Edson Lopes Jr. | Como somos pequenos!

Avenida Paulista vista do alto com drone por Edson Lopes Jr. - Blog do Arcanjo
Avenida Paulista vista do alto com drone Imagem: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

Por EDSON LOPES JR.
@edson_lopes_jr


Consegui adquirir meu primeiro drone no final de 2017, uma nova tecnologia que proporcionou aos profissionais de imagens um olhar adicional na entrega final dos trabalhos. A ideia era oferecer aos meus clientes um diferencial em imagens.

Nasci em São Paulo, capital, sou apaixonado por essa megalópole tão caótica e ao mesmo tempo tão incrível. Ver São Paulo do alto mostra como tudo é tão grande e tão pequeno ao mesmo tempo. Os prédios, casas, carros e pessoas, tudo fica numa escala minúscula com a lente grande angular que os drones possuem. 

Passei a refletir sobre o quanto somos pequenos e nos achamos grandes. Por status social, bens materiais, fama, número de seguidores e likes, enfim, são inúmeros os formatos que nos trazem a falsa sensação de sermos grandes por esses quesitos.

Me atentarei a falar sobre a questão das redes sociais. Uma revolução digital e social tão presente na vida de todos.

Todos nós conhecemos pessoas que se utilizam excessivamente das redes sociais: seja trabalhando, produzindo conteúdo como forma de ser ou se tornar uma mídia independente e lucrar com isso ou apenas como espectador da vida alheia.

Tenho tantos “k” de seguidores ou essa publicação gerou “x” de curtidas e comentários. Todos nós já vimos ou falamos isso.

Por conta das questões de saúde mental, em abril de 2019, o Instagram anunciou que testaria um feed sem curtidas para tentar amenizar a pressão social acerca do aplicativo. “É sobre os jovens”, disse o chefe do Instagram, Adam Mosseri, na época, pouco antes do teste chegar aos Estados Unidos.

Lançado recentemente, o documentário O Dilema das Redes apresenta a visão de diversos responsáveis envolvidos na indústria da tecnologia, a partir de seus próprios dilemas éticos e pessoais, já que os mesmos também sofrem com o vício e as consequências do uso das redes sociais.

E o filme veio nos esclarecer que o produto que está sendo sempre comercializado ali somos nós mesmos. Nos achamos tão gigantes pelos números que possuímos em nossas redes e na verdade estamos sendo manipulados e controlados o tempo todo.

As redes sociais possuem, sim, pontos positivos. Elas são ferramentas com potenciais incríveis para boas coisas também: como ensino, cultura, divulgação de trabalhos, etc. Somos humanos e conseguimos feitos gigantescos, principalmente quando esses feitos refletem em exemplos e mudanças para um bem coletivo, uma sociedade melhor.

Voltando às imagens com drone, olhar tudo e todos tão pequenos e iguais em tamanho me faz lembrar o que realmente somos: todos iguais, com qualidades e defeitos. Na Avenida Paulista de cima, isso se torna mais simbólico ainda. Agora, deixa eu terminar meu texto, preciso postar essa imagem nas minhas redes sociais…

Edson Lopes Jr. é fotógrafo, videomaker e especialista em imagens com drone. Tem experiência nos principais veículos e instituições, como Folha de S.Paulo, Agora, R7/Record, UOL, Veja, Estadão, Governo de São Paulo e Prefeitura de São Paulo. Colabora com o Blog do Arcanjo desde 2012.
Siga @edson_lopes_jr

+ Edson Lopes Jr.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *