Morre Arnaldo Jabor, cineasta e jornalista, aos 81 anos

Arnaldo Jabor morre aos 81 anos em São Paulo – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Morreu Arnaldo Jabor, na madruga desta terça-feira (15), em São Paulo. Internado desde o mês de dezembro de 2021 no Hospital Sírio-Libanês após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), o jornalista e cineasta não resistiu às complicações. Segundo a família, o jornalista faleceu por volta da meia-noite por consequências do AVC. Jabor deixa três filhos: Carolina, Juliana e João Pedro e a neta Alice.

O carioca de origem judaica começou sua carreira no Jornal Metropolitano do Rio de Janeiro em 1962. Na mesma década dedicou-se também ao cinema, realizando grandes filmes, sobretudo entre os anos 1960 e 1980, tornado-se referência do Cinema Novo. Entre seus grandes filmes estão Toda Nudez Será Castigada, de 1973, Eu Te Amo, de 1981, e Eu Sei Que Vou Te Amar, de 1986.

O cineasta também atuou como roteirista e dirigiu sete filmes, dois documentários, além de dois curta-metragem. O jornalista dedicou-se também à literatura publicando oito livros, com dois deles se tornando best-sellers: Amor e Prosa, Sexo É Poesia e Pornopolítica. Ele ainda atuava como comentarista da Globo, emissora na qual trabalhava desde 1991.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.