Musical Sweeney Todd chega ao Brasil 43 anos após levar terror à Broadway

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um dos grandes musicais de terror e suspense da Broadway, Sweeney Todd, O Cruel Barbeiro da Rua Fleet chega a São Paulo nesta sexta (18) no 033 Rooftop com a saga de um serial killer londrino, dono de uma afiada e temida navalha.
Com músicas e letras da lenda Stephen Sondheim, que morreu no ano passado, e libreto de Hugh Wheeler, o espetáculo estreou na Broadway em 1979 e levou 8 prêmios Tony. Agora, 43 anos depois, a versão brasileira é protagonizada por Rodrigo Lombardi.
O elenco traz astros e estrelas dos musicais, como Andrezza Massei, Mateus Ribeiro, Gui Leal, Guilherme Sant’Anna e Amanda Vicente, entre outros.
Não custa lembrar que a história virou o filme Sweeney Todd em 2007 sob direção de Tim Burton, com a dupla Johnny Depp e Helena Bonham Carter, produção vencedora do Oscar de melhor direção de arte.
No Globo de Ouro, o longa ganhou nas categorias de Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Ator em Comédia ou Musical (Johnny Depp), Melhor Atriz em Comédia ou Musical (Helena Bonham Carter) e Melhor Diretor (Tim Burton).
O musical no 033 Rooftop tem formato imersivo. Na plateia com mesas e cadeiras, o público poderá desfrutar de um menu variado com gastronomia feita totalmente com alimentação vegetariana.
Fio da navalha
A superprodução narra a vida de Benjamin Barker, barbeiro que se viu obrigado a ir embora de Londres por conta de uma briga com o cruel Juiz Turpin (Guilherme Sant’Anna).
Após 15 anos afastado da cidade ele retorna sob o pseudônimo Sweeney Todd (Rodrigo Lombardi) e sedento por vingança. Ao chegar ao lugar onde funcionava sua antiga barbearia, na Rua Fleet, Todd se depara com uma arruinada loja de tortas administrada pela Dona Lovett (Andrezza Massei).
A partir daí, Todd e Lovett unem forças para que ele se vingue de Turpin e ela, bem… para que ela faça sua loja crescer com tortas recheadas de ingredientes muito suspeitos. Mateus Ribeiro, astro dos musicais Peter Pan e Chaves, interpreta o jovem Tobias Ragg.
A adaptação brasileira tem direção musical de Fernanda Maia e direção geral de Zé Henrique de Paula, com produção executiva de Adriana Del Claro, da Del Claro Produções, mesmo trio responsável pelo sucesso de público e de crítica Chaves, Um Tributo Musical.
Atores e personagens
Rodrigo Lombardi – Sweeney Todd/ Benjamin Barker
Andrezza Massei – Dona Lovett
Mateus Ribeiro – Tobias Ragg
Amanda Vicente – Lucy Barker (e cover de Dona Lovett)
Guilherme Sant’Anna – Juiz Turpin
Gui Leal – Criado Bamford
Caru Truzzi – Johanna
Dennis Pinheiro – Anthony
Elton Towersey – Adolfo Pirelli
Pedro Navarro – Adolfo Pirelli
Renato Caetano – Cover de Juiz Turpin
Diego Luri – Cover de Sweeney Todd
Edmundo Vitor – Cover de Tobias Ragg
Davi Novaes – Cover de Criado Bamford
Pedro Silveira – Cover de Anthony
Sofie Orleans – Cover de Johanna
Bel Barros – Cover de Lucy Barker
Pamella Machado – Cover de Lucy Barker
SWEENEY TODD – O CRUEL BARBEIRO DA RUA FLEET
Quando: 18/03/2022 a 1º/5/2022 – Sextas, às 21h30 / Sábados, às 16h e 20h30 / Domingos, às 18h. 120 min (com 15 min de intervalo)
Onde: 033 Rooftop do Teatro Santander – Complexo do Shopping JK – Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi – SP
Quanto: R$ 37,50 a R$ 220
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.