Morre lenda da Broadway Stephen Sondheim, de West Side Story
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Morreu Stephen Sondheim nesta sexta, 26 de novembro de 2021, aos 91 anos, em sua casa em Roxbury, no estado de Connecticut (EUA). A lenda dos musicais foi responsável por co-escrever West Side Story (1957) e compor outros sucessos como Sweeney Todd (1979), Dentro da Floresta (1986) e A Little Night Music (1973), dentre outros espetáculos.
A notícia foi confirmada pelo jornal The New York Times, mas o motivo não foi informado, apenas que a morte foi repentina, já que Sondheim havia passado esta quinta (25), Dia da Ação e Graças, com amigos.
Um dos pioneiros nos musicais, o autor estabeleceu um novo padrão para musicais “tipicamente americanos”. Ele foi considerado o maior autor de musicais na segunda metade do século 20.
West Side Story foi composto por Leonard Bernstein, mas as letras das músicas são de Stephen Sondheim. Ambientado nos anos 1960, em Nova York (EUA), o musical trata de um conflito entre gangues rivais: uma composta por norte-americanos, e a outra, por porto-riquenhos. Um clássico da Broadway já montado no Brasil por Jorge Takla.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.