SP Escola de Teatro abre processo seletivo para curso técnico em teatro

São 100 vagas disponíveis para o curso técnico em teatro – Foto: André Stefano/SP Escola de Teatro – Blog do Arcanjo
São 100 vagas disponíveis para o curso técnico em teatro da SP Escola de Teatro – Foto: André Stefano/SP Escola de Teatro – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), está com inscrições abertas para as novas turmas do curso técnico em teatro, com aulas que acontecem presencialmente no início do segundo semestre de 2022.

O prazo para se inscrever no processo seletivo vai até às 17h de 12 de maio, exclusivamente pela internet, pelo site www.fundatec.org.br. Veja o edital completo.

No edital são 100 vagas, divididas em oito linhas de estudo. O curso técnico de teatro oferece formação nas áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. As turmas têm duração de dois anos. As aulas do curso técnico acontecem presencialmente nos períodos matutino (de segunda a sexta, das 9 às 13h; com eventuais atividades aos sábados); ou vespertino (de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30; com eventuais atividades aos sábados), totalizando uma carga horária de 480 horas por módulo.

A taxa de inscrições na seleção é de R$ 78,90. As aulas são gratuitas.

Confira o número de vagas por área

Atuação: 04

Cenografia e figurino: 04

Direção: 04

Dramaturgia: 07

Humor: 17

Iluminação: 11

Sonoplastia: 22

Técnicas de Palco: 31

Cia Pé no Mundo de dança com Cláudia Nwabasili e Roges Doglas na SP Escola de Teatro - Foto: Edson Lopes Jr. - Blog do Arcanjo
Cia Pé no Mundo de dança com Cláudia Nwabasili e Roges Doglas na SP Escola de Teatro – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

Podem concorrer pessoas de todo o Brasil, maiores de 18 anos (completados até agosto de 2022) e com ensino médio completo, além de estrangeiros em situação legal no país.

No processo seletivo da SP Escola de Teatro, 20% das vagas de cada uma das linhas de estudo são destinadas a pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas.

Quem quiser atendimento pelo nome social durante a realização das provas deverá informar na ficha de inscrição.

Redução e isenção de taxa

Há possibilidade de redução de 50% da taxa de inscrição para estudantes de ensino médio, curso pré-vestibular, graduação ou pós-graduação, desempregados e pessoas que recebem menos de dois salários mínimos, conforme o edital.

Pessoas que tenham cursado o ensino fundamental ou os três anos do ensino médio em escola da rede pública ou na rede privada como bolsista integral, além de doadores de sangue – conforme o projeto Escola Vermelha, criado pela Escola em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo – ficam isentas do pagamento.

Quem tiver interesse deve providenciar a inscrição provisória no site da Fundatec e encaminhar a documentação comprobatória, do enquadramento do seu pedido, encaminhando os documentos previstos em edital.

Cronograma de seleção

A seleção para o curso técnico da SP Escola de Teatro é dividida em dois momentos.

O primeiro momento consiste na participação de entrevistas por vídeo chamada (de 23 a 28 de maio) e a realização da prova de redação online (em 29 de maio).

As pessoas aprovadas nessa etapa seguem para um segundo momento, previsto para ocorrer de 14 a 25 de junho de 2022. São as avaliações específicas da área escolhida na inscrição, podendo ser individuais ou em grupo – de acordo com as linhas.

O resultado final do processo seletivo será divulgado em 06 de julho de 2022.

Dúvidas ou questionamentos devem ser encaminhadas pelo site da Fundatec ou pelos telefones (51) 3320-1037 ou 0800 035 2000.

Confira abaixo a versão online do manual das candidatas e candidatos ou baixe ela aqui.

Colaborou Michele Marreira

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.