Evita Open Air impacta vernissage da exposição Jairo e João no Instituto Artium de Cultura

Elenco do musical Evita Open Air na exposição Jairo e João no Instituto Artium de Cultura – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Fotos RAFA MARQUES
@rafamarquesfotografo_jpg

A chuva que caiu em São Paulo na noite da última segunda-feira (30), fazendo jus ao carinhoso apelido ‘Terra da Garoa’, não impediu que parte da classe artística do teatro nacional comparecesse em peso à exposição Jairo e João: O Teatro na Fotografia de Jairo Goldflus e João Caldas. O vernissage ocorreu no imponente casarão do Instituto Artium, localizado na Rua Piauí, 874, no arborizado bairro de Higienópolis. Um dos momentos mais marcantes da noite foi a participação do elenco do musical Evita Open Air, que realizou um impactante flash mob.

A partir desta quarta-feira (1º), o público terá acesso à mostra fotográfica que reúne 86 icônicas imagens impressas e 128 fotos em vídeos de espetáculos diversos que vai desde Mademoseille Chanel, protagonizado por Marília Pêra em 2004, até recentes produções do teatro musical brasileiro, como Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate, de 2021. Já o musical Evita Open Air estreia em 7 de julho, ficando em cartaz até o fim do mesmo mês no Parque Villa-Lobos.

Fotógrafo Jairo Goldflus posa em sua exposição O Teatro na Fotografia de Jairo Goldflus e João Caldas – Foto: Rafa Marques - Blog do Arcanjo
Fotógrafo Jairo Goldflus posa em sua exposição O Teatro na Fotografia de Jairo Goldflus e João Caldas – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

“Eu sou um fotógrafo que permeio por várias áreas da fotografia. E uma das que mais gosto é o teatro, porque é um privilégio trabalhar com atores na situação em que eles mais gostam exercer. É prazeroso participar desse processo de montagem e documentá-lo, é algo que sempre farei”, destacou Jairo Goldflus, um dos fotógrafos homenageados da noite. O fotógrafo João Caldas não pôde comparecer ao evento.

Flash Mob do musical Evita Open Air

Durante a exposição os presentes tiveram o privilégio de conferir uma prévia de um dos musicais mais aclamados do mundo: Evita Open Air. O elenco formado por Myra Ruiz (Evita), Fernando Marianno (Che), Cleto Baccic (Perón), Verônica Goeldi (Amante) e Felipe Assis Brasil (Magaldi) cantou e encantou a todos pela performance apresentada na escadaria do Instituto Artium.

A superprodução ainda conta com ensemble composto por Sandro Conte, Gigi Debei, Gui Leal, Fernanda Biancamano, Éri Correia, Vinicius Cafer, Bia Castro, Rafael Barbosa, Ingrid Sanchez, Paulo Grossi, Cláudia Rosa, Della, Fernanda Muniz, Bruno Ospedal, Mari Rosinski, Marco Azevedo, Alicio Zimmermann, Amanda Döring, Alice Zamur e Danilo Martho. O projeto conta ainda com as crianças Anna Beatriz Simões, Belle Rodrigues e Isa Camargo, que se revezam no papel da pequena Evita.

“Sou fã do material original desde os meus 15 anos, era meu sonho interpretar esse papel. Estou tendo a oportunidade nesse novo formato que me deixa muito feliz”, afirma a atriz Myra Ruiz, intérprete de Evita.

“Uma das melhores coisas é a visão do nosso diretor, que está ampliando o nível de possibilidades de um musical que é um clássico. Ele traz ao Brasil essa nova montagem que é apresentada a céu aberto, ouvindo muito que temos a dizer”, destaca o ator Fernando Marianno, intérprete de Che.

A montagem, que é produzida pelo Atelier de Cultura, ganha versão repaginada ao ar livre, ao trocar pela primeira vez as dependências de um teatro por arborização e céu aberto, sendo encenado no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, a partir de 7 de julho, com vendas já abertas.

Vale destacar ainda que a versão repaginada conta com a direção de John Stefaniuk. “Evita é um forte espetáculo”, define.

Noite estrelada

Tem cultura, tem Arcanjo. E claro que a reportagem do Blog do Arcanjo esteve presente no evento, que reuniu nomes de peso do teatro brasileiro: Miguel Falabella, Cassio Scapin, Cleide Queiroz, Luiz Henrique Nogueira, Norival Rizzo, Fabio Namatame, entre outros. A cada imagem percorrida no saguão do espaço, era possível notar a emoção aflorando de forma sutil entre famosos e anônimos.

Os artistas retratados na mostra de Jairo Goldflus e João Caldas são: Miguel Falabella, Juliana Paes, Wladimir Brichta, Negra Li, Wagner Moura, Christiane Torloni, Fábio Assunção, Marília Pera, Francisco Cuoco, Gabriela Duarte, Angelo Antonio, Débora Falabella, Cleto Baccic, Leandra Leal, Ingrid Guimarães, Artur Berges, Eva Wilma, Maria Luisa Mendonça, Rodrigo Pandolpho, Claudia Abreu, Carol Costa, Paula Capovilla, Maria Fernando Candido, Reinaldo Gianechini, Tuca Andrada, Igor Rickli, Claudia Neto, Tiago Barbosa, Amanda Acosta, Jonathas Faro, Celso Frateschi, Mel Lisboa, Marilia Gabriela, Lígia Cortez, Norival Rizzo, André Garolli, Lavínia Pannunzio, Renato Caldas, Ester Laccava, Flavio Tolezani, Eduardo Okamoto, Antonio Salvador e Carol Badra.

Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura, na exposição Jairo e João – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Jairo e João. Esse é um projeto que nasceu antes da pandemia, estamos muito tempo trabalhando e nos dedicando nele. Com os dois fotógrafos selecionando material, passando para o curador Rafael Gomes, que é um grande talento da direção teatral. É um pequeno recorte da história do teatro paulistano fotografado por esses dois gênios, Jairo Goldflus e João Caldas, que têm olhares diferentes de trabalhos complementares – seja em situação de cena ou estúdio.

Carlos Cavalcanti
diretor do Instituto Artium

Personalidades do teatro falam ao Blog do Arcanjo da importância do trabalho dos fotógrafos Jairo Goldflus e João Caldas:

Miguel Falabella diante do retrato de Marília Pêra na exposição Jairo e João – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Estou muito emocionado com esses dois talentos. É um registro histórico da nossa civilização e daquilo que nós produzimos em termos de arte, é muito importante. Estou aqui relembrando vários momentos de espetáculos icônicos que eu vi e vivi.

Miguel Falabella
ator, autor e diretor
O ator Cassio Scapin na exposição Jairo e João no Instituto Artium de Cultura – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Fui fotografado várias vezes por Jairo e João. É muito importante o olhar do fotógrafo, esse registro da imagem, o momento da ação da gente no palco. O teatro é tão efêmero, então, é por meio desses artistas que a gente pode registrar o nosso trabalho.

Cassio Scapin
ator e diretor
O ator Luiz Henrique Nogueira diante do retrato de Gésio Amadeu na exposição Jairo e João no Instituto Artium de Cultura – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

São registros que posterizam o nosso trabalho. Eu dou todas as autorizações para Jairo e João, porque o trabalho deles é muito importante. Que se publique, edite, façam mais exposições. Esse registro teatral é muito relevante para daqui alguns anos, estudantes ou profissionais possam ter acesso ao teatro brasileiro.

Luiz Henrique Nogueira
ator
O figurinista Fábio Namatame na exposição Jairo e João no Instituto Artium de Cultura – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Jairo e João fizeram um documento de décadas do teatro brasileiro. Eles têm registros do meu trabalho, no qual eu fiz com muita alegria. Tanto imagens de cena quanto de estúdio. Muito feliz de estar presente hoje acompanhando a exposição.

Fabio Namatame
figurinista de teatro
A atriz Myra Ruiz, a Evita do musical Evita Open Air, na exposição Jairo e João no Instituto Artium de Cultura – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

É muito inspirador observar essas fotos de momentos icônicos que Jairo e João registraram. É mágico estar aqui celebrando a história do nosso teatro.

Myra Ruiz
Atriz protagonista de Evita Open Air
A coreógrafa Anelita Gallo, de Evita Open Air, na exposição Jairo e João no Instituto Artium de Cultura – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

É um prazer gigante prestigiar as obras lindas de Jairo e João. Ambos têm um olhar muito delicado para nós, artistas.

Anelita Gallo
coreógrafa residente do musical Evita

Com reportagem de Michele Marreira

Jairo e João: O Teatro na fotografia de Jairo Goldflus e João Caldas

Artistas: Jairo Goldflus e João Caldas
Curadoria: Rafael Gomes
Quando: 1º de junho até 04 de setembro de 2022. Quarta a sexta, das 12h às 18h, sábado e domingo, das 10h às 18h.
Onde: Instituto Artium – Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo.
Quanto: Grátis – Agende sua visita!

Evita Open Air – Musical

De 7 a 31 de julho de 2022 no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com sessões quintas e sextas, 20h, sábados e domingos, 15h e 19h30. Retire seu ingresso!

Blog do Arcanjo mostra como foi o vernissage de Jairo e João pelo olhar do fotógrafo Rafa Marques

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vingança, O Musical é aplaudido por estrelas Longa Jornada Noite Adentro é aplaudida por famosos Marina Sena fala do 2º álbum Orgulho LGBT+ 5 peças em São Paulo Parada do Orgulho LGBT+ bate recorde com 4 milhões de pessoas