Rapidinhas | Teatros Negros em Pauta documenta geração cênica afrodiaspórica

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Tela preta

O teatro negro é tema do programa de entrevistas Teatros Negros em Pauta, que põe foco na cena afrodiaspórica brasileira, sob condução de Tricka Carvalho e Piu Guedes. A direção é de Joyce Prado. Estreia dia 1º de julho, no streaming Wolo TV, com acesso gratuito. Cada semana traz um novo episódio,com nove ao todo. O roteiro e idealização é da coletiva Carcaça de Poéticas Negras, com apoio da Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo. Vale a pena conferir.

Argentina no palco

Está tudo pronto para a estreia do musical Evita Open Air, no próximo dia 7 de julho, no Parque Villa-Lobos. Myra Ruiz é Evita, a lendária primeira-dama da Argentina, enquanto que seu marido, Juan Domingos Perón, é defendido por Cleto Baccic. O espetáculo da Atelier de Cultura inova ao apresentar uma superprodução musical ao público paulistano ao ar livre. Os ingresso já estão à venda. Vai perder?

Marisa Monte, 55

A cantora Marisa Monte faz 55 anos nesta sexta, 1º de julho. O público paulistano poderá acompanhar a seu lado em nova temporada da turnê Portas em São Paulo, no Espaço Unimed (Antigo Espaço das Américas), na Barra Funda, após esgotar ingressos para quatro shows em fevereiro. As novas datas são 21, 22, 23, 28 e 29 de julho. A coluna apurou e adianta que quase todas as datas estão esgotadas, havendo ingressos apenas para o dia 28 de julho. Poderosa.

Números robustos

Aproveitando a efeméride dos 55 anos de Marisa Monte, vamos aos números levantados pelo Ecad: a cantora tem 164 músicas autorais e 731 gravações. A palavra “amor” foi a que mais apareceu nas composições da carioca, seguida de “ilusão” e “feliz”. Nos últimos 10 anos, Marisa teve quase 75% dos seus rendimentos em direitos autorais de execução pública provenientes dos segmentos de Rádio, TVs e Shows. Danada.

Alto – Biografia Não Autorizada

Devido ao enorme sucesso, o humorista Oscar Filho prorrogou até 30 de julho seu mais novo espetáculo Alto – Biografia Não Autorizada, todo sábado, 23h, no Teatro MorumbiShopping. Riso certo.

O Falcão Voador

Maria Clara Gueiros e Luccas Papp estão dando duro na reta final de ensaios, pois agendaram para 15 de julho a estreia do espetáculo O Falcão Voador, no Teatro Nair Bello. Com direção de Ricardo Grasson e texto de Luccas Papp, a montagem aposta no realismo fantástico ao mostrar um rapaz que tem a missão de saltar de uma montanha com uma asa de pano projetada pelo seu falecido pai e incentivado pela sua mãe. Interessante.

Genderless

Artita com farta trajetória nos palcos, Guttervil promete quebrar as barreiras do sistema cis normativo na peça Genderless, na qual vive Norrie Way Welby, primeiro corpo no mundo a ser reconhecido judicialmente como agênero. Com texto de Marcia Zanellato e direção de Samira Lochter, a obra pode ser vista às segundas, 21h, até o fim do mês de julho, na SP Escola de Teatro da Praça Roosevelt. O time criativo ainda conta com direção de arte de Thiago Capella, trilha de Henrique Mello, figurino do Coletivo de Dois e produção da Lina 3 Produções Culturais e Produtora 2 por 1. Não deixe de ver.

Viver É uma Arte

A atriz Beth Goulart acaba de lançar seu primeiro livro, Viver É Uma Arte: Transformando a Dor em Palavras, pela Editora Letramento. A obra é uma homenagem à sua mãe, a icônica atriz Nicette Bruno, que nos deixou em 2020, vítima da pandemia. O tomo tem prefácio emocionado da escritora Nélida Piñon e posfácio de Fernanda Montenegro, ambas imortais da Academia Brasileira de Letras. Obrigatório em qualquer estante.

A Dama do Cerrado

A ácida comédia A Dama do Cerrado, escrita em 1996 por Mauro Rasi (1949-2003) especialmente para a atriz Susana Vieira, é um dos lendários textos do dramaturgo. Agora, a história de Leda Florin será a primeira peça montada pela Cia Kikinico, criada por Benito Risi, que também está no elenco interpretando Fúlvio ao lado de Lia Oliveira (Leda Florin), Daniel Maschiari (Eládio) e Pat Albuquerque (Maria Celina Medeiros). A direção e adaptação são de Tom Dupim. A montagem fica em cartaz a partir do dia 2 de julho, sábado, 21h, no Teatro Commune. Estão todos convidados.

Feverestival

O Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas está de volta, excecionalmente dessa vez de 3 a 10 de julho, em sua 16ª edição, após dois anos longe do povo. A abertura será neste domingo com uma grande ocupação do Parque Taquaral. A programação será preenchida por oficinas, ações formativas, cortejo e diversas atrações culturais para todas as idades. “Nós vamos até o nosso público para revê-lo depois de tanto tempo distantes. O primeiro dia de programação é um encontro com a população campineira e um convite para que todos venham acompanhar nossas atrações também nas salas de teatro ao longo da semana”, diz Bruna Schroeder, membro do Núcleo Feverestival. Coisa boa.

FIT Rio Preto

Outro importante festival de teatro do Brasil está de volta entre os dias 21 e 30 de julho: o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto). Serão 31 obras, sendo cinco internacionais, de gêneros e estéticas diversas, que irão ocupar 20 locais da cidade, entre palcos, ruas e espaços alternativos, totalizando 65 apresentações, o festival oferecerá 17 ações formativas e reflexivas e um ponto de encontro, o Graneleiro,  com 34 intervenções artísticas, shows e performances. Imperdível.

Férias com cultura

Julho será de muitas atividades culturais grátis nas Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Por meio das Oficinas de Férias as unidades das zonas Norte (Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã) e Sul (Capão Redondo e Jardim São Luís) da capital paulista, além de Diadema e Osasco, na Região Metropolitana, e Iguape no Vale do Ribeira, irão oferecer 223 atividades, sendo 32 virtuais disponibilizadas pelo YouTube, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição durante todo o mês. Avisa o pessoal!

Fantasyland

Fantasyland, Um Show na Terra da Fantasia une magia, música, dança e muitos efeitos especiais de 3 a 31 de julho, sábados e domingos, às 16h, no Teatro J. Safra. A obra passei por Frozen, A Bela e a Fera, O Rei Leão, Cinderela, Peter Pan, Como Treinar seu Dragão e A Pequena Sereia. São mais de 20 figurinos e 4 cenários, com adaptação e direção de Tiago Pessoa. A criançada vai amar.

Alaíde Costa – Foto: Clarissa Lambert – Blog do Arcanjo

Viva Alaíde

A grande Alaíde Costa sobe ao palco do Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, no dia 8 de julho, sexta-feira, às 21h, para o show de lançamento de O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim. O aclamado álbum foi idealizado pelo trio de produtores Emicida, Pupillo e Marcus Preto e é o primeiro trabalho da cantora e compositora carioca de 86 anos cujo repertório inédito foi criado especificamente para sua voz e inspirado em sua biografia. Icônica.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *