Edson Lopes Jr. | Como melhorar um roteiro

Zé Celso no 1º Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de São Paulo - Foto: Edson Lopes Jr. - Blog do Arcanjo
Zé Celso no 1º Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de São Paulo – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

Por EDSON LOPES JR.
@edson_lopes_jr


Produzir imagens de eventos é um exercício de paciência, de crença no improviso e na imprevisibilidade. Todo evento tem um roteiro do que deve, ou deveria acontecer. A partir disso, conseguimos imaginar os possíveis locais ou cenas que acontecerão. Não é o caso quando se trata de José Celso Martinez Corrêa. Para o icônico fundador e diretor do Teat(r)o Oficina há mais de 60 anos, não existe roteiro.

Em 18 de dezembro de 2019, aconteceu a 1ª Edição do Prêmio Arcanjo de Cultura, no Theatro Municipal de São Paulo, uma noite histórica de encontro e de festa dos profissionais que resistiram fazendo arte em 2019, mesmo diante da situação complicada do setor no País.

A festa foi como um grito de resistência e de sobrevivência no Brasil. Fui um dos fotógrafos oficiais do evento junto da excelente profissional Annelize Tozetto.

Prêmio Arcanjo de Cultura, em 2019, no Theatro Municipal de São Paulo - Foto: Edson Lopes Jr. - Blog do Arcanjo
Zé Celso no 1º Prêmio Arcanjo de Cultura, em 2019, no Theatro Municipal de São Paulo – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

Na cerimônia repleta de diversidade e representatividade foram contemplados vencedores em cada uma das cinco áreas: Artes Visuais, Cinema, Música, Streaming TV e Teatro, além de alguns homenageados com o Prêmio Especial.

Zé Celso já havia subido ao palco e recebido das mãos do jornalista, crítico de artes e idealizador do Prêmio, Miguel Arcanjo Prado, o prêmio para o Teat(r)o Oficina, prêmio mais que merecido pela ousadia proposta por Zé Celso e seus artistas nas obras produzidas no Oficina.

O Prêmio Arcanjo continuou sua programação e uma das atrações foi justamente a apresentação dos artistas do Teat(r)o Oficina.

Zé Celso convida Miguel Arcanjo Prado e o público do Theatro Municipal a cantar e dançar Roda Viva no 1º Prêmio Arcanjo de Cultura - Foto: Edson Lopes Jr - Blog do Arcanjo
Zé Celso convida Miguel Arcanjo Prado e o público do Theatro Municipal a cantar e dançar Roda Viva no 1º Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Edson Lopes Jr – Blog do Arcanjo

Zé Celso, que estava sentado na plateia se levantou, cantando, dançando, ao lado de Miguel Arcanjo Prado, e incentivando todo o público presente no Municipal a cantar em uníssono a música Roda Viva, de Chico Buarque, um dos grandes momentos da noite.

Mais um episódio incrível que a fotografia me proporcionou documentar. O roteiro, que já estava bom, se transformou num momento mágico e inesquecível. Retificando o que escrevi no início do texto, para Zé Celso existe roteiro sim. Ele apenas melhora o roteiro. Ainda bem!

O fotógrafo e videomaker Edson Lopes Jr. em autorretrato – Blog do Arcanjo

Edson Lopes Jr. é fotógrafo, videomaker e especialista em imagens com drone. Tem experiência nos principais veículos e instituições, como Folha de S.Paulo, Agora, R7/Record, UOL, Veja, Estadão, Governo de São Paulo e Prefeitura de São Paulo. Colabora com o Blog do Arcanjo desde seu começo em 2012.
Siga @edson_lopes_jr

+ Edson Lopes Jr. no Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023