Marku Day celebra 75 anos de Marku Ribas com megashow em BH

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Mineiro de Pirapora, o cantor e compositor Marku Ribas (1947-2013) é um dos grandes nomes da música que perdemos precocemente e que precisa ser conhecido e reverenciado pelas novas gerações. Também percussionista, ator e dançarino, além de importante voz contra o racismo e a desigualdade, ele completaria 75 anos se ainda estivesse entre nós.

Para celebrar a efeméride e sua obra, acontece em Belo Horizonte, nesta quinta (19), a partir das 21h, na Autêntica, o Marku Day, um megashow.

A organização, com muita garra e afeto, é feita por suas filhas, Júlia Ribas e Lira Ribas, que contaram com financiamento coletivo para colocar o projeto de pé. As Irmãs Ribas se inspiraram no Fela Day, criado em homenagem ao lendário musico nigeriano Fela Kuti (1938-1997). Elas ainda estão à frente da organização e catalogação do precioso acervo deixado pelo pai. Para apoiar, entre em contato pela página oficial @markuribas no Instagram.

A noite terá inúmeras participações especiais de músicos que fizeram parte da trajetória de Marku Ribas e de outros que foram influenciados pelo mestre. “São mais de 20 músicos no palco pra homenagear a obra desse mestre dos ritmos e da ginga”, avisa Lira Ribas.

Noite imperdível!

Retire seu ingresso!

Marku Day tem participações de Sérgio Pererê, Nath Rodrigues e Melvin Santhana – Fotos: Divulgação – Blog do Arcanjo

O Blog do Arcanjo adianta os artistas participantes:

> Babadan
> Magnólia
> Brasilino
> Bloco Afro Magia Negra
> +Samba
> Diplomattas
> Roger Deff
> Marcelo Dai
> Marcelo Veronez
> Janamó
> Sérgio Pererê
> Alexandre Massau
> Pedro Morais
> BID
> Melvin Santhana
> Thiago El Niño
> Azzula
> Dj Black Josie
> Dj Yuga
> Adriano Campagnani
> Rodrigo Negão
> Nath Rodrigues

Acompanhados pela super banda:
Egler Bruno (guitarra)
Daniel Guedes (percussão)
Fred Jamaica (baixo)
Léo Pires (bateria)
Leonardo Brasilino (trombone)

Marcelo Veronez está entre os artistas convidados do Marky Day – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Marku Day

19 DE MAIO

20:30 Abertura da Casa
21:00 Shows
02:00 Encerramento

Ingressos

Lote 1 MEIA / MEIA SOCIAL – R$50 *mediante doação de 1 kg de alimento não perecível
Lote 1 INTEIRA – R$100
Classificação Etária: 18 anos

Autêntica
Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG
Insta: @autentica.bh
Ingressos: vendas somente online pelo site da Autêntica
SAC Bilheteria: ajuda@byinti.com
Cartões de crédito e débito (não aceitamos cheques).
Possui área de fumantes e acesso para pessoas com deficiência.

Marku Ribas

Marco Antônio Ribas, nascido à beira do rio São Francisco, em Pirapora (MG) no ano de 1947, é conhecido por alguns como o “pai do Soul brasileiro”. Título que disputa com nomes como Tim Maia e Cassiano.

O artista é uma referência incontestável da música brasileira,com uma produção abrangente que inclui gravações ao lado de nomes como Erasmo Carlos, Curumin, João Donato e a banda Rolling Stones, participando como percussionista convidado da faixa Back to Zero, do álbum Dirty Work (1986).

Marco foi do tipo inquieto e à frente do seu tempo. Até hoje segue sendo admirado por artistas de gerações e segmentos distintos, a exemplo de BNegão (Planet Hemp) e o cantor Ed Motta.

Destaque também para a sua atuação política, como uma voz sempre combativa ao racismo e à desigualdade.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vingança, O Musical é aplaudido por estrelas Longa Jornada Noite Adentro é aplaudida por famosos Marina Sena fala do 2º álbum Orgulho LGBT+ 5 peças em São Paulo Parada do Orgulho LGBT+ bate recorde com 4 milhões de pessoas