Chico Sant’Anna celebra 70 anos com solo impactante em São Paulo: Saiba o Seu Lugar!

Grande nome dos palcos, Chico Sant’Anna estreia a peça Saiba o Seu Lugar! no Teatro Pequeno Ato em São Paulo – Foto: Alexandre Magno/Divulgação – Blog do Arcanjo

Artista de destaque do Distrito Federal faz curta temporada na capital paulista

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um olhar delicado para traumas profundos. É o que busca fazer o espetáculo Saiba o Seu Lugar!, que o ator Chico Sant’Anna, um dos grandes nomes da cena teatral no Distrito Federal, estreia no Teatro Pequeno Ato, em São Paulo, nesta quinta, 6 de outubro. A obra pode ser vista até dia 30 de outubro, em curta temporada, de quinta a domingo (retire seu ingresso). A peça ainda comemora seus 70 anos de vida, 40 anos de carreira e os 10 anos da Cia Plágio de Teatro. Na montagem, o artista passeia por temas importantes como o racismo, a violência psicológica e sexual e a exclusão social, misturando realidade e ficção.

Enredo

Saiba o seu lugar! acompanha o personagem Dinho dos Santos, um senhor com quase 70 anos que, de dentro de um quartinho nos fundos de sua casa, decide contar sua história. Negro, cercado por brancos, nascido em uma cidade pequena do interior de Minas Gerais, em uma família pobre, ele se vê constantemente tolhido pela frase que começou ouvindo de sua mãe, mas encontrou por diversas vezes na sociedade: “você precisa saber o seu lugar”. Dinho começa contando a história de sua infância sofrida, sem recursos e que encontra, desde muito cedo, a violência.

Eu sou um homem negro que já viveu todo tipo de preconceito, violência social, racial e doméstica. E eu queria falar sobre isso. Algumas experiências desse texto realmente são minhas, mas também há muitas outras pessoas

Chico Sant’Anna
ator
Chico Sant’Anna estreia a peça Saiba o Seu Lugar! no Teatro Pequeno Ato em São Paulo – Foto: Alexandre Magno/Divulgação – Blog do Arcanjo

O artista conta que Djavan o inspirou na criação. “Ele dizia que a característica que menos gostava em si mesmo era a timidez, um sentimento das pessoas da raça negra criadas em ambientes menos privilegiados. E que sempre ouvia ‘você deve procurar seu lugar, você não pode estar aqui porque você é preto’. E eu pensei que se até ele, sendo o gênio que é, passou por esse tipo de problema que eu sempre tive, então era algo do qual eu deveria falar”, conta o artista.

“Estamos vendo a quantidade de pessoas negras que são assassinadas diariamente no Brasil. É o grupo de pessoas que mais sofre, além de enfrentar dificuldades no acesso a serviços e viver uma exclusão sistemática todos os dias”, pontua.

Trilha

Apaixonado por discos de vinil, Chico Sant’Anna levou a música para o espetáculo, que traz canções que passam por um clássico de guerra de Tchaikovski (Abertura 1812) ao rock revolucionário dos Beatles. “A música de abertura sempre me marcou muito porque fala da vitória do oprimido. Foi composta para comemorar a derrota do exército francês, de Napoleão, após sua tentativa de invadir a Rússia. Ela é uma apoteose e eu achei que essa celebração da vitória do mais fraco tinha tudo a ver com a nossa história. E também escolhi os Beatles porque sou beatlemaníaco desde criancinha. Escolhi uma música fantástica que se chama Nowhere Man, que fala de um homem de lugar nenhum, que não existe lugar determinado para as pessoas. E Free as a Bird para coroar o momento que o personagem se liberta desse pesadelo que o acompanhou a vida inteira”, adianta.

Ficha Técnica

Texto: Santiago Serrano. Direção e tradução: Sérgio Sartório. Elenco: Chico Sant’Anna. Iluminação: Sérgio Sartório. Trilha sonora: Chico Sant’Anna. Cenografia e figurino: Chico Sassi. Produção: Deca Produções (André Deca) e Guinada Produções (Daniela Vasconcelos). Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Realização: Cia. Plágio de Teatro.

Espetáculo Saiba o seu lugar!

Estreia dia 6 de outubro de 2022. Temporada: de 6 a 30 de outubro – Quintas e sextas, às 21h. Sábados às 18h e 21h. Domingos às 18h. Aos domingos, a sessão terá intérprete de libras e programas em braille. Ingressos: R$30 e R$15. Duração: 55 minutos. Classificação etária: 14 anos. Pequeno Ato – Rua Doutor Teodoro Baima, 78 – Vila Buarque. Telefone: 11 99642-8350. Bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Aceita cartões. Não tem acessibilidade. Estacionamento vizinho. Retire seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *