Bolivianos celebram Alasitas Coimbra 2022 com gastronomia e artesanato no Brás em SP

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A comunidade imigrante boliviana em São Paulo realiza a festa Alasitas Coimbra 2022 nesta segunda, 24 de janeiro, a partir das 7h da manhã. Ao meio-dia acontecerá a cerimônia em celebração a Ekeko, o deus andino da abundância, que será interpretado pelo ator e performer boliviano Juan Cusicanki, artista imigrante na capital paulista.

São mais de 100 barracas, além de sorteios, grupos musicais e folclóricos, além de artesanato e gostosuras da gastronomia andina. A festa é na rua Coimbra, altura do número 200, no bairro do Brás. O metrô mais próximo é o Bresser Mooca. A entrada é grátis.

A celebração faz parte do Calendário Oficial de São Paulo e integra as comemorações do aniversário da cidade, em 25 de janeiro, quando a metrópole completa 468 anos.

O origem da festa Alasitas é em La Paz, na Bolívia, com miniaturas que exaltam a fartura e celebram o deus Ekeko. Lá, os festejos duram um mês, sempre a partir de 24 de janeiro.

Imperdível.

O ator boliviano Juan Cusicanki - Foto: Antonio Andrade Bolívia Cultural - Blog do Arcanjo 2022
O ator boliviano Juan Cusicanki – Foto: Antonio Andrade Bolívia Cultural – Blog do Arcanjo 2022

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo Fred Raposo é destaque no Mirada Maitê Proença estreia O Pior de Mim em SP