Crítica: Fantástico e extasiante, The Royal Edinburgh Military Tattoo encanta milhares no Castelo de Edimburgo ★★★★★

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022
★★★★★ Ótimo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL A EDIMBURGO*

Uma experiência fantástica e extasiante. Assim é assistir ao megaespectáculo The Royal Edinburgh Military Tattoo – Voices, realizado para quase 10 mil pessoas que lotam as gigantes arquibancadas na esplanada do Castelo de Edimburgo na Escócia, Reino Unido.

O Blog do Arcanjo assistiu ao evento na última sexta, 26 de agosto, na antepenúltima apresentação deste verão, marcado pela retomada após três anos de ausência por conta da pandemia — a última edição havia sido realizada no verão de 2019.

Sob direção do neozelandês Michael Braithwaite, que imprime aos artistas em cena a precisão de um bom relógio britânico, o espetáculo mistura a tradicional parada militar a elementos das culturas tradicionais e pop não só da Escócia e do Reino Unido como um todo, como também de outras nações, como Estados Unidos e México. Ainda participam artistas da Suíça, Alemanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Claro que não falta a clássica canção Scotland the Brave, que brilha e emociona profundamente quem a escuta, em meio a canções celtas e novidades pop. Com pouco mais de 90 minutos de duração, o megashow empolga várias vezes o público presente na arena gigante, que em muitos momentos lembra a estrutura dos sambódromos brasileiros — é inacreditável que o Brasil não utilize tais espaços para superproduções da cultura brasileira para um público de turistas, como Edimburgo faz muito bem. Homenagens às vítimas da pandemia e também da Guerra na Ucrânia, invadida pela Rússia, também emocionam os presentes.

O desenho de luzes também é espetacular, transformando a fortaleza histórica do Castelo de Edimburgo em um verdadeiro telão que dialoga com os diferentes momentos do show, cuja proposta é misturar tradição e inovação, conforme declarou seu diretor ao jornal The Scotsman. A retomada de um evento de multidões em meio à festa do retorno do Festival Internacional de Edimburgo, em sua 75ª edição, com seu efervescente Fringe, deixou escoceses e turistas com um sorriso largo no rosto e com a sensação de ver o frescor da vida reflorescer.

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

O evento militar, criado no pós Segunda Guerra Mundial, agora em seus 72 anos de vida, demonstra farta juventude e poder comunicativo com o aqui e agora, sem deixar de lado sua missão fundacional de unir os povos.

Para quem ficou desejoso de conhecer essa maravilha de presteza técnica e artística, o espetáculo voltará de 4 a 26 de agosto de 2023, no verão do hemisfério norte. Mas, este jornalista lhe dá uma boa notícia: os ingressos já estão à venda. Que tal planejar uma viagem a Edimburgo para o ano que vem?

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022
★★★★★ Ótimo
Avaliação pelo crítico Miguel Arcanjo Prado
no 75º Festival Internacional de Edimburgo

Acompanhe o Blog do Arcanjo no Festival de Edimburgo!

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja ao Festival Fringe no 75º Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, a convite de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São PauloOrganização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e Invest SP.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *