Eu me relaciono com pessoas, diz nova Juma Marruá de Pantanal, Alanis Guillen

Alanis Guillen no teste com o qual ganhou a protagonista de Pantanal, Juma Marruá - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Alanis Guillen no teste com o qual ganhou a protagonista de Pantanal, Juma Marruá – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Aos 23 anos, a atriz Alanis Guillen, escolhida para ser a nova Juma, protagonista do remake de Pantanal na Globo, não quer saber de rótulos quando o assunto é sua sexualidade. “Eu me relaciono com pessoas”, disse ao Fantástico no último domingo. E complementou: “Eu sou uma mulher múltipla, eu nem coloco mais se eu sou bi ou o quê eu sou. Se tem um coração que se conecta com o meu, eu vou me relacionar”.

Com a carreira ainda no começo, ela só teve um papel na TV até agora: Rita, personagem de ‘Malhação – Toda Forma de Amar’, em 2019.

“Quando disseram que haveria essa nova versão de Pantanal – novela que nunca tinha assistido – uma galera na internet começou a me marcar em publicações e muitas pessoas começaram a comentar. Pessoas amigas, da família, dizendo “essa personagem tem que ser você!”, conta.

Cristiana Oliveira como Juma na lendária novela Pantanal de 1990 na extinta TV Manchete: marco na história da TV era desconhecido pela nova protagonista do remake da Globo - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Cristiana Oliveira como Juma na lendária novela Pantanal de 1990 na extinta TV Manchete: marco na história da TV era desconhecido pela nova protagonista do remake da Globo, Alanis Guillen – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Atriz Alanis Guillen não sabia quem era Juma, marco da história da sua profissão

Como boa representante da nova geração, que costuma desconhecer fatos anteriores ao seu nascimento, ela sequer sabia quem tinha sido Juma Marruá, personagem eternizada por Cristiana Oliveira, na novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim em 1990 na extinta TV Manchete, incomodando o ibope da Globo. A jovem atriz não se envergonha de não saber um marco da sua profissão.

“Queria saber quem era a personagem, que história era essa, fiquei muito curiosa. Depois de entender do que se tratava, quis fazer teste para essa produção”, conta a atriz paulista de Santo André.

Ela foi testada por alguns meses, até que recebeu o telefonema dizendo que a protagonista de Pantanal era dela. O diretor artístico, Rogério Gomes, o Papinha, comenta que a escolha de Alanis se deu devido à sua adequação física para o papel, já que a família de Juma vai do Paraná para o Pantanal, e à análise do seu trabalho.

“Nossa produtora de elenco, Rosane Quintaes, trouxe o nome da Alanis, que foi a nossa primeira opção. Pedimos a ela e a diversas outras atrizes que nos enviassem selftapes, material de vídeo que ficou comum no último ano devido à dificuldade de testes presenciais durante a pandemia. Depois de recebermos tudo, convidamos Alanis para fazer um teste presencial, seguindo todo o protocolo de segurança daquele momento. Ela fez o primeiro teste e foi brilhante”, afirma Papinha.

Autor de Pantanal diz que Alanis Guillen tem o olhar da onça

Para Bruno Luperi, autor da nova versão de Pantanal, a atriz escolhida para interpretar Juma precisava ter uma característica indispensável: o olhar da onça. “Olhei para ela e pensei: é exatamente o que precisamos. Bochecha, nariz, boca, olhar e talento. Ela tinha tudo”, comenta Bruno.

Ao falar sobre Juma, o autor destaca que uma de suas principais características é seu lado selvagem. “A Juma está ali ao extremo, um ‘eu rudimentar’. No contraste com o ‘eu urbano’ de Jove. Juma vai descobrir no primeiro contato com Jove o que é o amor. E ela vai se encantar por um homem que é feminino em sua essência. E, por isso, ele é a única pessoa que ela deixa chegar perto. É um encontro que vem para trazer aprendizado e transformar, com carinho, atenção e respeito”, finaliza.

A nova versão de Pantanal é escrita por Bruno Luperi. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Noa Bressane, Beta Richard e Davi Alves. A produção é de Luciana Monteiro, a direção de gênero é de José Luiz Villamarim e a novela tem previsão de estreia para 2022.

Veja entrevista exclusiva com a nova Juma Maurrá de Pantanal, a atriz Alanis Guillen

A seguir, o Blog do Arcanjo mostra a entrevista com a nova Juma, Alanis Guillen, feita em colaboração com a Comunicação Globo. Leia com toda a calma do mundo.

Blog do Arcanjo – Como Juma chegou à sua vida?
Alanis Guillen –
Quando anunciaram que haveria essa nova versão de Pantanal – novela que nunca tinha assistido – uma galera na internet começou a me marcar em publicações e muitas pessoas começaram a comentar. Pessoas amigas, da família, dizendo “essa personagem tem que ser você”. Eu queria saber quem era essa personagem, que história era essa, fiquei muito curiosa. Depois de entender do que se tratava, conversei com minha agência sobre tentarmos fazer um teste pra essa produção. Com a pandemia, o ritmo e a perspectiva de trabalhos estavam muito anuviados. Então, não custava tentar. Passou um tempo e surgiu essa oportunidade de fazer o teste, em selftape – que até então estávamos todos aprendendo a lidar com essa nova forma de trabalhar. Moro em apartamento e, como a instrução do teste era fazer ao ar livre, pedi ajuda à um casal de amigos que moram numa casa com quintal, e por sorte ainda trabalham com vídeo. Eu me dedico a todos os selftapes, mas esse realmente foi especial, com minha amiga me dirigindo, com uma câmera profissional e até equipamento de som. Detalhe: eu não podia falar para ninguém do que se tratava, era algo sigiloso. Disse aos meus amigos, e até para os meus pais, que era mais um teste de uma produção qualquer. Fiz o teste, mandei e logo tive resposta da produção, que gostou muito, mas que queria fazer uma outra opção com a participação da Bella Secchin, preparadora da TV Globo com quem eu já tinha trabalhado em ‘Malhação: Toda Forma de Amar’. Ficamos duas semanas nos falando online, estudando. Gravamos o teste e mandei.

Blog do Arcanjo – E como foi receber a notícia de que você tinha sido escolhida?
Alanis Guillen – Depois desse “segundo teste”, fiquei na expectativa, e muito envolvida com a personagem, a relação com a natureza, com a história em si. Para mim, era muito além de um trabalho ou só mais uma personagem. Era um encontro comigo, um encontro com o divino que transcendia qualquer coisa. Continuei meus estudos de atuação, mas agora com o foco nessa personagem. Daí foram surgindo coisas novas no estudo, e fui experimentando com o texto do teste. Gravei uma outra versão de Juma e contatei novamente a produtora de elenco de Pantanal e enviei essa outra “versão”. Mas foi somente em fevereiro de 2021 que me chamaram para fazer um teste presencial com o diretor, algo para o qual eu vinha vibrando muito que acontecesse. Cheguei lá, encontrei o Papinha (o diretor artístico, Rogério Gomes) e foi incrível, ele me acolheu demais. Enquanto esperava o retorno desse teste, algum veículo de imprensa publicou que eu estava confirmada, mas eu mesma ainda não tinha tido essa resposta. Amigos e familiares me cobrando de não ter falado nada e me parabenizando. Foi uma loucura porque não sabia o que responder a ninguém. Não sabia nem se eu já podia comemorar ou não. Até que veio a confirmação. Aí eu transbordei.

Blog do Arcanjo – Poderia falar mais sobre essa relação com a natureza?
Alanis Guillen – A natureza é o meu lugar de (re)encontro, de (re)conexão, de buscas e aprendizados. Não vejo a hora de pisar no Pantanal.

Alanis Guillen em Malhação - Toda Forma de Amar - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Alanis Guillen em Malhação – Toda Forma de Amar – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo – Seu primeiro trabalho na televisão foi em Malhação, mas como foi sua trajetória até chegar na TV?
Alanis Guillen – Meu primeiro trabalho na TV foi em ‘Malhação: Toda Forma de Amar’, mas eu trabalho desde os três anos. Eu fazia muito comercial, publicidade… O teatro foi entrar na minha vida quando eu tinha uns 17 anos, no final do colégio. Hoje, eu tenho 23. Pantanal é meu segundo trabalho na TV. Fui estudar teatro para perder a timidez. Quando cheguei lá, descobri todo um universo que eu desconhecia desejar tanto.

Blog do Arcanjo – Você disse que não conhecia Pantanal, mas alguém perto de você falava sobre a novela?
Alanis Guillen – Sim, a maior referência para mim era das pessoas me falando sobre a novela. Todo mundo tem a memória muito viva a respeito dessa obra. Ela realmente mudou a vida de muita gente. E sempre que falam sobre a novela, falam com uma paixão, como algo que pulsa até hoje, quase como um recorte no tempo.

Cristiana Oliveira cavalga em Pantanal, eterna Juma Marruá - Foto: Divulgação - Blog do Aranjo
Cristiana Oliveira cavalga em Pantanal, eterna Juma Marruá – Foto: Divulgação – Blog do Aranjo

Blog do Arcanjo – Você chegou a conversar com Cristiana Oliveira?
Alanis Guillen – Quando começou esse burburinho ela me mandou uma mensagem por meio de uma rede social dizendo que estava torcendo muito por mim. Mas eu ainda não podia falar nada, então somente agradeci muito. Depois disso nós tivemos um encontro virtual numa ação interna de Pantanal e foi muito bom ouvi-la falar, sentir ela se expressando, contando sua experiência. E agora estou aqui pensando em propor a ela uma ligação pra gente trocar umas ideias.

Blog do Arcanjo – Como está sendo sua preparação?
Alanis Guillen – Está sendo um processo. Estou tendo um tempo muito gostoso pra acessar e digerir cada etapa. Adentrando essa história, me deixando ser penetrada, entendendo a voz, o corpo, os impulsos… Comecei por um estudo arquetípico, de mesa, e depois fiz algumas experiências pro meu corpo registrar informações que eu, Alanis, não tinha, mudei alguns hábitos, comecei a praticar Kung Fu, tive aulas de equitação, prosódia, entre outras coisas. Cada dia é precioso nesse processo todo. Principalmente, algumas dificuldades.

Blog do Arcanjo – Você fez um workshop de equitação, como foi?
Alanis Guillen – Nunca tinha cavalgado. Então, o aprendizado foi desde o início aprendendo a montar, a relação com esse animal que eu não tinha muita intimidade, entender meu corpo ali, como cavalgar com uma arma na mão, segurando com apenas um braço.

Blog do Arcanjo – Foi preciso mudar algo para a caracterização?
Alanis Guillen – Estou tentando tomar sol sem biquíni, para não ficar marca, já que a Juma usa umas roupas em que o corpo aparece bem. Não está tendo sol aqui, eu moro em apartamento, então estou passando um autobronzeador. Mas eu tenho certeza que lá no Pantanal o sol vai ajudar. E fora isso estou deixando os pelos crescerem e estou malhando dobrado.

Blog do Arcanjo – Você ainda não começou a gravar. Quais são suas principais expectativas?
Alanis Guillen – São muitas, a ansiedade me leva a cada lugar…Tem a expectativa de chegar ao Pantanal pela primeira vez; tem também esse lugar que a novela ocupa no imaginário de todo mundo. Eu sinto e sei que é uma missão gigantesca contar essa história, nesse momento, desse lugar, nesse Brasil de hoje, para as pessoas do Brasil de hoje. Em algum lugar as coisas vão se encaixando e eu sei que eu vou dar conta. Estou me preparando muito nos âmbitos pessoal e profissional. São muitas mudanças. E que bom! Fora a felicidade e gratidão imensa por trabalhar com pessoas que tanto admiro e ansiosa pra tudo que vou aprender nessa jornada.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *