J. Borges, mestre da xilogravura, é homenageado em mostra na Fiesp

José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges é um artista, cordelista e poeta brasileiro renomado no que faz. O pernambucano, de 87 anos, é tema de uma merecida exposição no Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista, no coração de um dos principais cartões postais da capital paulista.
A mostra intitulada J. Borges – O Mestre da Xilogravura expõe 62 trabalhos do artista que é patrimônio nacional. Vale destacar que quatro dessas obras são de autoria de seus filhos, Bacaro e Pablo Borges.
O público ainda pode apreciar a cinebiografia sobre as curiosidades da vida pessoal e profissional do artista, realizado pelo jornalista Eduardo Homem.
A rica trajetória artística de J. Borges que conta com obras como No Tempo da Minha Infância, Plantio e Corte de Cana e Forró Nordestino, em suma, retrata a vida do sertanejo. O colorido – e por vezes sofrido cotidiano Nordestino, por meio de seu cordel e contos populares.
Estou muito alegre com essa exposição sobre meu trabalho na xilogravura. Eu ainda quero viver bastante. O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. É aquilo que eu vejo aquilo que eu sinto.
J. Borges
O curador da mostra, Ângelo Filizola – um dos filhos do homenageado José Francisco Borges, dá mais detalhes do que o público pode esperar do trabalho de seu pai.
“A exposição retrata a magia da sua obra, tão importante para o povo brasileiro e para o mundo. A arte visual brasileira se tornou mais importante depois que J. Borges começou a criar seu trabalho de xilogravuras, tornando-se um dos maiores xilogravuristas do mundo”, finaliza Ângelo.
Colaborou Michele Marreira
Exposição J.Borges – O mestre da xilogravura
Quando: 06 de abril até 07 de agosto de 2022. De quarta a domingo, das 10h às 20h.
Onde: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313, São Paulo.
Quanto: Gratuito – Retire seu ingresso!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
