Crítica | Pão com Ovo diverte público com atores carismáticos e farta brasilidade

Comédia Pão com Ovo faz sucesso no Teatro Ruth Escobar em São Paulo com os talentosos maranhenses Adeílson Santos e César Boaes – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

Pão com Ovo
Avaliação: Muito Bom ✪✪✪✪
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Conseguir uma comunicação genuína com o público, que parte de uma profunda identificação dos espectadores com as personagens no palco, é feito digno de grandes artistas. E a dupla maranhense formada por Adeílson Santos e César Boaes consegue isso de modo formidável na comédia Pão com Ovo.

O espetáculo faz reta final de temporada no palco histórico do Teatro Ruth Escobar – Sala Dina Sfat, em São Paulo, até 19 de junho, com sessões às sextas e sábados, 21h, e domingo, 19h30. Retire seu ingresso!

Comédia Pão com Ovo faz sucesso no Teatro Ruth Escobar em São Paulo; em cena, o astro do humor maranhense César Boaes – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

Não à toa, a temporada de três meses, iniciada em 19 de março, caiu no gosto do público paulistano, que lota todas as sessões, sempre repletas também de maranhenses que vivem na grande metrópole brasileira, que prestigiam os filhos de sua terra natal — o músico Zeca Baleiro prestigiou uma das sessões.

Comédia Pão com Ovo faz sucesso no Teatro Ruth Escobar em São Paulo com brasilidade de sobra e os astros maranhenses do humor César Boaes e Adeílson Santos – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

Aliás, Adeílson Santos e César Boaes são verdadeiras estrelas do teatro do Maranhão, onde fazem há uma década imprescindível trabalho de formação cultural do público e carregam hordas de fãs, o que faz de Pão com Ovo uma comédia já vista por mais de 1,3 milhão de pessoas. Os dois, com suas divertidas e carismáticas personagens, têm até quadro na TV Mirante, a afiliada da Globo em terras maranhenses.

E é justamente no carisma e no constante embate de duas personagens tão diferentes que mora a alma desta comédia, que habita também na vivacidade cênica destes dois intérpretes, presentes de corpo e alma em cima do tablado.

Comédia Pão com Ovo faz sucesso no Teatro Ruth Escobar em São Paulo: o engraçadíssimo César Boaes como Clarisse – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

César Boaes, que também assina a direção e demonstra ser um hábil dançarino, dá vida à dondoca emergente Clarisse, uma espevitada e periguete senhora, enquanto que Adeílson Santos interpreta Dijé, mulher simples do povo sem papas na língua. Ambas foram amigas de infância e tomaram rumos opostos na vida, o que faz do reencontro de ambas algo explosivo e muito divertido.

O contrataste social e étnico das duas é pano de fundo desta montagem, que reforça a humanidade das personagens sem aprisionamentos ao hipócrita politicamente correto, desvelando o humor da vida crua e dura e que emerge, muitas vezes, das mais difíceis situações. E a dupla vai ao limite e se arrisca, como quando coloca em cena um velório, com direito a caixão no palco e luz roxa.

O ator Adeílson Borges no camarim da comédia de sucesso Pão com Ovo no Teatro Ruth Escobar em São Paulo – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

E é por assumir tal verdade da vida com o farto talento de seus protagonistas que a comédia chega ao coração do público, despertando fartas gargalhadas.

Repleta de brasilidade com suas mulheres-drags, a comédia Pão com Ovo descortina o Brasil profundo e o modus operandi de nossa sociedade, tecendo uma crítica ferina sobre a mesma, mas com a leveza e o poder que só o bom humor possui.

O ator, diretor e dramaturgo César Boaes no camarim da comédia de sucesso Pão com Ovo no Teatro Ruth Escobar em São Paulo – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

Imbuídos de um real desejo de comunicar-se com os espectadores, os artistas trazem à dramaturgia elementos da cidade na qual se apresenta — em São Paulo, por exemplo, Clarisse vive em luxuosa casa de Alphaville, enquanto que Dijé mora num barraco em Itaquera —, sem perder a essência maranhense das personagens.

Comédia Pão com Ovo faz sucesso no Teatro Ruth Escobar em São Paulo: Alysson Lima, Adeílson Santos e César Boaes – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

A montagem ainda conta com participações especiais dos atores convidados Alysson Lima e Julia Costa, que servem de respiro às personagens centrais. O clima é de tamanha diversão que os atores desapertam o freio do tempo e se abstêm de fazer o espetáculo caber nos 70 minutos anunciados.

Pão com Ovo, esta engraçadíssima produção da U.S. Saide Produções com a Asa Produções Culturais, sob direção de produção de Bira Saide com Valdir Archanjo, merece ser vista de forma despretensiosa, em uma saída agradável que certamente terminará com risos fartos.

Retire seu ingresso para Pão com Ovo no Teatro Ruth Escobar!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023