Pioneiro na música latina no Brasil, grupo Tarancón celebra sua história no Sesc Santo André

Grupo Tarancón: pioneiros na integração musical latino-americana – Foto: Malu Pera/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Referência na integração latino-americana por meio da música no Brasil, o grupo Tarancón começou suas atividades há 50 anos, em 1972, mas foi em 1976 que lançou seu primeiro disco, Gracias a La Vida. O LP conquistou as plateias universitárias e deu respeito ao grupo no cenário musical dos anos 1970.

Em 1985, o Tarancón conheceu o sucesso de massas, com a música Mira Ira, segunda colocada e vitoriosa em melhor arranjo do Festival dos Festivais da Globo, com seu refrão contagiante e que levantou o público.

Nomes como a argentina Mercedes Sosa e a chilena Violeta Parra são figuras fundamentais no repertório do Tarancón, que ainda canta nomes brasileiros como Milton Nascimento, Caetano Veloso e Chico César.

O Tarancón celebra esta sua história farta e potente no show Tarancón de Todos os Tempos, nesta sexta, 25 de fevereiro, às 21h, no Sesc Santo André, no ABC Paulista (retire seu ingresso).

Grandes hits do grupo também serão cantados, além de novidades como Canto Lunar, composição de Denise Emmer, Sube, de Victor Herédia, Bonita de Cereza, de Oscar del Valle, e Dança, de Chico César.

Tarancón de Todos os Tempos

A banda Tarancón surgiu nos efervescentes anos 1970 para aproximar o Brasil de ritmos e canções latino-americanas. Com ensaios desde 1972, lançou seu primeiro álbum, Gracias a La Vida, em 1976.

Em 1978, foi a vez do disco Lo Único que Tengo. Nos anos 1980, lançou álbuns que marcaram época, como Amazona Vingadora, em 1985, e Terra Canabis, em 1986, que traz versão belíssima instrumental de Eleanor Rigby, dos Beatles, além do hit Mira Ira, com participação de Miriam Mirah.

Com vários LPs lançados, hoje bastante disputados nas lojas de vinil de toda a América Latina, e também CDs e álbuns digitais, o Grupo Tarancón atravessou gerações apaixonadas por nossa América Latina.

Sonoridades indígenas, andinas, caribenhas e afro latinas se fazem presentes nas canções da banda, repletas de arranjos de fina sofisticação.

O Tarancón abriu caminhos para outros músicos e bandas que dialogam com a sonoridade latina, como Anitta, Raphael Sales, Paulinho Moska, a banda Francisco El Hombre, e eventos como o Festival Mucho!, entre outros.

Show Tarancón

Quando: 25 de fevereiro, sexta-feira, às 21h.
Onde: Sesc Santo André – R. Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar, Santo André 
Quanto: R$ 40,00 (inteira) para o público geral e R$ 20,00 (meia-entrada) para público com Credencial Plena válida e categorias elegíveis ao desconto de 50%, de acordo com a legislação vigente. Retire seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.