Alexandra Richter homenageia Dercy Gonçalves e Hebe Camargo na peça Uma Loira na Lua

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Prestes a se despedir da novela Além da Ilusão, atual folhetim das seis da TV Globo, Alexandra Richter diverte o público na pele da inquieta Julinha. Porém, quem pensa que a atriz vai descansar após o término da trama está muito enganado! Nesta sexta-feira, 05 de agosto, a humorista estreia seu novo projeto, a comédia Uma Loira na Lua, no Teatro Opus Frei Caneca, na capital paulista.
No espetáculo dirigido por Luiz Antônio Rocha, Richter homenageia algumas das divas icônicas do universo artístico: Dercy Gonçalves, Nair Bello, Hebe Camargo, Berta Loran, Marília Pêra, Virgínia Lane, Marina Miranda e a americana Lucille Ball.
A montagem conta ainda com textos de Ana Paula Botelho e Marcelo Moratto. A cenografia e direção de arte de Clívia Cohen, figurino de Edson Galvão. A Direção musical é de Tony Lucchesi e direção de produção de Gustavo Nunes.
“O conceito da peça é o humor de situações. A nova encenação, além de reverenciar Lucille Ball, estende o tributo a todas as comediantes brasileiras. Mulheres que se destacaram na comédia, que vieram do teatro de revista e foram para a televisão, quebraram tabus e romperam preconceitos numa época extremamente machista”, destaca o diretor Luiz Antônio Rocha.

Múltiplas mulheres em cena
Alexandra apresenta cinco personagens diferentes em esquetes diversas e hilárias, todas ligadas às fases da lua. Entre elas, destaque para Marly de Bangu, a empresária serial que tem a solução para todos os problemas no planeta Terra: deixá-lo pra trás e viver na Lua.
Ela jura que sua empresa já pode ser considerada unicórnio [empresas que faturam mais de 1 bilhão de dólares]. Está tentando vender a cápsula lunar, além de terreno na Lua e serviços agregados. Quer convencer os futuros compradores que morar na lua é a solução porque na Terra não dá mais.
Alexandra Richter
Atriz
No quadro “Uma Loira à Deriva”, o desejo de sentir emoções em alto mar leva a personagem a pagar uma mesa exclusiva, colada ao palco do show de Roberto Carlos. Tudo o que ela queria era ser vista pelo Rei em seu cruzeiro. Mas o aquecimento climático mandou um iceberg na rota do navio e ela foi parar numa ilha nada paradisíaca. “Ela vai reconhecendo o lixo jogado por ela mesma. É um quadro bem atual. Inserimos um assunto sério, necessário, mesmo em um espetáculo cômico.”
Em outra esquete, a atriz faz teste para comercial de um xarope a ser tomado uma vez ao dia. Tem os quadros da atriz cômica reprovada para o papel de Medeia (por não ter physique du role, de acordo com o diretor) e também fantasiada de Mulher Maravilha fazendo telegrama animado no teatro.
Colaborou Michele Marreira
Uma Loira na Lua
Onde: Teatro Opus Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569, Consolação, SP.
Quando: 05 de agosto até 25 de setembro de 2022. Sextas e Sábados, às 20h. Domingos, às 19h.
Quanto: R$ 25,00 a R$ 90,00 – Retire seu ingresso!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.