Teatro Sérgio Cardoso inaugura sala digital com Paulinho Moska e Renato Luciano
Espaço cultural foi equipado com o melhor do audiovisual
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Com show de Paulinho Moska e Renato Luciano, o Teatro Sérgio Cardoso lança sua sala digital nesta quinta-feira (13) às 20h30. A celebração também comemora os 42 anos da tradicional casa de espetáculos paulista.
O evento especial será fechado, somente para colaboradores, moradores da região do Bixiga, autoridades, artistas, profissionais da cultura e imprensa. Mas você pode assistir através do site CulturaEmCasa
A sala conta com seis câmeras, todas com resolução 4k. Dessas, três são “Blackmagic”, referência no mercado de transmissão ao vivo, e atualmente o equipamento preferido nas produções de Hollywood. As outras são PTZs, câmeras robóticas controladas remotamente por joystick, que oferecem inúmeras possibilidades de enquadramento.
As duas salas do Teatro Sérgio Cardoso, administrado pela Amigos da Artes, – Nydia Licia e Paschoal Carlos Magno – foram equipadas com 30 pontos de fibra óptica, o que permite que o sinal de áudio e imagem chegue com menor tempo de resposta e maior qualidade no estúdio.
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o próximo equipamento a se transformar em sala digital será o Theatro São Pedro. A inspiração é a Digital Concert Hall, da Berliner Philharmoniker.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, o investimento em alta tecnologia coloca o Teatro Sérgio Cardoso entre as principais e mais modernas salas internacionais.
“Com a instalação de equipamentos digitais de ponta para o registro e a transmissão em alta qualidade de seus espetáculos, o Teatro Sérgio Cardoso se equipara aos principais teatros do mundo, como a Konzerthaus de Berlim, e reforça seu papel enquanto equipamento público de cultura”, afirma.
Segundo Sá Leitão, “a ideia é ampliar o acesso da população à cultura por meio da internet, fazendo com que o público interessado possa ver os espetáculos onde estiver, através do meio mais conveniente”, diz. “Trata-se, portanto, de uma iniciativa de democratização do acesso à arte”, conclui o secretário.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.