O Universo Está Vivo como um Animal estreia na Oswald de Andrade com obra do gênio Nikola Tesla

O Universo Está Vivo como um Animal estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade – Foto: Fernando de Proença/Divulgação – Blog do Arcanjo

Espetáculo curitibano chega a São Paulo com uma série de atividades inspiradas no inventor

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A iluminação com lâmpadas tubulares fluorescentes é a grande estrela da peça O Universo Está Vivo como um Animal, que chega à Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, nesta quarta (5), com sessões gratuitas até 22 de outubro, de quarta a sábado. O desenho de luz da peça é assinado por Beto Bruel, um dos grandes iluminadores cênicos do Brasil.

Nikola Tesla – Wikipédia, a enciclopédia livre
Nikola Tesla

Feito a partir de uma “dramaturgia da luz”, o espetáculo lembra o legado do inventor croata Nikola Tesla (1856-1943), que registrou mais de 300 patentes e foi o grande teórico das correntes elétricas, que mudaram o mundo e as comunicações humanas de forma irreversível.

A obra criada por Diego Marchioro, Fernando de Proença e Nadja Naira é do grupo Rumo de Cultura, de Curitiba, no Paraná. Eles mergulharam em cartas, autobiografia, palestras e estudos de Tesla para criar o espetáculo interpretado pelos atores Diego Marchioro, Fernando de Proença, Edith de Camargo e Augusto Ribeiro.

O Universo Está Vivo Como Um Animal foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo e conta com patrocínio de Eletrobras, Peróxidos do Brasil, BRDE e Neovia Engenharia.

Um dos charmes da montagem está na trilha sonora, em uma canção inédita gravada por Ná Ozetti e Ney Matogrosso. Junto ao espetáculo o grupo promove uma série de atividades, que incluem documentário, podcast e oficinas gratuitas.

blue metal tool
Descobertas de Nikola Tesla sobre correntes elétricas mudaram para sempre o mundo – Photo by Killian Eon on Pexels.com – Blog do Arcanjo

Podcast

O trabalho é a terceira peça do projeto Te(a)tralogia idealizado pelos artistas Diego Marchioro, Fernando de Proença e Isabel Teixeira. Faz parte também do projeto, a áudio série People vs. Tesla, lançada em 2020 – com texto de Isabel Teixeira, direção de Nadja Naira e interpretação de Diego Marchioro e Fernando de Proença. O podcast estará disponível para que o público possa ouvir no dia 12 de outubro, às 16h30, na Oswald de Andrade.

Documentário

Todo o processo de criação e investigação do Te(a)tralogia é retratado em Te(a)tralogia.doc. O longa, criado pela dupla Diego Marchioro e Fernando De Proença, abre os arquivos pessoais dos artistas, de memória e especificidades do fazer teatral. Partindo de uma esfera íntima, se espraia em questões universais de modos e meios do viver teatral, a partir do processo de criação e montagem da cena. O documentário passa pelo processo de construção de quatro peças, adentre no mundo teatral, suas lógicas, línguas e pulsos. Ele também será exibido na temporada paulista, no dia 15 de outubro, às 16h30.

Música

Combinada com a estreia da peça, a Rumo de Cultura lança nas plataformas de áudio uma canção inédita homônima – tema da peça – com os cantores Ná Ozzetti e Ney Matogrosso.

Palestra e oficina

Além das apresentações do espetáculo e do podcast, a programação na Oficina Cultural Oswald de Andrade também traz a palestra “Iluminação Cênica”, com Beto Bruel no dia 8 de outubro. Também haverá uma oficina de dramaturgia nos dias 13 e 14 de outubro, ministrada por Diego Marchioro e Fernando de Proença. É necessária inscrição prévia para as oficinas.

O ator norte-americano Ethan Hawke como Nikola Tesla no filme Tesla em Hollywood – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo
O ator argentino Juan Manuel Tellategui como Nikola Tesla na série da Warner Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Nikola Tesla na arte

Nikola Tesla é uma figura que constantemente seduz artistas. Além da peça O Universo Está Vivo como um Animal, o inventor foi tema da cinebiografia Tesla, em Hollywood, em 2020, protagonizado por Ethan Hawke sob direção de Michael Almereyda. Tesla também já esteve representado na série original brasileira da Warner Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis, em 2017, interpretado pelo ator argentino Juan Manuel Tellategui sob direção de André Moraes.

O Universo Está Vivo Como Um Animal

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – Telefone: (11) 3222-2662 – Capacidade da sala – 40 lugares – Temporada de 5 de outubro a 22 de outubro. Quarta a sexta, às 20h, Sábado, às 18h. * Quarta-feira, 12 de outubro, às 18h. Entrada Franca (retire seu ingresso com 1h de antecedência na bilheteria do teatro). Duração: 50 minutos. Classificação: livre.

Ficha Técnica

roteiro – Diego Marchioro, Fernando de Proença e Nadja Naira | direção – Nadja Naira | elenco – Diego Marchioro, Fernando de Proença, Edith de Camargo e Augusto Ribeiro | iluminação – Beto Bruel | preparação corporal – Carmen Jorge | trilha sonora – Edith de Camargo | canção original O Universo Está Vivo Como Um Animal – letra Fernando de Proença (a partir do livro Minhas Invenções, de Nikola Tesla) – melodia Ná Ozzetti – arranjo e músico – Mário Manga – intérpretes – Ney Matogrosso e Ná Ozzetti | cenário – Érica Storer e Angelo Osinski | figurino – Luan Valloto | assistência de figurino – Isabella Mello | coordenação de projeto Diego Marchioro | direção de produção Cindy Napoli | assistência de produção – Augusto Ribeiro e Rebeca Forbeck | agendamentos – Marcos Trindade | técnico de som – Chico Santarosa | técnico de luz – Lucas Amado e Augusto Ribeiro | foto – Elenize Dezgeniski e Lidia Ueta | vídeo e teaser – Alan Raffo | designer gráfica – Adriana Alegria | assessoria de comunicação e imprensa- Fernando de Proença | mídias sociais – Plateia Comunicação; Luísa Bonin e Tays Cristine | produção local (São Paulo) – Nosso Cultural | site – Julia Brasil | captação de incentivo – Caroline Hoerig | idealização – Rumo de Cultura, Diego Marchioro, Fernando de Proença e Isabel Teixeira | realização – Rumo de Cultura

Ouça a Áudio Série:

People vs. Tesla – peça elétrica para ondas de rádio: People vs. Tesla | Podcast on Spotify

Ações formativas e acessibilidade

Apresentação O Universo está vivo como um animal – sessão com LIBRAS

06 e 07 de outubro – quinta e sexta às 20h

08 de outubro – sábado às 18h

Palestra Iluminação Cênica com Beto Bruel – LIBRAS

08 de outubro – sábado das 16h às 17:30

Exibição áudio série People vs. Tesla – peça elétrica para ondas de rádio

12 de outubro – quarta às 16:30

Laboratório de Dramaturgia com Diego Marchioro e Fernando Proença

13 e 14 de outubro – quinta e sexta das 14h às 17h

Faça sua inscrição!

Exibição Documentário Te(a)tralogia

15 de outubro – sábado às 16:30

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP