Crítica: Fantástico e extasiante, The Royal Edinburgh Military Tattoo encanta milhares no Castelo de Edimburgo ★★★★★

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022
★★★★★ Ótimo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL A EDIMBURGO*

Uma experiência fantástica e extasiante. Assim é assistir ao megaespectáculo The Royal Edinburgh Military Tattoo – Voices, realizado para quase 10 mil pessoas que lotam as gigantes arquibancadas na esplanada do Castelo de Edimburgo na Escócia, Reino Unido.

O Blog do Arcanjo assistiu ao evento na última sexta, 26 de agosto, na antepenúltima apresentação deste verão, marcado pela retomada após três anos de ausência por conta da pandemia — a última edição havia sido realizada no verão de 2019.

Sob direção do neozelandês Michael Braithwaite, que imprime aos artistas em cena a precisão de um bom relógio britânico, o espetáculo mistura a tradicional parada militar a elementos das culturas tradicionais e pop não só da Escócia e do Reino Unido como um todo, como também de outras nações, como Estados Unidos e México. Ainda participam artistas da Suíça, Alemanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Claro que não falta a clássica canção Scotland the Brave, que brilha e emociona profundamente quem a escuta, em meio a canções celtas e novidades pop. Com pouco mais de 90 minutos de duração, o megashow empolga várias vezes o público presente na arena gigante, que em muitos momentos lembra a estrutura dos sambódromos brasileiros — é inacreditável que o Brasil não utilize tais espaços para superproduções da cultura brasileira para um público de turistas, como Edimburgo faz muito bem. Homenagens às vítimas da pandemia e também da Guerra na Ucrânia, invadida pela Rússia, também emocionam os presentes.

O desenho de luzes também é espetacular, transformando a fortaleza histórica do Castelo de Edimburgo em um verdadeiro telão que dialoga com os diferentes momentos do show, cuja proposta é misturar tradição e inovação, conforme declarou seu diretor ao jornal The Scotsman. A retomada de um evento de multidões em meio à festa do retorno do Festival Internacional de Edimburgo, em sua 75ª edição, com seu efervescente Fringe, deixou escoceses e turistas com um sorriso largo no rosto e com a sensação de ver o frescor da vida reflorescer.

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

O evento militar, criado no pós Segunda Guerra Mundial, agora em seus 72 anos de vida, demonstra farta juventude e poder comunicativo com o aqui e agora, sem deixar de lado sua missão fundacional de unir os povos.

Para quem ficou desejoso de conhecer essa maravilha de presteza técnica e artística, o espetáculo voltará de 4 a 26 de agosto de 2023, no verão do hemisfério norte. Mas, este jornalista lhe dá uma boa notícia: os ingressos já estão à venda. Que tal planejar uma viagem a Edimburgo para o ano que vem?

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022
★★★★★ Ótimo
Avaliação pelo crítico Miguel Arcanjo Prado
no 75º Festival Internacional de Edimburgo

Acompanhe o Blog do Arcanjo no Festival de Edimburgo!

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja ao Festival Fringe no 75º Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, a convite de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São PauloOrganização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e Invest SP.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão