Diretora do Festival de Curitiba, Fabíula Passini cria conexão com o Festival Internacional de Buenos Aires, Fiba

Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba: ponte latino-americana com o Fiba 2023 em Buenos Aires – Foto: Daniel Sorrentino © Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Criar pontes entre o teatro brasileiro e o internacional, sobretudo o feito pelos nossos hermanos. Esta foi a missão da diretora do Festival de Curitiba, Fabíula Passini, ao conhecer de perto o Fiba, Festival Internacional de Buenos Aires, um dos mais importantes do mundo, com uma forte cena latino-americana, e que reúne artes cênicas, música, dança e artes visuais.

Fabíula foi convidada para participar do Festival como parte do El Mercado Fiba, uma plataforma preparada pelos organizadores para os curadores estrangeiros. Neste ano, El Mercado contou com 180 programadores do mundo inteiro, incluindo Estados Unidos e toda a Europa.

O Fiba 2023 – Festival Internacional de Buenos Aires aconteceu de 24 de fevereiro a 5 de março em 50 espaços de Buenos Aires e com a presença de 1.500 artistas em 17 projetos internacionais, 26 transnacionais e 59 argentinos.

city buildings
Cena noturna da Calle Corrientes, coração do teatro em Buenos Aires, sede do Fiba – Photo by Lucía Montenegro on Pexels.com © Blog do Arcanjo

“Uma coisa muito forte desse festival é mostrar a cena latino-americana, principalmente de Buenos Aires, do que acontece lá, pra ser levada pra fora”, conta Fabíula, que ficou seis dias na capital da Argentina. “Eu já sabia do Mercado Fiba, mas não tinha ideia do tamanho real dele”, revela, impressionada.

Do que viu lá, Fabíula destaca os espetáculos De La Mejor Manera, de Jorge Eiro, Federico Liss e David Rubisntein, e Los Años, de Mariano Pensotti.

Cena de Los Años, de Mariano Pensotti, um dos destaques do Fiba 2023 na opinião de Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba – Foto: Divulgação © Blog do Arcanjo

Questionada sobre como comparar o Festival de Curitiba e o Fiba de Buenos Aires, Fabíula Passini responde ao Blog do Arcanjo. “É difícil comparar o Fiba com o Festival de Curitiba. São formatos bem diferentes e cada um é importante no que se dispõe a entregar pros artistas e pro público”.

A diretora Fabíula Passini do Festival de Curitiba recebe o Prêmio Arcanjo pelos 30 anos do evento, em cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso, em SP – Foto: Rafa Marques © Blog do Arcanjo

Maior evento das artes cênicas na América Latina, o Festival de Curitiba começa na próxima terça, 27 de março, e vai até 9 de abril com mais de 350 atrações e expectativa de público de 250 mil pessoas. O Festival de Curitiba venceu o Prêmio Arcanjo em 2022 na categoria Especial por seus 30 anos de trajetória. Como é tradição desde 2008, o jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado estará no Festival de Curitiba do começo ao fim cobrindo todos os detalhes do evento aqui no Blog do Arcanjo.

cropped-eu-de-voce-festival-de-curitiba-foto-lina-sumizono-blog-do-arcanjo-2022-01.jpg
Detalhe da plateia do Guairão no Festival de Curitiba – Foto: Lina Sumizono © Blog do Arcanjo

Colaborou Sandoval Matheus, da Agência de Notícias Festival de Curitiba.

+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *