Morre Arnaldo Jabor, cineasta e jornalista, aos 81 anos

Arnaldo Jabor morre aos 81 anos em São Paulo – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Morreu Arnaldo Jabor, na madruga desta terça-feira (15), em São Paulo. Internado desde o mês de dezembro de 2021 no Hospital Sírio-Libanês após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), o jornalista e cineasta não resistiu às complicações. Segundo a família, o jornalista faleceu por volta da meia-noite por consequências do AVC. Jabor deixa três filhos: Carolina, Juliana e João Pedro e a neta Alice.

O carioca de origem judaica começou sua carreira no Jornal Metropolitano do Rio de Janeiro em 1962. Na mesma década dedicou-se também ao cinema, realizando grandes filmes, sobretudo entre os anos 1960 e 1980, tornado-se referência do Cinema Novo. Entre seus grandes filmes estão Toda Nudez Será Castigada, de 1973, Eu Te Amo, de 1981, e Eu Sei Que Vou Te Amar, de 1986.

O cineasta também atuou como roteirista e dirigiu sete filmes, dois documentários, além de dois curta-metragem. O jornalista dedicou-se também à literatura publicando oito livros, com dois deles se tornando best-sellers: Amor e Prosa, Sexo É Poesia e Pornopolítica. Ele ainda atuava como comentarista da Globo, emissora na qual trabalhava desde 1991.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão