Eike Batista é tema de filme dirigido por Andradina Azevedo e Dida Andrade: Eike – Tudo ou Nada
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A trajetória de sucesso e derrocada de Eike Batista, um dos mais bem-sucedidos executivos brasileiros — ao menos no passado —, que já ostentou o título de sétimo homem mais rico do mundo, virou enredo de cinema.
No filme Eike – Tudo ou Nada, dirigido e roteirizado por Andradina Azevedo e Dida Andrade, dois dos mais talentosos cineastas da nova geração, o ex-marido da modelo Luma de Oliveira é vivido pelo ator Nelson Freitas – a semelhança física com o ex-bilionário impressiona.
Completam o elenco nomes como Carol Castro, Marcelo Valle, Bukassa Kabengele, Juliana Alves, Xando Graça, Jonas Bloch e André Mattos.
Baseado no livro homônimo da jornalista Malu Gaspar, a obra tem previsão de estreia nas telonas para o dia 22 de setembro deste ano, com distribuição da Paris Filmes.
Do topo à queda
De acordo com a Revista Forbes Brasil, em 2012, a fortuna de Eike Batista era estimada em 30 bilhões de dólares. Contudo, o fundador e presidente do grupo EBX foi preso em 2017, em um desdobramento da Operação Lava Jato.
No mesmo ano, tornou-se réu pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Já em 2020, o empresário fez um acordo de colaboração junto ao Ministério Público Federal, o qual foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal.
A maré negativa continua na vida de Eike Batista. De acordo com o site UOL, A Justiça Federal determinou a penhora de mais de R$ 3,6 bilhões de seus bens, em 20 de junho de 2022. A Juíza Bianca Stamato Fernandes, da 5ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro, atendeu a um pedido da Fazenda Nacional. O dinheiro será utilizado para cobrir o processo de falência da mineradora do empresário, intitulada MMX, com sede em Minas Gerais.
Colaborou Michele Marreira
Blog do Arcanjo mostra o trailer de Eike – Tudo ou Nada
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.