1ª bailarina trans do Theatro Municipal, Marcia Dailyn celebra 25 anos nos palcos com espetáculo no CRD

Marcia Dailyn celebra 25 anos de formação como primeira bailarina trans do Theatro Municipal – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

Uma Passagem no Tempo recupera trajetória de pioneirismo da artista trans nas artes de São Paulo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um quarto de século nos palcos. Marcia Dailyn celebra sua Gala 25 Anos de Formação – Uma Passagem no Tempo, em sessão dupla neste sábado, 10 de setembro, às 19h e 20h, no Centro de Referência da Dança (CRD) de São Paulo, que fica debaixo do Viaduto do Chá, no centro. A entrada é gratuita com classificação livre. A montagem integra as comemorações dos 80 anos do CRD em 2022.

Marcia Dailyn é a primeira bailarina trans do Theatro Municipal de São Paulo, onde estudou ballet na Escola de Bailado no fim da década de 1990. Depois, seguiu sua trajetória de sucesso como bailarina, atriz e performer.

Marcia Dailyn: primeira bailarina trans do Theatro Municipal – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

Celebrar 25 anos de formação artística no Theatro Municipal de São Paulo é uma vitória com sabor especial. Vai ser uma noite de glória e emoção no Centro de Referência da Dança!

Marcia Dailyn
1ª bailarina trans do Theatro Municipal de São Paulo e atriz da Cia. Os Satyros

Atualmente, a artista natural de Jales, no interior paulista, integra a Cia. de Teatro Os Satyros, da qual recebeu o título de Diva da Praça Roosevelt, herdado da cubana Phedra D. Córdoba, a quem interpretou na peça Entrevista com Phedra, de Miguel Arcanjo Prado, em 2019 — papel que lhe fez ser a primeira atriz trans indicada ao Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz e espetáculo vencedor do Prêmio Nelson Rodrigues daquele ano.

Ela ainda foi hotstess da histórica casa noturna The Week, além de ser musa do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta e do Bar da Dona Onça, a convite de seus amigos Jefferson e Janaina Rueda, além de integrar a equipe de colaboradores da SP Escola de Teatro.

“Estou muito emocionada com este momento e passei as últimas semanas realizando todos os preparativos para este dia tão especial”, diz Marcia Dailyn ao Blog do Arcanjo. “Quero relembrar no palco a minha história, ocupar este espaço tão importante para mim e para da dança, que é o Centro de Referência da Dança, com a minha arte e tudo que meu corpo carrega”, complementa a artista, também diretora e coreógrafa do espetáculo idealizado por ela e produzido por Elisa Barboza e Maiara Cicutt.

Marcia Dailyn posa em frente ao Theatro Municipal onde se formou 25 atrás como primeira bailarina trans da instituição – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tim Maia: 80 anos do eterno síndico Arlete Salles brilha no Teatro das Artes Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo