Festival de Curitiba aposta na peça holandesa Square para diálogo intenso com a cidade

Equipe de Square, peça holandesa apresentada ao ar livre no 31º Festival de Curitiba na Praça Santos Andrade © Annelize Tozetto Agência Daniel Sorrentino @dansorrel Festival de Curitiba – Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL AO FESTIVAL DE CURITIBA*

A Praça Santos Andrade, localizada entre o Teatro Guaíra e a Universidade Federal do Paraná, é o epicentro Curitiba. Com seu ritmo intenso e sua exuberante diversidade de pessoas, ela dá o tom da peça Square, do grupo holandês Wunderbaum.

A obra faz estreia mundial no Festival de Curitiba, a partir desta quinta, 30 de abril, e com apresentações até 2 de abril. Sempre às 16h, a obra usa o espaço público durante 75 minutos de pura interação social.

“A praça é o espaço mais democrático possível. É onde a gente se cruza sem saber em quem votou, quem conhece o que. A praça é de todo mundo”, disse Monique Vaillé, na entrevista coletiva na Sala Jô Soares, no Hotel Mabu.

Ela é uma das atrizes brasileiras do elenco ao lado do compatriota Pedro Uchôa. A dupla, os quatro atores holandeses e um grupo de trinta pessoas recrutadas em Curitiba farão parte da performance coletiva.

O ator Walter Bart dá pistas sobre o trabalho, que conta com um final surpreendente. “A peça trabalha com a realidade e nela a gente faz intervenções. É um trabalho muito musical, o personagem principal é musico que compõe enquanto as pessoas passam”, entrega.

Segundo Bart, a inspiração para criar o enredo do espetáculo veios das paisagens urbana e sonoras da praça e dos prédios do Teatro Guaíra e da UFPR, o comércio vivo e a movimentação das pessoas nos pontos de ônibus, das estátuas e esculturas da praça e das “magnificas arvores”, entre elas a famosa araucária.

“No final, o ritmo da praça vai crescendo até uma grande explosão, mas eu não posso contar mais do que isso”, conclui o artista.

Como participar de Square

O Blog do Arcanjo dá uma dica preciosa: para participar como público da estreia mundial da peça Square é preciso chegar na praça Santos Andrade, centro de Curitiba, perto das 15h30. Serão distribuídos 100 fones de ouvido por ordem de chegada para acompanhar a performance do grupo de seis atores. A experiência sensorial só é completa para a plateia que estiver usando o fone.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *