Pioneiro na música latina no Brasil, grupo Tarancón celebra sua história no Sesc Santo André
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Referência na integração latino-americana por meio da música no Brasil, o grupo Tarancón começou suas atividades há 50 anos, em 1972, mas foi em 1976 que lançou seu primeiro disco, Gracias a La Vida. O LP conquistou as plateias universitárias e deu respeito ao grupo no cenário musical dos anos 1970.
Em 1985, o Tarancón conheceu o sucesso de massas, com a música Mira Ira, segunda colocada e vitoriosa em melhor arranjo do Festival dos Festivais da Globo, com seu refrão contagiante e que levantou o público.
Nomes como a argentina Mercedes Sosa e a chilena Violeta Parra são figuras fundamentais no repertório do Tarancón, que ainda canta nomes brasileiros como Milton Nascimento, Caetano Veloso e Chico César.
O Tarancón celebra esta sua história farta e potente no show Tarancón de Todos os Tempos, nesta sexta, 25 de fevereiro, às 21h, no Sesc Santo André, no ABC Paulista (retire seu ingresso).
Grandes hits do grupo também serão cantados, além de novidades como Canto Lunar, composição de Denise Emmer, Sube, de Victor Herédia, Bonita de Cereza, de Oscar del Valle, e Dança, de Chico César.
Tarancón de Todos os Tempos
A banda Tarancón surgiu nos efervescentes anos 1970 para aproximar o Brasil de ritmos e canções latino-americanas. Com ensaios desde 1972, lançou seu primeiro álbum, Gracias a La Vida, em 1976.
Em 1978, foi a vez do disco Lo Único que Tengo. Nos anos 1980, lançou álbuns que marcaram época, como Amazona Vingadora, em 1985, e Terra Canabis, em 1986, que traz versão belíssima instrumental de Eleanor Rigby, dos Beatles, além do hit Mira Ira, com participação de Miriam Mirah.
Com vários LPs lançados, hoje bastante disputados nas lojas de vinil de toda a América Latina, e também CDs e álbuns digitais, o Grupo Tarancón atravessou gerações apaixonadas por nossa América Latina.
Sonoridades indígenas, andinas, caribenhas e afro latinas se fazem presentes nas canções da banda, repletas de arranjos de fina sofisticação.
O Tarancón abriu caminhos para outros músicos e bandas que dialogam com a sonoridade latina, como Anitta, Raphael Sales, Paulinho Moska, a banda Francisco El Hombre, e eventos como o Festival Mucho!, entre outros.
Show Tarancón
Quando: 25 de fevereiro, sexta-feira, às 21h.
Onde: Sesc Santo André – R. Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar, Santo André
Quanto: R$ 40,00 (inteira) para o público geral e R$ 20,00 (meia-entrada) para público com Credencial Plena válida e categorias elegíveis ao desconto de 50%, de acordo com a legislação vigente. Retire seu ingresso!
Siga @miguel.arcanjo no Instagram
Ouça Arcanjo Pod no Spotify
Blog do Arcanjo no YouTube
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. Mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Ganhou o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Governo do Estado de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.