Edson Lopes Jr. | Como melhorar um roteiro

Zé Celso no 1º Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de São Paulo - Foto: Edson Lopes Jr. - Blog do Arcanjo
Zé Celso no 1º Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de São Paulo – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

Por EDSON LOPES JR.
@edson_lopes_jr


Produzir imagens de eventos é um exercício de paciência, de crença no improviso e na imprevisibilidade. Todo evento tem um roteiro do que deve, ou deveria acontecer. A partir disso, conseguimos imaginar os possíveis locais ou cenas que acontecerão. Não é o caso quando se trata de José Celso Martinez Corrêa. Para o icônico fundador e diretor do Teat(r)o Oficina há mais de 60 anos, não existe roteiro.

Em 18 de dezembro de 2019, aconteceu a 1ª Edição do Prêmio Arcanjo de Cultura, no Theatro Municipal de São Paulo, uma noite histórica de encontro e de festa dos profissionais que resistiram fazendo arte em 2019, mesmo diante da situação complicada do setor no País.

A festa foi como um grito de resistência e de sobrevivência no Brasil. Fui um dos fotógrafos oficiais do evento junto da excelente profissional Annelize Tozetto.

Prêmio Arcanjo de Cultura, em 2019, no Theatro Municipal de São Paulo - Foto: Edson Lopes Jr. - Blog do Arcanjo
Zé Celso no 1º Prêmio Arcanjo de Cultura, em 2019, no Theatro Municipal de São Paulo – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

Na cerimônia repleta de diversidade e representatividade foram contemplados vencedores em cada uma das cinco áreas: Artes Visuais, Cinema, Música, Streaming TV e Teatro, além de alguns homenageados com o Prêmio Especial.

Zé Celso já havia subido ao palco e recebido das mãos do jornalista, crítico de artes e idealizador do Prêmio, Miguel Arcanjo Prado, o prêmio para o Teat(r)o Oficina, prêmio mais que merecido pela ousadia proposta por Zé Celso e seus artistas nas obras produzidas no Oficina.

O Prêmio Arcanjo continuou sua programação e uma das atrações foi justamente a apresentação dos artistas do Teat(r)o Oficina.

Zé Celso convida Miguel Arcanjo Prado e o público do Theatro Municipal a cantar e dançar Roda Viva no 1º Prêmio Arcanjo de Cultura - Foto: Edson Lopes Jr - Blog do Arcanjo
Zé Celso convida Miguel Arcanjo Prado e o público do Theatro Municipal a cantar e dançar Roda Viva no 1º Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Edson Lopes Jr – Blog do Arcanjo

Zé Celso, que estava sentado na plateia se levantou, cantando, dançando, ao lado de Miguel Arcanjo Prado, e incentivando todo o público presente no Municipal a cantar em uníssono a música Roda Viva, de Chico Buarque, um dos grandes momentos da noite.

Mais um episódio incrível que a fotografia me proporcionou documentar. O roteiro, que já estava bom, se transformou num momento mágico e inesquecível. Retificando o que escrevi no início do texto, para Zé Celso existe roteiro sim. Ele apenas melhora o roteiro. Ainda bem!

O fotógrafo e videomaker Edson Lopes Jr. em autorretrato – Blog do Arcanjo

Edson Lopes Jr. é fotógrafo, videomaker e especialista em imagens com drone. Tem experiência nos principais veículos e instituições, como Folha de S.Paulo, Agora, R7/Record, UOL, Veja, Estadão, Governo de São Paulo e Prefeitura de São Paulo. Colabora com o Blog do Arcanjo desde seu começo em 2012.
Siga @edson_lopes_jr

+ Edson Lopes Jr. no Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *