura do Governo Federal, além de outros parceiros. No total, serão exibidos 72 produções entre longas, médias e curtas-metragens, de 34 países. A programação do festival também inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming. 

A programação completa da 28ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários está disponível no site do evento

É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, de 13 a 23/4, Salas: Cine Marquise (Av. Paulista, 2073); Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207); IMS Paulista (Avenida Paulista, 2.424); Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109); SPCine – Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000), entrada gratuita, horários e programação completa no aqui.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *