Voz de Gal Costa vai emocionar público do espetáculo Chão no Festival de Curitiba

Gal Costa está na trilha do espetáculo c h ãO no 31º Festival de Curitiba © Divulgação – Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL AO FESTIVAL DE CURITIBA*

A voz de Gal Costa, cantora que o Brasil perdeu no final de 2022, promete emocionar o público que ver o espetáculo de dança carioca c h ãO no 31º Festival de Curitiba, sob direção de Lucía Russo e Marcela Levi.

 “Durante o espetáculo, temos a Gal conversando com a Tina Turner, o Vogue conversando com o Soul”, avisa Lucía.

A obra, que faz relação com as teclas do piano, como portais para entradas em outras músicas, para apresentar uma dança diversa. O espetáculo será apresentado no Teatro da Reitoria, nesta quinta, 30 de março, e sexta, 31, dentro da Mostra Lucia Camargo.

As divisões rítmicas das músicas que se encaixam umas às outras foram fonte de inspiração para o estudo de obras fonográficas pelas diretoras que durou quase um ano.

As diretoras de c h ãO Lucia Russo e Marcela Levi no 31º Festival de Curitiba © Annelize Tozetto Agência Daniel Sorrentino @dansorrel Festival de Curitiba – Blog do Arcanjo 2023

Elas associaram as músicas de épocas distintas, como Chiquinha Gonzaga e musicais dos anos 1950, para criar uma encenação original.

“Estes movimentos artísticos tem um distanciamento, mas eles se conectam”, explicou Marcela. Ela contou que a peça aposta na percepção destas semelhanças por parte do público, ao transacionarem estas músicas em cena.


Para ela, o estremecer das ondas sonoras dos tiros, do sapateado e dos fogos de artifício são meios de demonstrar a força do invisível. A dramaturgia não linear proposta por c h ãO também passa pela idade dos dançarinos, que têm entre 19 e 60 anos dando, à peça a possibilidade de um encontro intergeracional misturado à percussão musical. “A diferença nos acrescenta”, disse Marcela Levi.

Um exemplo é a participação especial do dançarino Walter Pinheiro do Soul, de 60 anos. Marcela contou que Walter trouxe ao espetáculo uma “fragilidade” que atores mais jovens não carregam em si. “Promover um espaço intergeracional é um exercício democrático que nos interessa”, concluiu.

Colaborou Luiz Felipe Caldarelli, da Agência de Notícias Festival de Curitiba

c h ãO – Mostra Lucia Camargo

Quando: dias 30 e 31 de março, às 20h30 no Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299).
A classificação16 anos. Contém nudez.
Duração: 50′
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br – No Shopping Mueller (Piso L3).
Valores: R$ 80 e R$ 40 (meia)

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *