Rapidinhas | Brasileira Rany Hilston conquista vaga em musical de Tina Turner na Espanha

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Do Recife para o mundo
Após Tiago Barbosa, o Brasil emplaca mais uma estrela no mercado de musicais da Espanha. A pernambucana Rany Hilston está no elenco de Tina, El Musical, sobre a vida de Tina Turner, que estreia em 1º de outubro no Teatro Coliseum, em Madrid. Ela está feliz da vida. E com razão.
Ícone da música
Tina El Musical conta a história do retorno retumbante de uma mulher que se atreveu a desafiar os limites do racismo, sexismo e da discriminação por idade para se tornar a rainha mundial do rock and roll. Escrito por Katori Hall, ganhadora de um prêmio Olivier, e dirigido por Phyllida Lloyd, o espetáculo conta com músicas de sucesso da artista, sendo a própria Tina Turner a coprodutora do musical. De primeiríssima qualidade.

Estrela dos musicais
A inocente Roxanne, ou melhor, Roxie Hart, papel que já foi defendido com unhas e dentes por Renée Zellweger em Hollywood, é o novo desafio nos palcos para Carol Costa no teatro musical. Após brilhar como Chiquinha em Chaves, Um Tributo Musical, ela foi escolhida para dar vida à icônica personagem em Chicago, lendário musical que estreia em 20 de janeiro de 2022 no Teatro Santander, em São Paulo. Ela merece.

De volta
Com a história de dois grandes amigos, o espetáculo A Bicicleta de Papel, com Luccas Papp e Leonardo Miggiorin, faz sessões neste sábado, 18 de setembro, às 21h e reprise no domingo, 19 de setembro, às 18h, no Teatro Vivo em Casa, sob curadoria de André Acioli. Ingressos de graça no @vivo.cultura. Só retirar.

Visita ilustre
Nany People foi esta semana assistir o musical Cinderella no Teatro Liberdade, em São Paulo. Ficou tão encantada que fez questão de tirar foto com todo o elenco. “Uma aula de excelentes atuações e de musicalidade me fizeram de novo chorar de alegria e gratidão por tantos talentos plainando no palco”, elogiou. E de talento e carisma Nany entende muito bem.

Romancista
Autora da biografia de Milton Nascimento, a sensível escritora Maria Dolores acaba de lançar seu primeiro romance, A Lua no Terreiro, pela Editora Penalux. O livro foi inspirado pela quarentena passada em um sítio de Três Pontas, no interior de Minas, sua terra natal. A pandemia e um segredo guardado por sete décadas fazem parte da história. Mais que recomendado.

Cheiro de infância
Moranguinho e suas amigas, que marcam infâncias há quatro décadas, estão de volta para conversar com os humanos da geração Alfa. Porque nem tudo na vida é celular e rede social, né, minha gente?

Arte na montanha
Luiza Gottschalk escolheu a Orlando Lemos Galeria de Arte, em Nova Lima, Minas Gerais, para sua exposição individual Matéria e Memória, sob curadoria de Júlio Martins, até 2 de outubro. É uma espécie de volta às origens. “”Essa exposição é muito importante porque é a primeira vez que meu trabalho estará próximo de onde tudo começou, na serra de Minas Gerais. Minha pintura nasce desse contato intenso que tive com a natureza, acessa de maneira verdadeira essa atmosfera”, define. Coisa linda.

Só dá ela
Aposta acertada da WAY Model, Lana Santucci é um dos rostos do momento no mercado fashion brasileiro. Além da representatividade trans na moda, a garota ministra palestras e entende muito bem dos bastidores do mercado no qual atua, já que é formada em Negócios da Moda. Danada.
Puente castellana
O Teatro Kaus Cia. Experimental participa do Projeto Artes Cênicas Em Processo com Chuva de Anjos – Fronteiras, Travessias e Voltas, sobre seu diálogo com o teatro em língua espanhola. Será exibido pelo YouTube do Sesc Pinheiros, no dia 24 de setembro, às 20h. Já a estreia online é em 1º de outubro, uma sexta, no Youtube das Oficinas Culturais do Estado de SP, em uma temporada de seis sessões. Depois não digam que não avisei.
Em busca do prazer
A vida sexual das pessoas com deficiência no Brasil é tema do filme Transo, do documentarista Lucca Messer, que acaba de lançar teaser. O lançamento está marcado para 2022. Aguardemos.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.