Turmalina 18-50 da Cia Cerne faz temporada consagradora no Teatro João Caetano

Grupo de São João de Meriti conquista principais palcos do Rio de Janeiro com história de João Cândido, líder da Revolta da Chibata
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Cia Cerne encerra neste sábado, 27 de novembro de 2021, às 19h, temporada consagradora e aclamada pelo público e crítica no Teatro João Caetano, um dos mais emblemáticos palcos do Rio de Janeiro, com seu espetáculo Turmalina 18-50.
A obra do grupo de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, recupera a história do marinheiro e líder da Revolta da Chibata João Cândido (1880-1969), o Mestre-Sala dos Mares, cantado por Elis Regina na canção icônica de Aldir Blanc e João Bosco. Texto e direção são assinados por Vinicius Baião. Estão no elenco Átila Bee, Gabriela Estolano, Graciana Valladares, Higor Nery, Leandro Fazolla e Madson Vilela. A obra estreou em Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul, terra natal de João Cândido, e deve aportar em São Paulo em 2022 no Itaú Cultural da Avenida Paulista. A peça ainda participou neste ano da Mostra Aldir Blanc da SP Escola de Teatro.
Antes do Teatro João Caetano, na histórica Praça Tiradentes, o grupo lotou o Theatro Municipal de Niterói, outro palco icônico fluminense, no qual a peça voltou ao presencial. Não bastasse, a Cia Cerne ainda estreia neste mesmo sábado o infantil Uma História de Rabos Presos no Sesc Tijuca, também no Rio de Janeiro, onde aporta até 19 de dezembro, sábado e domingo, às 16h. Eles estão com tudo.

Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.