Miriam Freeland e Roberto Bomtempo levam ao teatro Diário de Pilar na Grécia, adaptação do livro de sucesso

Roberto Bomtempo e Miriam Freeland em Diário de Pilar na Grécia - Foto: Renata Freeland – Blog do Arcanjo
Roberto Bomtempo e Miriam Freeland em Diário de Pilar na Grécia – Foto: Renata Freeland – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Depois de uma bonita temporada europeia, o espetáculo Diário de Pilar na Grécia estreia em terras paulistanas, mais precisamente, no Teatro das Artes, dentro do Shopping Eldorado, dia 6 de agosto, sábado.

Protagonizado e idealizado pela atriz Miriam Freeland, o projeto é a primeira adaptação para o teatro, de um dos grandes sucessos literários da escritora Flavia Lins e Silva, com mais de 600 mil leitores. O elenco conta ainda com Roberto Bomtempo, Pedro Monteiro, Leandro Baumgratz, Alexandre Mofati, Viviana Rocha e Symone Strobel – que assina a adaptação e direção.

“Eu me apaixonei pelo livro quando a minha filha mais velha, que tem 23 anos, estava com 10, e nós iríamos fazer uma longa viagem, sozinhas. Achei que Diário de Pilar na Grécia poderia ser nosso grande companheiro de viagem e inspirar a Maria Helena. Durante a viagem, quando estava lendo pra ela na cama de noite, aquela coisa de mãe e filha, eu simplesmente comecei a chorar e ela também. A gente ficou emocionada com a história. Não posso dar spoiler, mas foi assim que eu me encantei”, relembra Miriam.

A história: aventura, coragem e amizade

A comédia infantil conta a história de Pilar, uma menina aventureira e curiosa. Ela mora com a mãe e o avô Pedro. Não conheceu seu pai, que “misteriosamente” saiu de sua vida antes mesmo dela nascer. Um dia, seu avô parte para uma viagem rumo à Grécia, e ela, morrendo de saudade, resolve viajar também. Mas logo depois recebe a notícia que seu avô não voltará mais de lá. Inconformada e decidida, Pilar encontra um presente deixado por ele: uma rede mágica que pode levá-la a qualquer lugar que desejar. Ao embarcar para a Grécia em sua rede, vive histórias incríveis acompanhada de seu amigo Breno e de seu gatinho Samba.

O espetáculo é uma adaptação do livro escrito por Flavia Lins e Silva - Foto: Renata Freeland – Blog do Arcanjo
O espetáculo é uma adaptação do livro escrito por Flavia Lins e Silva – Foto: Renata Freeland – Blog do Arcanjo

Cultura e entretenimento nas ONGs

A montagem estreou em 2018 no Rio de Janeiro, quando ganhou importantes prêmios: melhor espetáculo, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor texto adaptado no Prêmio CBTJ de Teatro para Crianças; e melhor espetáculo, melhor atriz e melhor ator no Prêmio Botequim Cultural.

Depois disso, ganhou uma temporada em Portugal, com um elenco misto de brasileiros e portugueses. Além das sessões comerciais, no Brasil, a produção apresentou a peça para alunos de escolas públicas e ONGs, e Miriam Freeland visitou mais de 40 escolas para promover também um bate-papo sobre a série de livros e o fomento da literatura infantil.

Colaborou Michele Marreira

Diário de Pilar na Grécia

Onde: Teatro das Artes – Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970, Loja 409, Pinheiros, São Paulo, SP.
Quando: 06 de agosto até 11 de setembro de 2022. Sábados e domingos, às 15h.
Quanto: De R$40,00 (meia) a R$80,00 (inteira) – Retire seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Jô Soares sofre censura após morte Diário de Pilar na Grécia faz temporada no Teatro das Artes em SP O Deus de Spinoza estreia no Teatro Itália Bandeirantes Teatro nos Parques percorre SP e Brasil ‘Se fosse homem, teria mais visibilidade’, diz Eloisa Vitz