Festival de Curitiba homenageia Lucia Camargo com nome de mostra
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Maior e mais tradicional evento cênico da América Latina, o Festival de Curitiba, sob direção geral de Fabíula Passini e Leandro Knopfholz, prepara sua 30ª edição, a ser realizada entre os dias 29 de março e 10 de abril. Ou seja, daqui a exatos 40 dias, de modo presencial e com todos os protocolos de segurança.
Lucia Camargo
Entre as novidades, está a Mostra Lucia Camargo, que homenageará a grande gestora cultural paranaense. Lucia foi curadora durante muitos anos do evento e morreu em 2020, deixando um vazio no mercado cultural brasileiro.
Grandes nomes
Estão confirmados na programação grandes nomes do teatro brasileiro, como a Cia. de Teatro Os Satyros, com as peças Aurora e Pessoas Brutas, ambas de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, e Gerald Thomas, que apresenta seu monólogo G.A.L.A., com Fabiana Gugli.
A Cia. dos Atores também estará no evento, com a prestigiada peça Conselho de Classe. Outra célebre companhia nacional, o Grupo Galpão, também consta na programação, com Till, A Saga de um Herói Torto. O Mistério de Irma Vap, com Mateus Solano e Luis Miranda, também estará nos palcos curitibanos.
Grandes artistas do Paraná, como Edson Bueno, Denise Stoklos e Rosana Stavis também apresentarão seus novos projetos. O rapper Emicida também está confirmado.
Fotos históricas
A fotógrafa Lenise Pinheiro, que acompanha o evento desde o começo, fará a mostra fotográfica Viva! 30 Anos por Lenise Pinheiro, com 400 fotos da mulher pioneira na fotografia teatral.
Arte de rua
Para celebrar as três décadas de dramas e comédias, muros curitibanos se tornarão telas gigantes em obras que celebram o teatro. Em breve, o Blog do Arcanjo anunciará a programação do evento.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.