Ruth de Souza ganha biografia no seu centenário pela Giostri Editora

Ruth de Souza ganha biografia pela Giostri Editora - Foto: Globo/Divulgação - Blog do Arcanjo
Ruth de Souza ganha biografia pela Giostri Editora – Foto: Globo/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Uma das maiores atrizes do teatro, cinema e televisão, Ruth de Souza (1921-2019) ganha uma biografia em comemoração de seu centenário, escrita por Ygor Kassab e lançado pela Giostri Editora, no dia 21 de agosto, às 17h, na sede da própria editora, na Rua Rui Barbosa, nº 201, no bairro Bela Vista, em São Paulo.

Vanguardista em sua trajetória, Ruth foi a primeira mulher negra a estrear no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de ter feito inúmeras novelas da Rede Globo. Também foi reconhecida em outros países, ganhando um dos prêmios mais importantes para a categoria, o de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Trazendo depoimentos de artistas e colegas da atriz, juntamente com trechos de reportagens e matérias publicadas a seu respeito, o autor vai descortinando a vida de Ruth de Souza, desde sua infância no Engenho de Dentro, bairro do Rio de Janeiro, até seu adeus que dedicou sua vida para o fazer artístico, quebrando barreiras e alcançando lugares que os padrões racistas da época jamais olharam com bons olhos.

Uma trajetória marcada pela sua participação na ascensão do cinema nacional, na base do teatro moderno e na construção da TV brasileira.

Teatro de Aziz Bajur também ganha segunda publicação da Giostri Editora

A Giostri Editora também traz o segundo volume que reúne as dramaturgias de um dos nomes mais importantes do teatro e da TV nacional, Aziz Bajur. Assim como Nelson Rodrigues, Aziz é desses autores que pegam toda a sujeira que a sociedade brasileira gosta de varrer para debaixo do tapete e joga no ventilador para apontar as hipocrisias do nosso povo. Em Teatro de Aziz Bajur – Volume 2, 5 peças trazem o melhor do autor, revelando que toda nossa construção de moral é completamente imoral, trazendo personagens que colocam o peso de suas próprias fragilidades no outro, tirando, assim, a responsabilidade de suas ações sem escrúpulos, em uma rotina regada pelas máscaras sociais que todos vestimos.

O lançamento será feito em conjunto com a biografia de Ruth de Souza – a Menina dos Vagalumes – 100 Anos de História, no dia 21 de agosto, às 17h, na sede da Giostri Editora.

Confira o perfil oficial da Giostri Editora no Instagram:

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *