Musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino chega ao Teatro Sérgio Cardoso

Ester Fretias como Elza Soares em Vozes Negras, musical que chega ao Teatro Sérgio Cardoso – Foto: Bernardo Cartolano – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Estreia nesta quinta (30) no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, após temporada de sucesso no Rio, o musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino, sob direção de Gustavo Gasparani. A obra tem formato diferenciado, unindo teatro musical e fórum de ideias, sobre pautas do feminismo negro que estão em ebulição na sociedade. Além das apresentações presenciais, haverá transmissão pelo Teatro Sérgio Cardoso Digital, todos os domingos, na #CulturaemCasa, pelo site ou aplicativo.

O espetáculo é dividido em seis diferentes temas, apresentados um a cada semana, focado em um período histórico-cultural como a Era do Rádio, por exemplo, que contava com a magnitude das vozes de Elizeth Cardoso e Carmen Costa. O “musical em formato de série” passará ainda pelo samba, Bossa Nova, Pop Soul brasileiro entre outros eixos temáticos. Verônica Bonfim, cantora, compositora, escritora, atriz e ativista será a apresentadora do espetáculo. No elenco estão Analu Pimenta, Bárbara Sut, Ester Freitas, Roberta Ribeiro e Vanessa Brown, e participações especiais. 

Debatedoras convidadas

Durante cada espetáculo da série, enquanto a história se desenvolve, haverá a participação de uma debatedora, como Djamila Ribeiro, Érika Hilton, Adriana Barbosa, Ana Paula Xongani, Nina Silva, Patrícia Santos, entre outras, promovendo um diálogo entre gerações. “Mantendo a mesma estrutura dramatúrgica, teremos um espetáculo novo a cada semana. A partir das histórias das cantoras pretas brasileiras, e suas respectivas épocas, vamos debater junto com a plateia sobre o que foi superado e o que ainda precisa ser discutido e modificado em nossa sociedade. Me inspirei livremente no Teatro Fórum, de Augusto Boal, para propor essa nova linguagem para o teatro musical”, conta o diretor Gasparani. 

A mediação dos debates será de Verônica Bonfim, que vai ouvir e levantar diálogos sobre racismo estrutural que impede mulheres, principalmente negras, de ascender individual, profissional e coletivamente do Brasil de 1500 aos dias de hoje. O que aquelas cantoras tiveram que passar para se consagrarem? O que o mercado e a sociedade impuseram como padrão para serem aceitas? Qual a importância de seus nomes no antirracismo? O que ainda é velado no século XXI que as limita de serem livres em suas escolhas? A proposta é unir cidadãos de diferentes classes sociais, raças, gêneros e orientações sexuais em torno de assuntos que deveriam ser do interesse e um compromisso de todos.

Todos os espetáculos da série funcionam de forma independente, não é necessário assistir em ordem cronológica. Cada sessão vai abrir espaço para uma conversa com a presença de uma debatedora convidada e a participação da plateia, refletindo sobre as situações vividas pelas homenageadas – O racismo e o feminismo negro nos dias de hoje. 

Estágio para mulheres negras

Visando fomentar a inclusão no mercado profissional, a Aventura também vai oferecer estágios nos espetáculos, em diversas funções do backstage: camarins, contrarregragem e monitoria exclusivos para mulheres negras. Serão 22 vagas para profissionais terem a oportunidade de trabalhar em produções futuras.

Episódios da série Vozes Negras

ESPETÁCULO 1 – ‘A Era de Ouro do Rádio’ 
Artistas homenageadas: Carmen Costa & Elizeth Cardoso
Cantora convidada para uma das sessões: Eliana Pittman
Debatedoras convidadas -uma em cada sessão: Preta Ferreira , Erica Malunguinho e Adriana Barbosa 
Sinopse: O primeiro espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino exaltará a Era do Rádio, homenageando duas de suas maiores estrelas: Carmen Costa e Elizeth Cardoso. As duas nasceram no mesmo ano 1920. Ambas eram de origem humilde, e com talento e determinação, superaram as barreiras do preconceito e escreveram seus nomes na história sem negarem suas raízes. O que não era fácil numa época tão cheia de convenções e referências hollywoodianas. Foram pioneiras ao levar a nossa canção pelo mundo afora, alcançando o mais alto degrau da glória. No repertório musical, grandes sucessos de Carmen e Elizeth. 

ESPETÁCULO 2 – ‘Samba, Terreiro e Ancestralidade’
Artistas homenageadas: Clementina de Jesus & D. Ivone Lara
Cantora convidada para uma das sessões: Áurea Martins  
Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Érika Hilton, Preta Ferreira e Ana Paula Xongani.
Sinopse: O segundo espetáculo da série musical Vozes negras – A Força do Canto Feminino exaltará o samba – seus terreiros e sua ancestralidade – homenageando duas de suas maiores damas: Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara. Sem esquecer das “tias” baianas que se fixaram no centro do Rio de Janeiro no fim do século XIX, numa região chamada Pequena África; e o famoso quintal da Tia Ciata, por onde passaram grandes nomes do samba. No repertório musical, grandes sucessos de Clementina e Dona Ivone. 

ESPETÁCULO 3 – ‘Samba-canção e Bossa-nova’
Artistas homenageadas: Dolores Duran e Alaíde Costa
Cantora convidada para as quatro sessões: Alaíde Costa  
Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Rosane Borges, Domênica Dias, Erica Malunguinho.
Sinopse: O terceiro espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino exaltará o Samba-Canção e a Bossa Nova, homenageando duas de suas maiores estrelas Dolores Duran Alaíde Costa.Duas mulheres negras, de origem pobre, fizeram história na música brasileira. Desde cedo aprenderam que para vencer na vida, precisam batalhar e lutar contra as adversidades do sistema. No meio de muito revés, Dolores Duran e Alaíde Costa nunca deixaram de sonhar e cantar. No repertório musical, grandes sucessos de Dolores e Alaíde.  

ESPETÁCULO 4 – ‘Do Samba ao Jazz, sem limites’
Artistas homenageadas: Alcione & Elza Soares
Cantora convidada para uma das sessões: Sandra de Sá 
Debatedoras convidadas – uma em cada sessão:  Nina Silva, Patrícia Santos e Domênica Dias 
Sinopse: No quarto espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino, exaltaremos duas divas da nossa canção: Alcione e Elza Soares. As gravadoras bem que tentaram enquadrá-las somente dentro do rótulo de sambistas. Mas sem negar o ritmo que as popularizou, deram a volta no mercado fonográfico e no preconceito, provando que poderiam ir muito além do papel ‘escolhido’ para elas. Criaram uma sonoridade própria, extrapolaram os limites de qualquer rótulo, alcançando uma enorme popularidade. Duas vozes personalíssimas, reconhecidas internacionalmente. No repertório musical, grandes sucessos de Alcione e Elza.  

ESPETÁCULO 5 – ‘Do Soul ao Afropop’
Artistas homenageadas: Margareth Menezes & Sandra de Sá
Cantora convidada para uma das sessões: Margareth Menezes 
Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Djamila Ribeiro, Eliane Dias, Patrícia Santos e Aretha Sadick 
Sinopse: O quinto espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino, exaltará duas cantoras da pesada que botaram o país inteiro pra dançar: Sandra de Sá Margareth Menezes. E nessa semana memorável, vai ter festa de clube e de rua! Sandra é considerada uma evolução natural do movimento Black Rio que, pela primeira vez, tinha uma representante feminina. Margareth, é a nossa rainha do afropop baiano. É pra dançar! No repertório musical, grandes sucessos de Sandra e Margareth.   

ESPETÁCULO 6 – ‘Novas Gerações’ 
Artistas homenageadas: Tati Quebra Barraco & Iza
Cantora convidada para 1 das sessões: Urias  
Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Claudia Miranda, Jaqueline Jesus, Leilane Ribeiro e Valéria Monã. 
Sinopse: O sexto espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino, homenageia três estrelas: Tati Quebra Barraco, Ludmilla e Iza. Tati nasceu na Cidade de Deus, Ludmilla em Caxias e Iza em Olaria. Regiões do Rio de Janeiro potentes em negritude. Tati, é umas das precursoras do gênero funk carioca. Ludmilla começou a cantar aos oito anos de idade nos pagodes da família e hoje é um fenômeno. Iza domina o cenário pop brasileiro. Três mulheres tão diferentes, mas que se igualam na coragem de cantar exaltando e enaltecendo a liberdade da mulher. No repertório musical, grandes sucessos de Tati, Ludmilla e Iza.   

Temporada Vozes Negras – A força do canto feminino

Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista – São Paulo/SP
Temporada: 30 de Junho a 7 de Agosto. Quinta-feira, sexta-feira, sábado: 20h30 e domingo: 17h.
Ingressos: A partir de R$25 a meia
Link de vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/74118/d/143511 

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *