Audiovisual mineiro ocupa noite de sexta na Rede Minas com Cinematógrafo e Faixa de Cinema

Fernando Tibúrcio apresenta Cinematógrafo na Rede Minas – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Minas Gerais tem tradição no cinema, com nomes potentes como Humberto Mauro, Helvécio Ratton e Neville Almeida. Além disso, as cidades e montanhas do Estado são cenários constantes de curtas e longas premiados, além de sediarem produtoras, polos audiovisuais, personalidades e eventos que fazem parte da história da sétima arte no Brasil. Esse é o tema da nova temporada do programa Cinematógrafo, da Rede Minas, que estreia nesta sexta (10), às 20h, com apresentação de Fernando Tibúrcio.

Cinematógrafo

Quem chega à tela para falar sobre a telona mineira é o jornalista e crítico de Cinema Paulo Henrique Silva e o pesquisador Ataídes Braga, que também é ator, roteirista, produtor e escritor. A dupla participa do Cinematógrafo e fala sobre as produções que são feitas no estado, a identidade mineira nas películas e pioneiros, como Humberto Mauro. “O que ele fez foi cinema nacional, um cinema brasileiro que antes não tinha”, destaca Paulo Henrique no programa.

O Cinematógrafo ainda traz entrevista com os diretores Coraci Ruiz e Julio Matos, que falam sobre “Germino pétalas no asfalto”, documentário que mostra um adolescente que inicia sua transição de gênero sob a câmera da diretora, cujo filho também é um rapaz transexual. A atração ainda apresenta a crítica de “O padre e a moça”, de Joaquim Pedro de Andrade, primeiro longa de ficção do diretor, que foi inspirado no poema de Carlos Drummond de Andrade.

Essas são algumas das novidades do episódio de estreia da nova temporada do Cinematógrafo. Apresentado por Fernando Tibúrcio, o programa vai ao ar nesta sexta (10), às 20h, pela Rede Minas e no site da emissora: redeminas.tv.

Faixa de Cinema

A Faixa de Cinema, da Rede Minas, reestreou na grade de programação da emissora com filmes e entrevistas. Neste mês, o programa exibe os documentários do projeto “Moradores – a humanidade do patrimônio”, da Nitro Histórias Visuais e Alicate Conteúdo Audiovisual. A equipe do projeto percorreu diversas cidades mineiras e revela o maior patrimônio desses locais: seus moradores e suas histórias. Nesta sexta (10), às 23h, a atração exibe “Moradores – Bocaiúva” e “Moradores – Montes Claros” e ainda traz entrevista com um dos diretores Gustavo Nolasco.

Serviço

Cinematógrafo – apresentação Fernando Tibúrcio
Reestreia – Cinema mineiro
Às 20h, pela Rede Minas e redeminas.tv

Faixa de Cinema – apresentação Samuel Guimarães
Documentários “Moradores – Bocaiúva” e “Moradores – Montes Claros”
Às 23h, pela Rede Minas e redeminas.tv

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *