São Paulo, 468 | Paulistanos internacionais declaram seu amor à cidade

Novos paulistanos: imigrantes deixam São Paulo mais cosmopolita em seu aniversário de 468 anos – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

São Paulo completa 468 anos de fundação nesta terça, 25 de janeiro, como uma das mais cosmopolitas metrópoles do mundo. E isso é graças à enorme contribuição que seus imigrantes oferecem ao longo da história da capital paulista. Gente que escolheu São Paulo como lar. O Blog do Arcanjo ouviu oito paulistanos internacionais, que declaram seu amor à cidade.

Abel García - Foto: Flavio Stonewall - Blog do Arcanjo 2022
Abel García – Foto: Flavio Stonewall – Blog do Arcanjo 2022

ABEL GARCÍA, ator
Paulistano da Venezuela

Nascido em Caracas, na Venezuela, o ator e diretor Abel García escolheu São Paulo como seu lar há quatro anos. “São Paulo é uma cidade que desafia, que apaixona, onde você pode imaginar, sonhar, construir”, define.

São Paulo é uma cidade que abraça. Por mais que às vezes seja dura e agressiva, é uma cidade que oferece todo um mundo, por isso que eu amo São Paulo.

ABEL GARCÍA
ator e diretor venezuelano que vive em São Paulo
Chef Sam - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2022
Chef Sam – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2022

CHEF SAM, chef de cozinha
Paulistano de Camarões

Ele nasceu em Yaounde, em Camarões, mas escolheu São Paulo para mostrar seus sabores ao mundo. Chef Sam comanda o restaurante Mama África La Bonne Boufe, no Tatuapé. Há “quase 12 anos” vivendo em São Paulo, ele ressalta as oportunidades que teve na cidade o carinho de seus clientes com sua gastronomia. “Meu restaurante, o Mama África, é um pedaço da África em São Paulo”, explica.

Amo São Paulo, porque aqui eu me sinto feliz. É como se estivesse na África.

CHEF SAM
chef de cozinha camaronês que vive em São Paulo
Hernan Halak - Foto: SIM São Paulo - Blog do Arcanjo 2022
Hernan Halak – Foto: SIM São Paulo – Blog do Arcanjo 2022

HERNAN HALAK, produtor cultural
Paulistano da Argentina

O produtor cultural Hernan Halak nasceu em Buenos Aires, na Argentina, mas foi em São Paulo que se tornou um grande nome da integração cultural musical latino-americana. Há 14 anos morando na metrópole, o CEO da produtora Mundo Giras gosta da forte personalidade que a cidade possui. “O centro de São Paulo me atrai muito, os prédios antigos, as pessoas que habitam cada rua, os cafés, museus, uma área que me lembra muito Buenos Aires, onde me sinto verdadeiramente paulista. Bairros como o Bixiga, Liberdade, estações de metrô como a Luz, Se, é muita identidade num lugar só, acho isso lindo demais. São Paulo tem uma identidade muito forte, difícil não gostar”, avisa.

Amo São Paulo porque é uma cidade que sempre me surpreende, onde cada esquina conta uma história musical, onde você respira cultura em cada bairro da cidade.

HERNAN HALAK
produtor cultural argentino que vive em São Paulo
Leekyung Kim - Foto: Sérgio Rousselet - Blog do Arcanjo 2022
Leekyung Kim – Foto: Sérgio Rousselet – Blog do Arcanjo 2022

LEEKYUNG KIM, fotógrafo
Paulistano da Coreia do Sul

O fotógrafo Leekyung Kim nasceu na cidade de Gumi, na Coreia do Sul, mas escolheu São Paulo como seu lar há 17 anos. Profissional respeitado na cena artística na cidade, sobretudo no mercado teatral e da moda, ele recorda que a cidade tem espaço para todo mundo. “São Paulo é uma cidade marcada pela pluralidade cultural”, ressalta.

São Paulo é uma cidade multicultural. E é muito bom que existam culturas diferentes, varias etnias. Se falar em comidas, a cidade tem tudo. Mas, especialmente, gosto muito das pessoas que têm os corações abertos para fazer amizade.

LEEKYUNG KIM
fotógrafo coreano que vive em São Paulo
Juan Cusicanki - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2022
Juan Cusicanki – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2022

JUAN CUSICANKI, ator
Paulistano da Bolívia

O ator e performer Juan Cusicanki nasceu na Bolívia, mas já é um paulistano há muito tempo. Afinal, ele tem “40 anos de Brasil”, vivendo na cidade que lhe conquistou com seu constante agito, forte cena cultural e espaço para todo mundo. “Eu amo São Paulo”, declara.

São Paulo é realmente uma cidade cosmopolita, que acolhe todas as etnias do mundo. Uma cidade que não dorme, com eventos culturais para todos os gostos.

JUAN CUSICANKI
ator boliviano que vive em São Paulo
Juan Manuel Tellategui - Foto: Rafa Marques - Blog do Arcanjo 2022
Juan Manuel Tellategui – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo 2022

JUAN MANUEL TELLATEGUI, ator
Paulistano da Argentina

O ator argentino Juan Manuel Tellategui nasceu em Buenos Aires, mas é paulistano há 10 anos. Também professor de artes, ele estreou nas séries brasileiras como colega de elenco com dois artistas que são a cara de São Paulo: Rita Lee e Zé Celso. E tem paixão por descobrir novos lugares da cidade. “São Paulo é uma cidade vertiginosa e caótica, se perder no caos de São Paulo é também uma maneira de se encontrar”, ensina.

São Paulo é uma cidade viva e em constante transformação, nunca se termina de conhecer. Sua diversidade e multiculturalidade se manifestam em cada canto, o que me fascina e me faz querer descobrir mais dela a cada dia.

JUAN MANUEL TELLATEGUI
ator e professor argentino que vive em São Paulo
Marba Goicochea - Foto: Eduardo Enomoto - Blog do Arcanjo 2022
Marba Goicochea – Foto: Eduardo Enomoto – Blog do Arcanjo 2022

MARBA GOICOCHEA, atriz
Paulistana do Peru

Atriz que já atuou em grandes grupos teatrais paulistanos, como a Cia. de Teatro Os Satyros, a Cia. Bruta de Arte e a Cia. Ópera Ritüal, a peruana Marba Goicochea já se considera uma autêntica paulistana, apesar de ter nascido em Lima. Afinal, em agosto deste ano, ela vai completar 20 anos morando na metrópole. “O que eu amo em São Paulo é sua diversidade cultural e, mais ainda, seu respeito e amor à essa diversidade”, pontua.

“Em São Paulo, eu me senti acolhida desde o 1º dia e foi o teatro paulistano que não me deixou ir. Lembro que 3 dias antes de deixar São Paulo, o teatro me chamou, através dos amados da Cia. Os Satyros, e tempo depois com as amadas Cia. Bruta de Arte e Cia. Ópera Ritüal. Sou muito grata. Amo São Paulo!

MARBA GOICOCHEA
atriz peruana que vive em São Paulo
Pipa Luke - Foto: Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo 2022
Pipa Luke – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo 2022

PIPA LUKE, artista circense
Paulistana do Equador

Artista circense especializada na arte do bambolê, Pipa Luke nasceu em Machala, no Equador, e escolheu viver em São Paulo há três anos. “São Paulo é uma grade escola, um cenário para apresentar nossa arte e aprender a ser espectador da arte de outras pessoas. É uma cidade pluricultural”, fala.

São Paulo é uma grande metrópole onde artistas, coletivos e movimentos se conectam. Uma cidade onde a arte pulsa a cada minuto, plural e colorida. Fico feliz em compartilhar minha arte neste grande mundo chamado São Paulo.

PIPA LUKE
artista circense equatoriana que vive em São Paulo

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.