CineOP: Cortejo da Arte aquece Ouro Preto com sincretismo cultural em festa

Cortejo da Arte da 17ª CineOP em Ouro Preto – Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL A OURO PRETO – Quem esteve nas ruas de Ouro Preto na manhã deste sábado de sol, 25 de junho de 2022, sentiu a alegria e a energia da volta do Cortejo da Arte, integrando a programação da 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. O evento começou no último dia 22, e vai até esta segunda, 27, com exibição gratuita de 151 filmes de oito países, além de debates, oficinas, shows e lançamentos de livros, com organização da Universo Produção. Dentro de sua programação, o Cortejo da Arte celebra o melhor da cultura ouro-pretana.

Cortejo da Arte da 17ª CineOP em Ouro Preto – Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção/Divulgação – Blog do Arcanjo

Após dois anos ausente, o Cortejo da Arte retomou às ruas históricas de Ouro Preto com sua grande marca: o sincretismo cultural tão presente nas Minas Gerais. Participaram da festa Bloco do Zé Pereira, Bloco Zé Bastião, Estandarte Cia. de Teatro, Contador de Histórias Marcelino Xibil, Fanfarra Desembargador Horácio Andrade, Quadrilha Pé de Moleque, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia – Capitão Rodrigo, Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, além dos personagens da Turma do Pipoca.

O Blog do Arcanjo mostra como foi a celebração popular nas fotos de Jackson Romanelli.

Cortejo da Arte da 17ª CineOP em Ouro Preto – Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção/Divulgação – Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo mostra Cortejo da Arte da CineOP em Ouro Preto pelo olhar do fotógrafo Jackson Romanelli

*O Blog do Arcanjo viajou a convite da CineOP. Colaborou David Godoi.

Veja cobertura completa do Blog do Arcanjo na CineOP

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Jô Soares sofre censura após morte Diário de Pilar na Grécia faz temporada no Teatro das Artes em SP O Deus de Spinoza estreia no Teatro Itália Bandeirantes Teatro nos Parques percorre SP e Brasil ‘Se fosse homem, teria mais visibilidade’, diz Eloisa Vitz