Crítica: Fantástico e extasiante, The Royal Edinburgh Military Tattoo encanta milhares no Castelo de Edimburgo ★★★★★

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022
★★★★★ Ótimo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL A EDIMBURGO*

Uma experiência fantástica e extasiante. Assim é assistir ao megaespectáculo The Royal Edinburgh Military Tattoo – Voices, realizado para quase 10 mil pessoas que lotam as gigantes arquibancadas na esplanada do Castelo de Edimburgo na Escócia, Reino Unido.

O Blog do Arcanjo assistiu ao evento na última sexta, 26 de agosto, na antepenúltima apresentação deste verão, marcado pela retomada após três anos de ausência por conta da pandemia — a última edição havia sido realizada no verão de 2019.

Sob direção do neozelandês Michael Braithwaite, que imprime aos artistas em cena a precisão de um bom relógio britânico, o espetáculo mistura a tradicional parada militar a elementos das culturas tradicionais e pop não só da Escócia e do Reino Unido como um todo, como também de outras nações, como Estados Unidos e México. Ainda participam artistas da Suíça, Alemanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Claro que não falta a clássica canção Scotland the Brave, que brilha e emociona profundamente quem a escuta, em meio a canções celtas e novidades pop. Com pouco mais de 90 minutos de duração, o megashow empolga várias vezes o público presente na arena gigante, que em muitos momentos lembra a estrutura dos sambódromos brasileiros — é inacreditável que o Brasil não utilize tais espaços para superproduções da cultura brasileira para um público de turistas, como Edimburgo faz muito bem. Homenagens às vítimas da pandemia e também da Guerra na Ucrânia, invadida pela Rússia, também emocionam os presentes.

O desenho de luzes também é espetacular, transformando a fortaleza histórica do Castelo de Edimburgo em um verdadeiro telão que dialoga com os diferentes momentos do show, cuja proposta é misturar tradição e inovação, conforme declarou seu diretor ao jornal The Scotsman. A retomada de um evento de multidões em meio à festa do retorno do Festival Internacional de Edimburgo, em sua 75ª edição, com seu efervescente Fringe, deixou escoceses e turistas com um sorriso largo no rosto e com a sensação de ver o frescor da vida reflorescer.

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

O evento militar, criado no pós Segunda Guerra Mundial, agora em seus 72 anos de vida, demonstra farta juventude e poder comunicativo com o aqui e agora, sem deixar de lado sua missão fundacional de unir os povos.

Para quem ficou desejoso de conhecer essa maravilha de presteza técnica e artística, o espetáculo voltará de 4 a 26 de agosto de 2023, no verão do hemisfério norte. Mas, este jornalista lhe dá uma boa notícia: os ingressos já estão à venda. Que tal planejar uma viagem a Edimburgo para o ano que vem?

The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022
★★★★★ Ótimo
Avaliação pelo crítico Miguel Arcanjo Prado
no 75º Festival Internacional de Edimburgo

Acompanhe o Blog do Arcanjo no Festival de Edimburgo!

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja ao Festival Fringe no 75º Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, a convite de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São PauloOrganização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e Invest SP.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tim Maia: 80 anos do eterno síndico Arlete Salles brilha no Teatro das Artes Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo