Ferdinando Martins estreia coluna no Blog do Arcanjo sobre o teatro

Ferdinando Martins estreia coluna sobre teatro no Blog do Arcanjo – Foto: Divulgação © Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um dos grandes pensadores do teatro brasileiro contemporâneo, Ferdinando Martins estreia neste domingo, 12 de março de 2023, uma coluna no Blog do Arcanjo, site de jornalismo cultural com dez anos de trajetória e referência nacional em sua área.

Ele é professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), além de jurado dos prêmios Shell, Bibi Ferreira e APCA, nestes dois últimos colega de júri de Miguel Arcanjo Prado. Em seus textos, Ferdinando vai refletir sobre temas que circundam o mundo das artes cênicas, além de resenhar livros relacionados à área. Em sua estreia, escolheu falar sobre “o lugar de fala no teatro”.

Ferdinando Martins é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, onde atua desde 2009 como professor nas áreas Estética e História da Arte, Teatro e Estudos da Performance. Desenvolve pesquisas sobre produção cultural, gênero e sexualidade nas artes, filosofia e teoria do teatro, estudos queer, psicanálise e produção cultural. É jurado os prêmios Shell, Bibi Ferreira e da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Desde março de 2023, realiza colaboração com textos especialmente escritos para o Blog do Arcanjo.

A ideia que Miguel Arcanjo e eu conversamos longamente é abranger universos e bolhas que, muitas vezes, não se comunicam, ou se tocam de maneira enviesada. De um lado, tem o peso da universidade. Sou professor de artes cênicas (e outras artes), oriento teses e dissertações, pesquiso, publico e participo de eventos acadêmicos. De outro, sou frequentador assíduo de teatro, dança, performance, jurado de prêmios, ávido consumidor de livros e audiovisual, alguém que gosta de estar no meio de gente da cultura.

Ferdinando Martins
Professor da USP e jurado dos prêmios Shell e APCA

Conheço Ferdinando Martins desde 2008, quando nos conhecemos no Festival de Curitiba, maior evento das artes cênicas da América Latina. Desde então, construímos uma relação de admiração e respeito mútuos. Quando ele me propôs fazer uma coluna no Blog do Arcanjo, senti-me honrado. Até porque Ferdinando é um grande intelectual do teatro brasileiro e exímio conhecedor do teatro latino-americano e mundial. E ainda é dono de um excelente e comunicativo texto, que coloca a academia perto das pessoas. Afinal, é um acadêmico com os pés no chão. Somos privilegiados em poder ler seus textos aqui no Blog do Arcanjo.

Miguel Arcanjo Prado
CEO do Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo

Acompanhe a coluna de Ferdinando Martins no Blog do Arcanjo!

silhouette photography of people on theater
Mundo do teatro é tema da coluna de Ferdinando Martins no Blog do Arcanjo – Photo by Wendy Wei on Pexels.com © Blog do Arcanjo 2023

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo PodFoi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Xuxa faz 60 anos Skank se despede Wicked volta a SP: conheça atores e personagens! Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix