Jô Soares sofre censura após sua morte

Programa do Jô será exibido com cortes de declarações do apresentador Jô Soares após sua morte – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

GNT vai censurar falas do apresentador em reprise do Programa do Jô

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Jô Soares será censurado após sua morte pelo GNT.

O apresentador, que morreu em São Paulo na última sexta (5) aos 84 anos, ganhou uma estranha “homenagem” do canal da Globo e que vai contra a tudo que o próprio Jô defendia: a liberdade de expressão e de pensamento.

O GNT vai exibir trechos de seu Programa do Jô, mas vai censurar algumas falas do apresentador, segundo informou o jornal O Globo nesta semana.

Resta saber quem será a pessoa designada para a função de censor de Jô Soares e qual critério vai utilizar.

Segundo a colunista do jornal O Globo Patrícia Kogut, “vai ser uma seleção feita com um cuidado em particular: o de suprimir os comentários que ele eventualmente tenha feito no ar e que hoje sejam passíveis de linchamento virtual”.

A jornalista ainda completou: “Afinal, ninguém escapa dos riscos de cancelamento”.

O dicionário define censura como “ação ou efeito de censurar; análise, feita por censor, de trabalhos artísticos, informativos etc., geralmente com base em critérios morais ou políticos, para julgar a conveniência de sua liberação à exibição pública, publicação ou divulgação”.

Jô Soares critica censura com uma tesoura no programa Viva o Gordo, exibido pela Globo durante a ditadura militar – Foto: Reprodução – Blog do Arcanjo

Jô Soares lutou contra a censura na ditadura

É preciso lembrar que Jô Soares lutou a vida inteira contra a censura — inclusive em seu programa, Viva o Gordo, na Globo, criticava de forma genial e contundente a censura, com o humorista segurando uma tesoura na mão em tempos de ditadura militar.

Portanto, é irônico que, em tempos democráticos, Jô volte a ser censurado. E o pior: após sua morte. E justamente por uma emissora a quem deu tanto faturamento.

Entre 2008 e 2016, o GNT exibiu aos domingos o Semana do Jô, um compilado de suas entrevistas ao longo da semana no Programa do Jô, na Globo, sempre com sucesso de ibope.

Veja trecho do Viva o Gordo em que Jô Soares simbolizada a censura com uma tesoura

‘Seleção cuidadosa’, diz a notícia do jornal O Globo sobre censura a falas de Jô Soares

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *