CineOP: Cortejo da Arte aquece Ouro Preto com sincretismo cultural em festa

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
ENVIADO ESPECIAL A OURO PRETO – Quem esteve nas ruas de Ouro Preto na manhã deste sábado de sol, 25 de junho de 2022, sentiu a alegria e a energia da volta do Cortejo da Arte, integrando a programação da 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. O evento começou no último dia 22, e vai até esta segunda, 27, com exibição gratuita de 151 filmes de oito países, além de debates, oficinas, shows e lançamentos de livros, com organização da Universo Produção. Dentro de sua programação, o Cortejo da Arte celebra o melhor da cultura ouro-pretana.

Após dois anos ausente, o Cortejo da Arte retomou às ruas históricas de Ouro Preto com sua grande marca: o sincretismo cultural tão presente nas Minas Gerais. Participaram da festa Bloco do Zé Pereira, Bloco Zé Bastião, Estandarte Cia. de Teatro, Contador de Histórias Marcelino Xibil, Fanfarra Desembargador Horácio Andrade, Quadrilha Pé de Moleque, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia – Capitão Rodrigo, Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, além dos personagens da Turma do Pipoca.
O Blog do Arcanjo mostra como foi a celebração popular nas fotos de Jackson Romanelli.

Blog do Arcanjo mostra Cortejo da Arte da CineOP em Ouro Preto pelo olhar do fotógrafo Jackson Romanelli












*O Blog do Arcanjo viajou a convite da CineOP. Colaborou David Godoi.
Veja cobertura completa do Blog do Arcanjo na CineOP
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.