Memorial lança revista Nossa América para celebrar Semana de 22

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Memorial da América Latina acaba de lançar a 58ª edição da revista Nossa América. O foco é a celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A publicação é do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), braço acadêmico do Memorial.
Esta edição da Nossa América é dedicada ao evento, mas também a analisar como o Movimento Modernista se espalhou pelo continente. Para isso, a publicação traz textos sobre personalidades que articularam e também nomes que participaram da Semana ou de suas ideias, dentre eles Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Villa-Lobos, Pagu e outros.
O número 58 da Nossa América suscita o questionamento de como os modernistas são lidos pela geração atual de artistas e pesquisadores. A pergunta permeia todos os artigos, mas principalmente os dois mais autorais, escritos sob a ótica feminista. Um deles tem um título irreverente que fala por si, “Oswald vestia as calcinhas de Tarsila: 7 posições modernistas 100 anos depois”.
A revista também mostra como o Modernismo influenciou a cultura brasileira e se propagou pela América Latina. Para isso, apresenta uma reportagem sobre o escritor e diplomata mexicano Alfonso Reyes. Ele conviveu e se correspondeu com os grandes nomes da cultura brasileira e latino-americana.
Outro destaque da edição é um instigante artigo sobre Menotti Del Picchia, uma das personalidades que articularam a Semana, e suas contraditórias crônicas de combate em defesa do Futurismo e de uma raiz bandeirante para a modernização do país. Junto com Mário e Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, fez parte do conhecido Grupo dos Cinco – todos contemplados nas páginas da revista, ao lado dos grandes Guiomar Novaes, Di Cavalcanti e Heitor Villa-Lobos.
Confira a publicação completa no endereço: https://memorial.org.br/wp-content/uploads/2022/02/Nossa-América-58_versão-digital.pdf
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.