Carnaval Belo Horizonte: Mais de cem blocos desfilam em BH neste fim de semana

Mais de cem blocos desfilam por BH neste fim de semana – Foto: Divulgação/PBH – Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Após os primeiros dias de grande movimentação e diversos atrativos, Belo Horizonte está preparada para uma semana de carnaval. Com uma programação diversa, plural e descentralizada, a cidade vai receber mais de 100 blocos de rua só neste final de semana. Confira a programação completa no Portal Belo Horizonte.

“O retorno do Carnaval de Belo Horizonte mostrou o potencial que a nossa festa possui. Ficamos muito animados e satisfeitos com o resultado. Presenciamos uma cidade mais feliz, com uma cultura carnavalesca viva e pulsante. E voltamos neste fim de semana com mais de 100 blocos de rua, com programação para todos os gostos e descentralizada, expandindo a nossa folia para todos os cantos da capital”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Os destaques para os próximos dias ficam por conta do bloco infantil Fera Neném, que promete sacudir a garotada com muita alegria neste sábado (11). A concentração acontece na rua dos Dominicanos, no bairro Serra, a partir das 9h. O bloco LGBT+ Absurda, já tradicional no Carnaval de Belo Horizonte, trará muita diversidade para as ruas do Centro da capital. A concentração será no próximo domingo (12), na rua Aarão Reis, às 14h30. No mesmo dia, o bloco Asa de Banana, que exalta as bandas baianas Chiclete com Banana e Asa de Águia, fará seu cortejo na Savassi, com concentração prevista para acontecer na avenida Getúlio Vargas, 820, às 10h.  Valorizando a música popular brasileira, o bloco Sai Pra Lá Capeta promete comemorar a volta do carnaval em grande estilo. A concentração acontece no dia 14 de fevereiro, às 18h, na Praça México, no bairro Concórdia.

Fechando o período de pré-carnaval, a programação conta ainda com o popular bloco Chama o Síndico, que trará novamente às ruas da regional Centro-Sul muita música e alegria com a tradicional valorização aos artistas nacionais Tim Maia e Jorge Benjor. A concentração acontece no dia 15 de fevereiro, às 16h, na avenida Afonso Pena 1377. O Bloco da Bicicletinha, festa onde todos os foliões desfilam de bicicleta, chega com muita descontração na noite do dia 16 de fevereiro. A concentração ocorre na avenida Arthur Bernardes, 250, na Vila Paris, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Para a folia de 2023, a Prefeitura de Belo Horizonte está realizando uma gestão integrada, com cerca de 30 órgãos públicos trabalhando em conjunto. O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) irá monitorar o evento em tempo real. Também irá ocorrer acompanhamento georreferenciado dos blocos e serviços da cidade. A BHTrans já divulgou a operação de trânsito para este segundo fim de semana de carnaval. Para melhor atender o folião, a Belotur disponibilizará 480 cabines sanitárias móveis para o sábado (11) e 464 para o domingo (12). Também estão sendo instaladas grades em diversos pontos da capital mineira, com o intuito de proteger praças e monumentos.

Carnaval de Belo Horizonte – Foto: Élcio Paraíso/Belotur – Blog do Arcanjo 2023

Carnaval 2023

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, a festa teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.

O Carnaval de Belo Horizonte 2023 tem o patrocínio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Rede de Supermercados BH. A folia conta ainda com a parceria das cervejarias 040, Verace, Laut Beer e Albanos; da bebida destilada Gingibre; do hotel Ouro Minas; da plataforma digital Sympla; da empresa de cosméticos O Boticário e da marca de produtos de limpeza Limpão Mercados.

Com Comunicação Prefeitura de Belo Horizonte e Belotur.

Acompanhe a cobertura do Carnaval no Blog do Arcanjo!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *