Marku Day celebra 75 anos de Marku Ribas com megashow em BH
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Mineiro de Pirapora, o cantor e compositor Marku Ribas (1947-2013) é um dos grandes nomes da música que perdemos precocemente e que precisa ser conhecido e reverenciado pelas novas gerações. Também percussionista, ator e dançarino, além de importante voz contra o racismo e a desigualdade, ele completaria 75 anos se ainda estivesse entre nós.
Para celebrar a efeméride e sua obra, acontece em Belo Horizonte, nesta quinta (19), a partir das 21h, na Autêntica, o Marku Day, um megashow.
A organização, com muita garra e afeto, é feita por suas filhas, Júlia Ribas e Lira Ribas, que contaram com financiamento coletivo para colocar o projeto de pé. As Irmãs Ribas se inspiraram no Fela Day, criado em homenagem ao lendário musico nigeriano Fela Kuti (1938-1997). Elas ainda estão à frente da organização e catalogação do precioso acervo deixado pelo pai. Para apoiar, entre em contato pela página oficial @markuribas no Instagram.
A noite terá inúmeras participações especiais de músicos que fizeram parte da trajetória de Marku Ribas e de outros que foram influenciados pelo mestre. “São mais de 20 músicos no palco pra homenagear a obra desse mestre dos ritmos e da ginga”, avisa Lira Ribas.
Noite imperdível!
O Blog do Arcanjo adianta os artistas participantes:
> Babadan
> Magnólia
> Brasilino
> Bloco Afro Magia Negra
> +Samba
> Diplomattas
> Roger Deff
> Marcelo Dai
> Marcelo Veronez
> Janamó
> Sérgio Pererê
> Alexandre Massau
> Pedro Morais
> BID
> Melvin Santhana
> Thiago El Niño
> Azzula
> Dj Black Josie
> Dj Yuga
> Adriano Campagnani
> Rodrigo Negão
> Nath Rodrigues
Acompanhados pela super banda:
Egler Bruno (guitarra)
Daniel Guedes (percussão)
Fred Jamaica (baixo)
Léo Pires (bateria)
Leonardo Brasilino (trombone)
Marku Day
19 DE MAIO
20:30 Abertura da Casa
21:00 Shows
02:00 Encerramento
Lote 1 MEIA / MEIA SOCIAL – R$50 *mediante doação de 1 kg de alimento não perecível
Lote 1 INTEIRA – R$100
Classificação Etária: 18 anos
Autêntica
Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG
Insta: @autentica.bh
Ingressos: vendas somente online pelo site da Autêntica
SAC Bilheteria: ajuda@byinti.com
Cartões de crédito e débito (não aceitamos cheques).
Possui área de fumantes e acesso para pessoas com deficiência.
Marku Ribas
Marco Antônio Ribas, nascido à beira do rio São Francisco, em Pirapora (MG) no ano de 1947, é conhecido por alguns como o “pai do Soul brasileiro”. Título que disputa com nomes como Tim Maia e Cassiano.
O artista é uma referência incontestável da música brasileira,com uma produção abrangente que inclui gravações ao lado de nomes como Erasmo Carlos, Curumin, João Donato e a banda Rolling Stones, participando como percussionista convidado da faixa Back to Zero, do álbum Dirty Work (1986).
Marco foi do tipo inquieto e à frente do seu tempo. Até hoje segue sendo admirado por artistas de gerações e segmentos distintos, a exemplo de BNegão (Planet Hemp) e o cantor Ed Motta.
Destaque também para a sua atuação política, como uma voz sempre combativa ao racismo e à desigualdade.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.