Julia Lemmertz, Vladimir Brichta e grande elenco estreiam peça Tudo sob fortes aplausos no Sesc Bom Retiro

Espetáculo dirigido por Guilherme Weber apresenta discussões filosóficas sobre Estado, arte e religião

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Na mesma semana em que uma pesquisa do DataFolha apontou que para 56% dos brasileiros política e religião devem andar juntos, o que contradiz a base republicana do Estado laico, a peça Tudo chegou ao Sesc Bom Retiro, em São Paulo. O momento não poderia ser mais apropriado, já que o espetáculo apresenta uma série de questionamentos filosóficos justamente sobre tal temática, concentrando em três principais assuntos: Estado, arte e religião.

A obra é de autoria do argentino Rafael Spregelburd, nome de ponta no teatro contemporâneo de Buenos Aires, e tem direção de Guilherme Weber, que também traduziu o texto do espanhol. Em cena, está um time afinado: os atores Julia Lemmertz, Dani Barros, Vladimir Brichta, Claudio Mendes e Marcio Vito.

Retire seu ingresso para Tudo no Sesc Bom Retiro!

Elenco é aplaudido na estreia da peça Tudo no Sesc Bom Retiro – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo
Público na estreia da peça Tudo no Sesc Bom Retiro – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Questões filosóficas

Em três atos que navegam por quase duas horas, os atores passeiam pelos temas propostos pelo espetáculo, ora estando em uma repartição pública ou, mais tarde, em uma festa. A encenação flerta em muitos momentos com o teatro de absurdo de Samuel Beckett e também assume as proposições épico-dialéticas de Bertolt Brecht para a cena, com leves pitadas pós-dramáticas. Filosoficamente, três perguntas norteiam os três atos: Por que todo Estado vira burocracia? Por que toda arte vira negócio? Por que toda religião vira superstição?

A atriz Dani Barros na estreia da peça Tudo no Sesc Bom Retiro – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

O espetáculo é produzido pela Quintal Produções, que completa 13 anos de trajetória na produção cultural, e foi um dos destaques do tradicional Festival de Teatro de Curitiba no primeiro semestre. A equipe celebrou com emoção a estreia em São Paulo, após temporada de ingressos esgotados no Rio de Janeiro.

A peça Tudo pode ser vista até 9 de outubro, quintas, sextas e sábados, 20h, e domingos, 18h. O Sesc Bom Retiro fica na Alameda Nothmann, 185. Retire seu ingresso!

O Blog do Arcanjo acompanhou a estreia de perto e mostra os bastidores do elenco e quem aplaudiu Tudo nas fotos de Rafa Marques.

Equipe da peça Tudo abre bastidores ao Blog do Arcanjo no Sesc Bom Retiro

Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu estreia da peça Tudo no Sesc Bom Retiro

Retire seu ingresso para Tudo no Sesc Bom Retiro!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo Fred Raposo é destaque no Mirada Maitê Proença estreia O Pior de Mim em SP