Crítica | Pão com Ovo diverte público com atores carismáticos e farta brasilidade

Pão com Ovo
Avaliação: Muito Bom ✪✪✪✪
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Conseguir uma comunicação genuína com o público, que parte de uma profunda identificação dos espectadores com as personagens no palco, é feito digno de grandes artistas. E a dupla maranhense formada por Adeílson Santos e César Boaes consegue isso de modo formidável na comédia Pão com Ovo.
O espetáculo faz reta final de temporada no palco histórico do Teatro Ruth Escobar – Sala Dina Sfat, em São Paulo, até 19 de junho, com sessões às sextas e sábados, 21h, e domingo, 19h30. Retire seu ingresso!

Não à toa, a temporada de três meses, iniciada em 19 de março, caiu no gosto do público paulistano, que lota todas as sessões, sempre repletas também de maranhenses que vivem na grande metrópole brasileira, que prestigiam os filhos de sua terra natal — o músico Zeca Baleiro prestigiou uma das sessões.

Aliás, Adeílson Santos e César Boaes são verdadeiras estrelas do teatro do Maranhão, onde fazem há uma década imprescindível trabalho de formação cultural do público e carregam hordas de fãs, o que faz de Pão com Ovo uma comédia já vista por mais de 1,3 milhão de pessoas. Os dois, com suas divertidas e carismáticas personagens, têm até quadro na TV Mirante, a afiliada da Globo em terras maranhenses.
E é justamente no carisma e no constante embate de duas personagens tão diferentes que mora a alma desta comédia, que habita também na vivacidade cênica destes dois intérpretes, presentes de corpo e alma em cima do tablado.

César Boaes, que também assina a direção e demonstra ser um hábil dançarino, dá vida à dondoca emergente Clarisse, uma espevitada e periguete senhora, enquanto que Adeílson Santos interpreta Dijé, mulher simples do povo sem papas na língua. Ambas foram amigas de infância e tomaram rumos opostos na vida, o que faz do reencontro de ambas algo explosivo e muito divertido.
O contrataste social e étnico das duas é pano de fundo desta montagem, que reforça a humanidade das personagens sem aprisionamentos ao hipócrita politicamente correto, desvelando o humor da vida crua e dura e que emerge, muitas vezes, das mais difíceis situações. E a dupla vai ao limite e se arrisca, como quando coloca em cena um velório, com direito a caixão no palco e luz roxa.

E é por assumir tal verdade da vida com o farto talento de seus protagonistas que a comédia chega ao coração do público, despertando fartas gargalhadas.
Repleta de brasilidade com suas mulheres-drags, a comédia Pão com Ovo descortina o Brasil profundo e o modus operandi de nossa sociedade, tecendo uma crítica ferina sobre a mesma, mas com a leveza e o poder que só o bom humor possui.

Imbuídos de um real desejo de comunicar-se com os espectadores, os artistas trazem à dramaturgia elementos da cidade na qual se apresenta — em São Paulo, por exemplo, Clarisse vive em luxuosa casa de Alphaville, enquanto que Dijé mora num barraco em Itaquera —, sem perder a essência maranhense das personagens.

A montagem ainda conta com participações especiais dos atores convidados Alysson Lima e Julia Costa, que servem de respiro às personagens centrais. O clima é de tamanha diversão que os atores desapertam o freio do tempo e se abstêm de fazer o espetáculo caber nos 70 minutos anunciados.
Pão com Ovo, esta engraçadíssima produção da U.S. Saide Produções com a Asa Produções Culturais, sob direção de produção de Bira Saide com Valdir Archanjo, merece ser vista de forma despretensiosa, em uma saída agradável que certamente terminará com risos fartos.
Retire seu ingresso para Pão com Ovo no Teatro Ruth Escobar!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.