Edson Lopes Jr. | Como melhorar um roteiro
Por EDSON LOPES JR.
@edson_lopes_jr
Produzir imagens de eventos é um exercício de paciência, de crença no improviso e na imprevisibilidade. Todo evento tem um roteiro do que deve, ou deveria acontecer. A partir disso, conseguimos imaginar os possíveis locais ou cenas que acontecerão. Não é o caso quando se trata de José Celso Martinez Corrêa. Para o icônico fundador e diretor do Teat(r)o Oficina há mais de 60 anos, não existe roteiro.
Em 18 de dezembro de 2019, aconteceu a 1ª Edição do Prêmio Arcanjo de Cultura, no Theatro Municipal de São Paulo, uma noite histórica de encontro e de festa dos profissionais que resistiram fazendo arte em 2019, mesmo diante da situação complicada do setor no País.
A festa foi como um grito de resistência e de sobrevivência no Brasil. Fui um dos fotógrafos oficiais do evento junto da excelente profissional Annelize Tozetto.
Na cerimônia repleta de diversidade e representatividade foram contemplados vencedores em cada uma das cinco áreas: Artes Visuais, Cinema, Música, Streaming TV e Teatro, além de alguns homenageados com o Prêmio Especial.
Zé Celso já havia subido ao palco e recebido das mãos do jornalista, crítico de artes e idealizador do Prêmio, Miguel Arcanjo Prado, o prêmio para o Teat(r)o Oficina, prêmio mais que merecido pela ousadia proposta por Zé Celso e seus artistas nas obras produzidas no Oficina.
O Prêmio Arcanjo continuou sua programação e uma das atrações foi justamente a apresentação dos artistas do Teat(r)o Oficina.
Zé Celso, que estava sentado na plateia se levantou, cantando, dançando, ao lado de Miguel Arcanjo Prado, e incentivando todo o público presente no Municipal a cantar em uníssono a música Roda Viva, de Chico Buarque, um dos grandes momentos da noite.
Mais um episódio incrível que a fotografia me proporcionou documentar. O roteiro, que já estava bom, se transformou num momento mágico e inesquecível. Retificando o que escrevi no início do texto, para Zé Celso existe roteiro sim. Ele apenas melhora o roteiro. Ainda bem!
Edson Lopes Jr. é fotógrafo, videomaker e especialista em imagens com drone. Tem experiência nos principais veículos e instituições, como Folha de S.Paulo, Agora, R7/Record, UOL, Veja, Estadão, Governo de São Paulo e Prefeitura de São Paulo. Colabora com o Blog do Arcanjo desde seu começo em 2012.
Siga @edson_lopes_jr
+ Edson Lopes Jr. no Blog do Arcanjo
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.