Gilberto Braga é tema de série no Globoplay dirigida por Antonia Prado

Gilberto Braga - Foto: Jorge Baumann/Globo - Blog do Arcanjo
Gilberto Braga – Foto: Jorge Baumann/Globo – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Gilberto Braga (1945-2021) mexeu com o imaginário do público e, com suas histórias, despertou emoções diversas e marcou época na televisão. Além disso, ele retratou a sociedade brasileira e parou o país por diversas vezes com suas tramas.

Série documental original Globoplay, dirigida por Antonia Prado, vai homenagear um dos maiores autores da teledramaturgia nacional. Com três episódios, Gilberto Braga: Meu Nome é Novela acaba de chegar à plataforma.

Maria de Fátima, a vilã jovem de Gloria Pires em Vale Tudo, marco da carreira de Gilberto Braga como escritor de novelas - Foto: Divulgação/Globo - Blog do Arcanjo
Maria de Fátima, a vilã jovem de Gloria Pires em Vale Tudo, marco da carreira de Gilberto Braga como escritor de novelas – Foto: Divulgação/Globo – Blog do Arcanjo

O conteúdo revisita a obra do autor, que morreu em outubro deste ano, relembrando seus projetos e personagens mais marcantes. “É uma grande homenagem à obra e à história do Gilberto Braga, responsável por mudar a maneira como fazemos e assistimos às novelas no país. O público terá a oportunidade de acompanhar seus 50 anos de trabalho e (re)conhecer o legado que ele deixou para a televisão brasileira”, explica Antonia Prado.

Em Dancin Days o autor Gilberto Braga retratou o mundo das discotecas - Foto: Divulgação/Globo - Blog do Arcanjo
Em Dancin Days o autor Gilberto Braga retratou o mundo das discotecas – Foto: Divulgação/Globo – Blog do Arcanjo

No documentário, imagens de arquivo das novelas se misturam a entrevistas concedidas pelo próprio autor e por atores e atrizes que marcaram sua carreira dando vida a personagens emblemáticos. Nomes como Antônio Fagundes, Cássia Kiss, Malu Mader, Glória Pires, Dennis Carvalho, Renata Sorrah, Claudia Abreu, Deborah Evelyn e Lucélia Santos ajudam a contar a história de Gilberto Braga de diversos pontos de vista.

Clauia Abreu, como a vilã Laura, e Malu Mader, como a protagonista Maria Clara, de Celebridade, novela na qual Gilberto Braga alfinetou a busca pela fama - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Clauia Abreu, como a vilã Laura, e Malu Mader, como a protagonista Maria Clara, de Celebridade, novela na qual Gilberto Braga alfinetou a busca pela fama – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Além disso, a produção mostra a trajetória do autor, desde sua entrada na TV Globo, até sua última novela, costurando sua carreira com imagens das tramas que escreveu.“Podíamos escolher muitas pessoas para participar, porque o Gilberto Braga impactou a carreira e a vida de quase todos os talentos da TV Globo, mas acabamos optando por algumas pessoas que foram mais importantes na trajetória do autor.

Como a atriz Glória Pires, que fez seu primeiro papel de destaque na televisão ao lado dele e depois participou de oito de suas novelas. E o diretor Dennis Carvalho, seu parceiro em dez novelas e duas minisséries. Ou seja, escolhemos pessoas que pudessem falar sobre Gilberto Braga de diferentes formas e pontos de vista para nos ajudarem a contar todos os 50 anos de obras televisivas e também histórias da vida particular dele”, explica Antonia.

Gilberto Braga: Meu Nome é Novela é uma série documental original Globoplay e tem direção geral de Antonia Prado, roteiro de Lalo Homrich, direção executiva de Rafael Dragaud e direção de gênero de Mariano Boni.

Gilberto Braga (1945-2021) - Foto: Renato Rocha Miranda/Globo - Blog do Arcanjo
Gilberto Braga (1945-2021) – Foto: Renato Rocha Miranda/Globo – Blog do Arcanjo

Sobre Gilberto Braga

Carioca e apaixonado pelo Rio de Janeiro, Gilberto Braga foi um dos maiores autores da teledramaturgia brasileira. Criou histórias que emocionaram, divertiram e provocaram o Brasil. Gilberto conhecia o ser humano e não economizava ao expor suas loucuras. Criou personagens notáveis – e inesquecíveis – e provocou comoção nacional com diversas tramas e mistérios.Foram inúmeras as vezes em que o país parou para acompanhar o desfecho das tramas de Gilberto Braga. É dele um dos principais marcos da teledramaturgia brasileira, ‘Vale Tudo’, que consagrou a pergunta: ‘Quem matou Odete Roitman?’. A novela ‘Dancin’ Days’ conquistou o coração do público e ditou moda com as meias Lurex e a paixão pelas discotecas. Já em ‘Anos Dourados’, contou uma história ambientada durante o governo JK. Na trama o casal protagonista foi vivido por Malu Mader e Cássio Gabus Mendes.Com ‘Anos Rebeldes’, o autor fez o Brasil lembrar dos anos de chumbo da ditadura militar. Em ‘Celebridade’, todos pararam para ver a surra da mocinha, interpretada por Malu Mader, na vilã de Claudia Abreu. Com ‘Paraíso Tropical’ fez o Brasil torcer pelo romance entre os personagens de Camila Pitanga e Wagner Moura. Em ‘Babilônia’, sua última novela, mostrou um beijo gay entre duas grandes estrelas da TV, Natalia Timberg e Fernanda Montenegro.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *