Diabinho e Outras Peças Curtas de Caryl Churchill estreia sob fortes aplausos no Masp e lança IBT, Instituto Brasileiro de Teatro

Diabinho e Outras Peças Curtas de Caryl Churchill estreia no Masp sob fortes aplausos do público – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Fotos RAFA MARQUES
@rafamarquesfotografo_jpg

O público compareceu em peso na noite desta sexta-feira, 15 de abril, para prestigiar a estreia do espetáculo Diabinho e Outras Peças Curtas de Caryl Churchill, no Auditório Masp Klabin, localizado no subsolo do famoso museu no coração da principal avenida de São Paulo. A noite ainda marcou o lançamento do Instituto Brasileiro de Teatro, o IBT. O Blog do Arcanjo acompanhou a estreia com exclusividade.

Estão em cena os atores Norival Rizzo, Noemi Marinho, Elisa Volpatto, Johnnas Oliva, Mayara Constantino, Rafael Pimenta e Oliver Tibeau.

Em conversa com a reportagem, o diretor do espetáculo, Guto Portugal, celebrou o sucesso da estreia.

O sentimento é de realização, estamos trabalhando nisso há muito tempo. São quatro textos que têm uma linguagem própria. O desafio foi traduzir estes textos com escrita e formas diferentes, em um único espetáculo.

Guto Portugal
diretor da peça Diabinhos

Um pouco antes de as portas do espaço se abrirem, era possível notar uma enorme fila de pessoas para retirada de ingressos da peça.

Quem quiser ver de perto a encenação da obra traduzida por Zé Roberto Valente basta levar 1k de alimento não perecível, com uma hora de antecedência antes de cada sessão (saiba mais).

Atores de Diabinho e Outras Peças Curtas de Caryl Churchill agradecem os fortes aplausos do público na estreia no Auditório Masp Klabin – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Toda arrecadação será destinada à ONG Banco de Alimentos – que distribuirá os itens para demais instituições. A solidariedade marca presença na noite cultural de São Paulo e seguirá fazendo a diferença ao longo da temporada.

Os atores do espetáculo falaram ao Blog do Arcanjo sobre seus personagens.

A gente se debruçou muito nesse texto, porque a dramaturgia da Caryl Churchill já é muito potente. Foi um trabalho intenso de estudo, desta que é a maior dramaturga viva que ainda escreve, aos 83 anos. Emanar essas palavras dela é um prazer gigantesco.

Elisa Volpatto
atriz

Meu personagem não é nem cômico, nem sério, e sim humano. Estamos tratando de relacionamentos. As pessoas têm altos e baixos, alegrias e tristezas. Parece mais cômico porque fica leve do jeito que estamos fazendo. Porém, o começo surge com uma carga bem pesada.

Norival Rizzo
ator

Ela tem essa aparente leveza, porém, um lastro muito doente, pesado. Dora tem uma doença, um passado… Mas ela traduz sempre no humor, um jeito que parece ser caricato, engraçado.

Noemi Marinho
atriz

4 textos de uma britânica

O espetáculo se divide em quatro peças curtas da dramaturga britânica Caryl Churchill, de 83 anos. A primeira, intitulada Vidro, conta a história de uma menina feita de vidro que se depara com a questão da fragilidade imposta a ela pela sociedade. Na segunda, Matar, os deuses discorrem com ironia sobre os mitos gregos, questionando sobre sua responsabilidade nos atos de violência históricos praticados pelos seres humanos. Já na terceira, Barba Azul, um grupo de amigos se reúne para beber, numa conversa divertida sobre seu amigo de longa data, recentemente condenado pelo assassinato de suas esposas. Finalizando, Diabinho brinca com a questão da crença ao apresentar personagens que estão o tempo todo afirmando e também duvidando da existência de algo que vai além da sua compreensão – como a presença de um diabinho dentro de uma garrafa.

IBT, Instituto do Teatro Brasileiro começa sua atuação em prol da cultura com a peça Diabinho e Outras Peças Curtas de Caryl Churchill no Masp – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Nasce o IBT – Instituto Brasileiro de Teatro

O evento contou com um toque ainda mais especial, pois foi lançado na mesma noite, o projeto IBT – Instituto Brasileiro de Teatro, cujo objetivo é popularizar o teatro no Brasil. A organização sem fins lucrativos gera uma conexão entre a iniciativa privada, as produções teatrais e o público. A idealização é de Samya Pascotto, Guto Portugal, Elisa Volpatto, Oliver Tibeau e José Aragão. A organização sem fins lucrativos tem por objetivo fazer a ponte entre três forças poderosas: a sociedade, o teatro e a iniciativa privada.

Não estamos inventando a roda, e sim, buscando mais alternativas possíveis para coisas que já existem, trazendo dignidade para as pessoas do teatro. Eu sou atriz e sei o quanto é difícil, o quanto a gente trabalha muito de graça para levantar projetos. Estamos juntos para trazer melhores possibilidades para todos com a criação do IBT, o Instituto Brasileiro de Teatro.

Samya Pascotto
co-idealizadora do IBT

Colaborou Michele Marreira

Blog do Arcanjo mostra bastidores da estreia de Diabinho e Outras Peças Curtas de Caryl Churchill

Diabinho e Outras Peças Curtas de Caryl Churchill

Quando: 15 de abril até 05 de junho de 2022. Sextas e sábados, às 20h30 e domingos, às 19h.
Onde: Teatro do MASP – Av. Paulista 1578, Bela Vista, SP.
Quanto: 1kg de alimento não perecível – Retire com 1h de antecedência!
Saiba mais!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *