Rapidinhas | Brasileira Rany Hilston conquista vaga em musical de Tina Turner na Espanha
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Do Recife para o mundo
Após Tiago Barbosa, o Brasil emplaca mais uma estrela no mercado de musicais da Espanha. A pernambucana Rany Hilston está no elenco de Tina, El Musical, sobre a vida de Tina Turner, que estreia em 1º de outubro no Teatro Coliseum, em Madrid. Ela está feliz da vida. E com razão.
Ícone da música
Tina El Musical conta a história do retorno retumbante de uma mulher que se atreveu a desafiar os limites do racismo, sexismo e da discriminação por idade para se tornar a rainha mundial do rock and roll. Escrito por Katori Hall, ganhadora de um prêmio Olivier, e dirigido por Phyllida Lloyd, o espetáculo conta com músicas de sucesso da artista, sendo a própria Tina Turner a coprodutora do musical. De primeiríssima qualidade.
Estrela dos musicais
A inocente Roxanne, ou melhor, Roxie Hart, papel que já foi defendido com unhas e dentes por Renée Zellweger em Hollywood, é o novo desafio nos palcos para Carol Costa no teatro musical. Após brilhar como Chiquinha em Chaves, Um Tributo Musical, ela foi escolhida para dar vida à icônica personagem em Chicago, lendário musical que estreia em 20 de janeiro de 2022 no Teatro Santander, em São Paulo. Ela merece.
De volta
Com a história de dois grandes amigos, o espetáculo A Bicicleta de Papel, com Luccas Papp e Leonardo Miggiorin, faz sessões neste sábado, 18 de setembro, às 21h e reprise no domingo, 19 de setembro, às 18h, no Teatro Vivo em Casa, sob curadoria de André Acioli. Ingressos de graça no @vivo.cultura. Só retirar.
Visita ilustre
Nany People foi esta semana assistir o musical Cinderella no Teatro Liberdade, em São Paulo. Ficou tão encantada que fez questão de tirar foto com todo o elenco. “Uma aula de excelentes atuações e de musicalidade me fizeram de novo chorar de alegria e gratidão por tantos talentos plainando no palco”, elogiou. E de talento e carisma Nany entende muito bem.
Romancista
Autora da biografia de Milton Nascimento, a sensível escritora Maria Dolores acaba de lançar seu primeiro romance, A Lua no Terreiro, pela Editora Penalux. O livro foi inspirado pela quarentena passada em um sítio de Três Pontas, no interior de Minas, sua terra natal. A pandemia e um segredo guardado por sete décadas fazem parte da história. Mais que recomendado.
Cheiro de infância
Moranguinho e suas amigas, que marcam infâncias há quatro décadas, estão de volta para conversar com os humanos da geração Alfa. Porque nem tudo na vida é celular e rede social, né, minha gente?
Arte na montanha
Luiza Gottschalk escolheu a Orlando Lemos Galeria de Arte, em Nova Lima, Minas Gerais, para sua exposição individual Matéria e Memória, sob curadoria de Júlio Martins, até 2 de outubro. É uma espécie de volta às origens. “”Essa exposição é muito importante porque é a primeira vez que meu trabalho estará próximo de onde tudo começou, na serra de Minas Gerais. Minha pintura nasce desse contato intenso que tive com a natureza, acessa de maneira verdadeira essa atmosfera”, define. Coisa linda.
Só dá ela
Aposta acertada da WAY Model, Lana Santucci é um dos rostos do momento no mercado fashion brasileiro. Além da representatividade trans na moda, a garota ministra palestras e entende muito bem dos bastidores do mercado no qual atua, já que é formada em Negócios da Moda. Danada.
Puente castellana
O Teatro Kaus Cia. Experimental participa do Projeto Artes Cênicas Em Processo com Chuva de Anjos – Fronteiras, Travessias e Voltas, sobre seu diálogo com o teatro em língua espanhola. Será exibido pelo YouTube do Sesc Pinheiros, no dia 24 de setembro, às 20h. Já a estreia online é em 1º de outubro, uma sexta, no Youtube das Oficinas Culturais do Estado de SP, em uma temporada de seis sessões. Depois não digam que não avisei.
Em busca do prazer
A vida sexual das pessoas com deficiência no Brasil é tema do filme Transo, do documentarista Lucca Messer, que acaba de lançar teaser. O lançamento está marcado para 2022. Aguardemos.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.