Grupo Gattu estreia Inverno de Eloisa Vitz sob fortes aplausos no Teatro do Sol em São Paulo

A atriz, diretora e dramaturga Eloisa Vitz na estreia de Inverno, peça que celebra 23 anos do Grupo Gattu no Teatro do Sol © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Respeitado grupo de teatro da zona norte paulistana celebra 23 anos de trajetória nos palcos

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Uma das companhias estáveis de teatro mais respeitadas da cena teatral em São Paulo,o Grupo Gattu estreou sua nova peça, Inverno, escrita e dirigida por Eloisa Vitz, sob fortes aplausos no último fim de semana no Teatro do Sol, em Santana, zona norte paulistana.

Mais uma vez, o grupo mergulha em um espetáculo de época para refletir sobre a humanidade. A comédia dramática Inverno substitui Verão, a primeira de uma série de quatro peças inspiradas pelas estações do ano e seus efeitos na humanidade e que ficou cinco meses em cartaz com sucesso de público e de crítica.

Estreia de Inverno teve fortes aplausos do público no Teatro do Sol, sede do Grupo Gattu em Santana, zona norte de São Paulo © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Inverno, peça patrocinada pelo Atacadão por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura — o Blog do Arcanjo sempre faz questão de ressaltar empresas que patrocinam a cultura —, celebra também os 23 anos de trajetória do Grupo Gattu, sempre sob direção de sua diretora e dramaturga, Eloisa Vitz. Ela é uma das mulheres que mais se destacam na cena comtemporânea do teatro brasileiro por sua constante e dedicada produção.

Estão no elenco de Inverno Miriam Jardim, Mariana Fidelis, Eloisa Vitz, Lilian Peres, Daniel Gonzales, Isaque Patrício e Ricardo Teodoro. A temporada vai até 11 de junho, quarta e quinta, 20h, sexta e sábado, 21h, e domingo, 19h, com entrada gratuita. O Teatro do Sol fica na rua Damiana da Cunha, 413, em Santana.

Inverno: entre a revolução e a realidade

Dono de um humor refinado, o Grupo Gattu traz aos palcos esta comédia dramática instigante, onírica e cheia de poesia. Serviçais de um nobre Duque se reúnem clandestinamente. É inverno, estamos no século XVII. Ao redor da lareira, os personagens sonham em tornar o mundo, um lugar melhor para todos. Só não imaginam que o perigo está à espreita

Grupo Gattu estreia Inverno sob fortes aplausos no Teatro do Sol © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

A parceria do Grupo Gattu com o Atacadão nos proporcionou desenvolver este projeto de formação de plateia e de um novo olhar sobre o tempo. O Inverno é o momento da busca pelo aconchego e pela gestação do tempo que está por vir. Nossa comédia dramática é intimista e acolhedora. Estes são adjetivos que adoramos viver nos dias frios. Por isso queremos que nosso querido público se sinta ainda mais abraçado e com o coração aquecido no Teatro do Sol”

Eloisa Vitz
Diretora do Grupo Gattu

Grupo Gattu em Edimburgo, na Escócia

Em 2022, o Gattu foi convidado pelo Governo do Estado de São Paulo a participar do Fringe de Edimburgo, na Escócia, o maior evento das artes cênicas do mundo, no qual representou o teatro brasileiro.

Grupo Gattu reconhecido pela crítica

O Grupo Gattu também é vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura, do Prêmio Aplauso Brasil, do Prêmio ZesCar e também foi indicado ao Prêmio Shell na categoria Inovação, por seu constante diálogo com a plateia na Zona Norte de São Paulo.

O Blog do Arcanjo acompanhou de perto a estreia de Inverno e mostra os bastidores nas fotos de Rafa Marques.

Grupo Gattu estreia Inverno: Blog do Arcanjo mostra atores nos bastidores do Teatro do Sol

Grupo Gattu estreia Inverno: Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu a peça de Eloisa Vitz no Teatro do Sol

Serviço

Inverno

Texto: Eloisa Vitz
Direção: Eloisa Vitz
Assistente de Direção: Miriam Jardim
Elenco: Miriam Jardim, Mariana Fidelis, Eloisa Vitz, Lilian Peres, Daniel Gonzales, Isaque Patrício e Ricardo Teodoro.
Cenário e Figurino: Heron Medeiros
Estreia: 14 de abril de 2023 
Temporada: 14 de abril à 11 de junho de 2023. 
Quartas e Quintas às 20h, Sextas e Sábados às 21h e Domingos às 19h.
Recomendação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 60 lugares
Temporada gratuita
Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Teatro do Sol

Rua Damiana da Cunha, 413 – Santana, São Paulo. Telefone: 11. 3791.2023. Whatsapp: 11. 95679.2526. Possui ar condicionado.

Inverno do Grupo Gattu: veja fotos do espetáculo

Histórico do Grupo Gattu

Reconhecidos pelos Prêmio Arcanjo de Cultura, Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Aplauso Brasil, Prêmio Femsa Coca Cola, Prêmio Melhores do Ano do Portal R7, Prêmio Zescar Melhor Acolhimento, entre muitos outros, o Grupo Gattu completa em 2023, vinte e três anos de carreira sólida e consolidada no cenário teatral. Tem como alicerce os pilares: Formação de Plateia, Excelência Artística, Acessibilidade e Desenvolvimento Humano. Por essas qualidades o Grupo Gattu, representado por Eloisa Vitz, foi selecionado e participou em 2022 do Edinburgh Fringe Festival, maior festival de artes do mundo, ocorrido na Escócia.

Temos o compromisso do fazer artístico de alta qualidade e rigor estético, uma rotina diária de ensaios e trabalho de caráter continuado de pesquisa constante. Tudo para trazer o que há de melhor em arte, cultura e entretenimento para a população que tanto precisa e merece de forma gratuita. 

Eloisa Vitz fundou e é diretora do Grupo Gattu há 23 anos. Atriz e dramaturga, tem 12 livros publicados. Cursou a EAD – Escola de Artes Dramáticas da USP. É Bacharel em Direito, cursou Letras e Pós-Graduação em História da Arte. Também é a mulher que mais dirigiu espetáculos de Nelson Rodrigues no Brasil e foi indicada ao VI Prêmio Aplauso Brasil como melhor atriz por seu trabalho no espetáculo “A Falecida” de Nelson Rodrigues.

À frente do Grupo Gattu realizou entre outros, os espetáculos: “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente (2008), “Viúva, porém Honesta” de Nelson Rodrigues (2008/ 2009/2011), “Dorotéia” de Nelson Rodrigues (2008/2009/2010/2011), “Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues (2010/2011/2012); “Serpente” de Nelson Rodrigues (2011/2012), e “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017/2018). São de sua autoria os textos das peças “Rapunzel” (2012/2013/2014) – indicado ao Prêmio Femsa de melhor texto adaptado para teatro infantil, “Frisante” (2013), “Reino” (2014) – vencedor do prêmio de melhor texto do Portal R7, “Reino 2” (2015), “Amor” (2015/2016), “Cinderela” (2016), “Fortuna” (2016/2017), “Graça” (2017), “ Bela e a Fera” (2018), “Glória” (2019) e “A Roupa Nova do Rei” (2019), “Chapeuzinho Vermelho”(2021) e “Verão”(2022). Foi atriz do Grupo Tapa, sob direção de Eduardo Tolentino de Araújo durante 7 anos.

Mais de 250 mil pessoas já se divertiram, emocionaram e tiveram suas vidas transformadas após assistirem nossos espetáculos. São adultos, jovens e crianças do mais variado perfil econômico que, muitas vezes, tem a oportunidade de assistir, pela primeira vez, uma peça de teatro.

Sabemos que o teatro promove uma experiência artística completa, por isso, desde à recepção ao aplauso nosso público é acolhido como um visitante querido. Com linguagem inovadora, gratuidade de ingressos, ações de acessibilidade e pedagógicas o Grupo Gattu incentiva os indivíduos a exercitarem seu direito de acesso à cultura valorizando e respeitando a diversidade e a pluralidade da população.

Leia mais: http://www.gattu.com.br

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *