Simone Tô Voltando celebra 50 anos de carreira da grande cantora: confira datas e locais da turnê pelo Brasil

Simone em Tô Voltando: turnê celebra 50 anos de carreira da grande cantora do Brasil © Lorena Dini/Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Sim, ela continua com corpo e cara de menina, mas já completa 50 anos de carreira. Simone percorre o Brasil neste 2023 de Norte a Sul para cantar seus grandes hits na turnê Tô Voltando. A baiana promete visitar hit por hit de sua bem sucedida trajetória na música popular brasileira. Simone gravou alguns dos grandes compositores de todos os tempos, que revisita no repertório do show. Nomes como Milton Nascimento, Ivan Lins, Sueli Costa, João Bosco, Martinho da Vila, Gonzaguinha e Chico Buarque, para ficar apenas em sete nomes. O espetáculo conta com direção musical de Pupillo e direção geral de Marcus Preto. O Blog do Arcanjo adianta as datas e locais já confirmados da turnê.

Simone em Tô Voltando: turnê celebra 50 anos de carreira da grande cantora do Brasil © Lorena Dini/Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Simone – Tô Voltando
50 anos de carreira
Confira datas da turnê!

15.04
Juiz de Fora.MG
Cine-Theatro Central

22.04
Rio de Janeiro.RJ
Vivo Rio

29.04
São Paulo.SP
Tokio Marine Hall

30.04
São Paulo.SP
Tokio Marine Hall

06.05
Belo Horizonte.MG
Palácio das Artes

13.05
Curitiba.PR
Teatro Guaíra

26.05
Recife.PE
Teatro Guararapes

24.08
Natal.RN
Teatro Riachuelo

09.12
São Paulo.SP
Sala São Paulo

Simone, dona de bela voz e farta personalidade

Dona de um dos mais belos timbres vocais do país, Simone criou em torno de si um universo absolutamente particular. A voz personalíssima soube costurar perfeitamente a tradição e a modernidade, o cool e popular, fazendo pontes e criando trampolins. Revelou compositores e descortinou clássicos esquecidos. Tratou com igual compreensão estética a melodia mais intrincada de Francis Hime e a balada mais romântica de José Augusto.

Esses aspectos banharam sua discografia, construída sobre a pluralidade de ritmos, de estilos e de gêneros que sempre pautou a música do Brasil. Toda essa diversidade estará em cena nas comemorações dos 50 anos em “Tô Voltando”.

O título do show, aliás, reflete tantas e tantas voltas, pessoais e coletivas, por que todos passamos nos últimos anos. “O mundo está voltando à rua e à alegria pós-pandemia, período em que Simone fez 37 lives dominicais que tão bem fizeram a ela própria e a quem a assistia”, destaca a produção do show.

No caso específico de Simone, há mais mais um sentido nessa “volta”. “A artista está voltando a si em seu filme pessoal e profissional, rebobinando toda a sua história e celebrando o caminho iniciado em março de 1973, a partir do álbum Simone”, define.

Em uma retrospectiva, as memórias mais reluzentes desses 50 anos estarão materializadas em canções como “O Que Será (À Flor da Terra)” (Chico Buarque), “Jura Secreta” (Sueli Costa/ Abel Silva), “Começar de Novo” (Ivan Lins/ Vitor Martins), “Encontros e Despedidas” (Milton Nascimento/ Fernando Brant), “De Frente pro Crime” (João Bosco/ Aldir Blanc) e, claro, “Tô Voltando” (Maurício Tapajós/ Paulo César Pinheiro). Também está no roteiro sua primeira interpretação de Simone para “Divina Comédia Humana”, canção que Belchior escreveu para a cantora lançar em Face a Face (1977), mas que acabou ficando de fora do álbum.

A banda conta com um time primoroso de jovens músicos que, sob a batuta de Pupillo, atualizaram os arranjos sem que se perdesse as características tão memoráveis quanto as próprias letras e melodias. Quem acompanha Simone são Frederico Heliodoro (baixo), Filipe Coimbra (guitarra e violão), Chico Lira (teclados), Ronaldo Silva (bateria) e Vanderlei Silva (percussão). Neste show, a cantora inaugura sua parceria com a Nascimento Música, empresa de seu amigo Milton Nascimento, administrada pelo filho dele, Augusto Nascimento.

Simone, uma vida dedicada à música

Nascida em Salvador no Natal de 1949, Simone estreou como cantora profissional em 1973. De lá para cá, gravou 31 álbuns de estúdio e seis ao vivo, alguns produzidos especialmente para o mercado internacional. Teve quase 50 canções em trilhas de novelas e incontáveis hits em listas das mais tocadas no país.

Em 1979, lançou o excepcional Pedaços, álbum que a colocou definitivamente no panteão das maiores intérpretes da história da música brasileira. A partir de meados da década de 1980, não havia álbum de Simone que não batesse as 400 mil unidades vendidas. Já nos anos 1990, o temático 25 de Dezembro bateu 1,5 milhão de cópias em menos de dois meses – e segue no posto de álbum natalino mais ouvido do país.

Nos anos 1990 e 2000, dedicou discos e espetáculos a Martinho da Vila e Ivan Lins, dois de seus compositores prediletos. O álbum de estúdio mais recente, Da Gente, foi lançado no ano passado e jogou luz sobre a nova geração da música nordestina. No palco, Simone também bateu recordes.

Um bom exemplo é seu espetáculo de 1982, que lotou nove apresentações no Ginásio do Ibirapuera (SP), em três semanas seguidas, com cerca de 15 mil pessoas por noite. Como personalidade, Simone ditou moda e comportamento, abrindo o caminho para mulheres de sua geração e das posteriores, sejam artistas ou não.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *